Pages

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Isso a imprensa esconde: Candidatos da presidenta Dilma foram mais votados no 1º turno


Outra vantagem da presidenta Dilma Rousseff é a de que os candidatos que a apoiam obtiveram mais votos no primeiro turno. Em dez casos, de um total de 14 que terão segundo turno, seus aliados que seguem na disputa largaram em vantagem no dia 5 de outubro.

Há quem tenha optado pela neutralidade, como o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aliado do PT nacionalmente e do PSDB localmente. Caso semelhante pode ocorrer no Amazonas, onde o governador José Melo (PROS), que disputa a reeleição, vem sendo pressionado pelo PSDB local a declarar apoio a Aécio Neves. Mas, como seu partido apoia a reeleição de Dilma, ele deve manter a neutralidade.

Já o governador eleito do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), deverá anunciar hoje o apoio ao tucano. Ele se reúne em Brasília com integrantes da equipe do candidato do PSDB e também com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

No Ceará, Dilma obteve vantagem de 2,4 milhões de votos sobre Aécio. Os dois candidatos que foram paia o segundo turno vão pedir votos para a Dilma: Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). Há um acordo para que Dilma e Lula não subam no palanque do petista. Eunício, que foi ministro das Comunicações de Lula, esteve em Brasília ontem para, segundo um interlocutor, "garantir que o acordo seja cumprido"

Em Goiás, íris Rezende (PMDB) vai apoiar Dilma apesar de não ter feito campanha por ela no primeiro turno.  Antônio Gomide, que não se elegeu, condicionou a aliança com Rezende no segundo turno ao apoio do peemedebista à Dilma. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anunciará hoje o apoio à presidente Dilma. Terceiro colocado, o senador Vital do Rego (PMDB) anunciou apoio a Coutinho desde que ele retribuísse apoiando Dilma. Hoje, o vice-presidente Michel Temer participará do anúncio em João Pessoa.

No Rio Grande do Norte, o candidato do PMDB, Henrique Alves, recebeu apoio de Aécio no primeiro turno, mas se posiciona como eleitor de Dilma. A direção nacional do PMDB tenta enquadrá-lo a apoiar exclusivamente a petista. No Rio Grande do Sul, a pressão do PMDB nacional não funcionou, e José Ivo Sartori, no segundo turno contra Tarso Genro (PT), vai apoiar Aécio.

Ao todo, 24 governadores eleitos e candidatos que disputam 2- turno estão com Dilma e 14 com o tucano. Veja quem são eles
A  presidenta Dilma largou na frente de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno. Levantamento feito pelo Globo mostra que Dilma tem ao seu lado sete dos 13 governadores eleitos em primeiro turno, contra cinco do tucano.

2 Comentários:

Adilson disse...

Não entendo como O PCdoB pode se aliar com o PSDB. Tá uma bagunça mesmo a política e precisa de uma reforma política urgente.

Unknown disse...

O mesmo acontece com o dito socialista PSB, eles ja nem sabem mais quem são, qual sua ideologia, estão todos perdidos e ai por com]nveniência entram no mesmo baláio da direita neo liberal !
Lamentável !

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração