Pages

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PAC 2 vai investir em pacote de obras de cerca de R$ 3 bilhões em favelas do Rio


Foco será saneamento, mas também estão previstos centros de cultura e capacitação


O PAC 2 vai investir cerca de R$ 3 bilhões em obras de urbanização em comunidades dos complexos do Lins, da Tijuca e do Jacarezinho, além da Rocinha e da Mangueira. De acordo com a Secretaria estadual de Obras, entre os projetos de infraestrutura se destacam a implantação de saneamento básico, abastecimento de água e drenagem pluvial em quase 100% da área de cada favela contemplada. Também estão previstas obras de acessibilidade que têm como objetivo garantir a circulação de automóveis e caminhões inclusive em terrenos íngremes e acidentados. Haverá ainda intervenções nas áreas de habitação, cultura, esportes e lazer.

Na Mangueira, está programada a criação de um corredor cultural no entorno da quadra da escola de samba da comunidade. Casas nas quais moraram Cartola e outros baluartes receberão placas de identificação e passarão a fazer parte de um roteiro que tem como meta incentivar a integração com o asfalto e o turismo. A comunidade deverá ganhar ainda dois planos inclinados, uma escola e uma biblioteca-parque, entre outras obras.

No Complexo da Tijuca, as comunidades do Borel, da Formiga e do Salgueiro receberão, além de obras de saneamento, os chamados Centros de Arquitetura Sustentável e Transmissível, que serão locais para o desenvolvimento de projetos ambientais e de economia sustentável.

O PAC 2 também prevê melhorias para as 15 comunidades que formam o Complexo do Lins, onde moram aproximadamente 20 mil pessoas. Entre as obras previstas está a construção de um centro de capacitação técnica. No Complexo do Jacarezinho, a expectativa é acabar com os alagamentos no Buraco do Lacerda e a abertura de uma biblioteca digital, a Nave do Conhecimento.




0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração