Pages

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Viagens pelo país recebem impulso com gasto da “nova classe média”



O aumento de renda da população é um dos fatores que justificam o aquecimento do turismo e o crescimento das viagens de avião. Atualmente, dez8,5 milhões de brasileiros ocupam a “nova classe média” - e têm renda mensal entre R$ 320 e R$ 1.120, de acordo com pesquisa do Serasa Experian e Instituto Data Popular. Com isso, o poder de consumo cresceu e os brasileiros passaram a sonhar com um passeio de férias, descanso e lazer.

A “nova classe C” pretende gastar R$ 8,5 milhões em viagens, ainda de acordo com Serasa Experian e Instituto Data Popular, em uma tendência que se tornou mais evidente nos últimos anos. Segundo o Ministério do Turismo, o número de viagens domésticas atingiu um recorde de 201,8 milhões em 2013. Este número era bem menor (138,7 milhões) em 2004.

Como consequencia, a procura por viagens de avião também cresceu: cerca de 7,3 milhões de passageiros voaram pelo país em outubro deste ano, 6,7% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Para a alta temporada, as duas maiores companhias aéreas do Brasil anunciaram cinco mil novos vôos entre dezembro deste ano e fevereiro de 2015, com origem nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A diminuição do preço das tarifas também tem sido um fator estimulante ao viajante brasileiro. Dados da Associação Nacional de Aviação Civil apontam que, atualmente, a média de uma tarifa nos trechos nacionais está em torno de R$ 34. Há 10 anos, este valor era R$ 678.

Tecnologia deve ser uma aliada na conquista dos turistas

A assessora do Ministério do Turismo, Helena Costa disse que a nova geração de viajantes está mudando as características no ato de viajar, em função do uso constante da tecnologia, principalmente por meio das mídias sociais. Na avaliação da representante do MTur, cresce cada vez mais a importância dos vídeos no universo do turismo, já que as pessoas querem antecipar as experiências.Ela deu o exemplo de hotéis que oferecem pela internet a possibilidade de o turista visitá-lo virtualmente.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração