Pages

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dilma mostra plano de governo. Aécio parte para a baixaria e chama presidenta de mentirosa




No debate do SBT, com nova rodada de perguntas e respostas entre os candidatos, a presidenta Dilma Rousseff repercutiu uma notícia publicada no UOL, na tarde desta quinta-feira (16), com novas denúncias sobre o caso da Petrobras incluindo o ex-presidente do partido do candidato da oposição, Aécio Neves. “O ex-diretor da Petrobras afirmou ao Ministério Público Federal que o presidente do PSDB, ex-presidente, Sérgio Guerra, recebeu propina pra esvaziar a CPI da Petrobras”, citou.
 Em seguida, a presidenta criticou a postura de parcialidade do candidato diante dos denunciados do próprio partido. “Veja o senhor que é fácil fazer denúncias.  O que importa, quando a gente verifica que o PSDB recebeu propina para esvaziar uma CPI? Investigar e saber. Lamento ele esteja morto, mas é preciso saber quanto, quando recebeu e para quem distribuiu. Por isso tem de investigar”, concluiu.

Mortalidade de jovens


Perguntada sobre o índice de mortalidade de jovens e políticas de combate às drogas, Dilma falou do programa Juventude Viva, que combate a violência contra os jovens. “Temos uma política baseada em 3 aspectos: primeiro é necessário prevenir, depois garantir que os jovens não sofram esse assédio, tenham defesa e finalmente, é fundamental que o governo coloque na pauta o combate à violência e às drogas. O único governo que fez política nacional de combate à violência contra os jovens foi o meu”. Dilma lembrou ainda da campanha Crack, É Possível Vencer, que dá suporte às famílias e atua no combate ao crack.

Modelo de sucesso

Repetir o modelo de sucesso utilizado da Copa do Mundo com o modelo integrado de segurança está entre uma das prioridades para o seu próximo mandato, segundo a presidenta. “Considero importante que o governo deixe de ser complementar e passe a ser estratégico na segurança pública. Tivemos uma experiência ótima nos 12 estados durante a Copa, construindo combate conjunto a violência, tanto que conseguimos durante a Copa e depois da Copa estamos fazendo operações articuladas”.
A presidenta Dilma explicou ainda que o Governo Federal investiu durante o seu mandato R$ 17,7 bilhões em segurança de fronteiras, envolvendo Ministério da Justiça e Forças Armadas e garantindo um alto nível de repressão contra o tráfico. “Fizemos Operações Sentinela e das Forças Armadas conjugadas com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”.

Mobilidade urbana

Dilma também relacionou obras de mobilidade urbana que estão em todo o país, como a ampliação do metrô de Belo Horizonte e a construção de nove metrôs pelo Brasil, 13 BRTs e VLTs, além de corredores e obras de mobilidade. “Enquanto vocês eram governo, jamais investiram em mobilidade urbana. Somos o primeiro grande investimento em mobilidade urbana em parceria com governos do estado ou prefeituras

A  presidenta destacou a defesa de um modelo diferente para o Brasil do que aquele que governou até 2002.

“Defendo o Brasil que emprega, ao contrário do Brasil que desemprega. Um Brasil que cria oportunidades iguais para todos, contra um Brasil da exclusão e da desigualdade. Um Brasil que governa para todos, um projeto que resgatou 36 mil da pobreza, tirou o País do Mapa da Fome e levou 42 milhões de pessoas para a classe média”, defendeu Dilma, que quer dar prosseguimento a um plano de governo que garanta a base para um País moderno, mais inclusivo, produtivo e competitivo. “Faço parte de um projeto que crê na justiça social, segurança e transporte de qualidade”, afirmou.

O próximo governo de Dilma, caso seja reeleita, terá a Educação como prioridade. A presidenta lembrou que nos dias 8 e 9 de novembro serão realizadas as provas do Enem, maior concurso unificado do Brasil. “Através do Enem, vamos ter acesso não só a 5 mil cursos nas universidades federais, mas ao Prouni, Fies e ao Ciência Sem Fronteiras”, ressaltou. Dilma lembrou que o PSDB foi o Prouni e a construção de escolas técnicas federais.

Dilma reafirmou o compromisso de seu governo no combate irrestrito à corrupção. “Hoje a Polícia Federal investiga, ao contrário do passado, no governo tucano. Investiga e vai punir implacavelmente. Isso significa que o Brasil, pela primeira vez, terá de fato combate sistemático à corrupção”, disse a presidenta, citando casos do passado que ficaram impunes, como a compra de votos para reeleição, o caso do metrô e trens de São Paulo, da pasta rosa, entre outros.

“Eu tenho compromisso diferente, de investigar e punir. Eu sou responsável por isso nesse País. Caso contrário, eu estaria numa situação que não é correta. Eu represento o governo, não estou acima dele”, afirmou. “Tenho orgulho de uma vida sem parente empregado, sem uso indevido do dinheiro público em propriedade e minha e da minha família”, completou Dilma, em referência ao candidato Aécio Neves que, em seu governo em Minas Gerais, empregou uma irmã, três tios e três primos.
Economia

Dilma afirmou que a inflação está sob controle. “Temos dois choques de oferta, um por conta da seca, essa mesma que hoje está colocando São Paulo numa situação insustentável. Nós tivemos choque de preço da energia, que aumentou e não teve racionamento porque tínhamos as térmicas para despachar. A outra foi o choque nos alimentos, também por conta da seca. Tudo isso é passageiro”, explicou a presidenta.

Segundo ela, o caso oposto acontece hoje com a falta d’água na cidade de São Paulo, por falta de planejamento e investimento, umas vez que a gestão água é de responsabilidade do governo do estado.

A presidenta foi enfática ao afirmar que não vai combater a inflação com os métodos do governo anterior ao Lula, do PSDB, com desemprego, arrocho salarial e falta de investimentos. “Falam que querem fazer a inflação convergir para 3%. Se isso acontecer, vamos ter taxa de desemprego de 15%”, disse Dilma, ressaltando que o PSDB entregou o País com 11,4 milhões de desempregados, a 2ª maior quantidade do mundo, apenas superior à Índia.

“Nossos governos reorganizaram o Estado que recebemos sucateado. Fizemos concursos públicos, maior parte para Educação, Saúde e Segurança. Temos uma taxa de 4,2% de gastos com pessoal em relação ao PIB, vocês deixaram com 4,1%. Ao contrário de vocês, fazemos concurso, não nomeamos em concurso. O que conseguimos é que de cada quatro funcionários públicos, três sejam de funcionários públicos de carreira. Nunca nomeei parente pro meu governo”, exaltou Dilma.

Lei seca

Dilma Rousseff (PT), perguntou ao Aécio Neves (PSDB), o que ele achava da Lei Seca, que pune motoristas que dirigem sob o efeito de álcool. Em 2011, Neves foi parado no Rio de Janeiro e teve a carteira de habilitação apreendida por estar vencida. Na ocasião, ele, que já era senador por Minas Gerais, se negou a fazer o teste do bafômetro. O tucano chamou a petista de "mentirosa". Depois lembrou que ele teve habilitação apreendida

"Eu tive um episódio sim e reconheci. Parei na Lei Seca, minha carteira estava vencida e inadvertidamente não fiz o exame, me arrependi", disse ele. Irritado, ele pediu a Dilma que o debate fosse sobre coisas sérias. Vamos falar de como melhorar a saúde e a segurança. A senhora ofende todos os brasileiros", disse ele.

O carro não foi apreendido porque foi guiado por um condutor habilitado. Aécio foi liberado em seguida. O candidato do PSDB se disse ofendido com a pergunta. "Mentir e insinuar ofensas como essa não é digno de qualquer cidadão, mas é mais indigno por uma presidente da República. Candidata, a sua campanha é a campanha da mentira."

Dilma disse que acha a Lei Seca importante porque "no Brasil, todos os dias, tem gente morrendo por acidente de trânsito, por motoristas que estão embriagados. Depende dele a vida ou a morte dos nossos jovens", disse ela. "O senhor passou por uma experiência. Ninguém pode dirigir sob efeito de álcool e drogas. A Lei Seca trouxe um bem para o país", completou ela.

1 Comentários:

Bel disse...

Dilma ficou com pressão baixa. Deve ter se sentido mal com o bafo que o tucano exalava, pois estava de frente para ele. Nos próximos debates, Dilma deve ficar de lado para não se sentir mal só olhando para os olhos esbugalhados do candidato tucano. Cadê os memes com o bafo do aecioporto?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração