Pages

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Crimes de ódio em redes sociais disparam depois de FHC afirmar que eleitor nordestino de Dilma é ignorante


Depois de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) revelar  seu desprezo com o povo mais pobre, o padrinho do tucano Aécio Neves, candidato à Presidência da República,  disse que os eleitores da presidenta Dilma Rousseff, mais de 43 milhões de brasileiros, votam nela porque “são menos informados”.  A visão elitista do tucano é por conta da expressiva votação da presidenta Dilma nas regiões Norte e Nordeste. O sociólogo diz ainda que há “coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados”

A entrevista  do ex presidente  FHC espalhou ódio nas redes sociais. É o que mostra uma reportagem publicada hoje na Folha dos tucanos:

Crimes de ódio em redes sociais disparam no período eleitoral

As discussões em redes sociais sobre as eleições fizeram aumentar em 84% o número de denúncias de crimes de ódio cometidos na web. As páginas incluem conteúdo relacionado a racismo, homofobia, xenofobia, neonazismo e intolerância religiosa.

As denúncias foram feitas à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, rede para denúncias anônimas de delitos contra os direitos humanos e dos animais. As reclamações são recebidas por Polícia Federal, Câmara, Senado e a ONG Safernet, entre outros.

Segundo o levantamento,  8.429 denúncias envolvendo crimes de ódio no Facebook e no Twitter foram feitas entre 1º de julho e 6 de outubro deste ano; 3.018 páginas hospedavam os conteúdos. No mesmo período de 2013 –sem eleições–, foram 4.583 denúncias para 1.719 páginas.

Na segunda (6), dia seguinte ao primeiro turno, foram 537 denúncias para 258 páginas, recorde no período. Após a divulgação de que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, foi a mais votada no Norte e no Nordeste, houve uma onda de ataques direcionados à população das regiões.

O Facebook concentra a maior parte das denúncias (7.616 para 2.494 páginas únicas), mas o Twitter registrou acréscimos relevantes: aumento de 296% no número de denúncias e de 412% nas páginas reportadas.

E não é apenas os eleitores de Aécio, junto com FHC que espalha ódio nas redes sociais

A imprensa, especialmente o jornal Folha de São Paulo, espalha o ódio  ao PT.

A Globo, ajuda divulgar

Mineiro que recusou pegar na mão de Aécio, está sendo ameaçado por eleitores do tucano

Eleitor é ameaçado após negar cumprimento a Aécio
Morador da favela do Aglomerado da Serra, em BH, irá registrar Boletim de Ocorrência

Um morador de um cidade mineira que se recusou pegar na mão de  Aécio Neves (PSDB) durante visita do candidato a uma favela de Belo Horizonte disse enfrentar "ameaças, injúrias e racismo" desde o episódio.

"Ameaças, injúrias, racismo! Entre outras coisas é o que venho enfrentando desde sexta-feira [3], quando neguei cumprimentar um político", escreveu Martins, 39, em uma rede social.

O músico afirmou que as ameaças têm vindo pela internet, e que as tem registrado para se defender "de qualquer coisa que possa vir a acontecer" com ele.

"Um candidato me estender a mão antes de uma eleição, cercado de jornalistas onde jamais havia pisado, nunca representaria uma cordialidade, e sim uma ação a qual, tivesse aceitado, estaria dizendo gestualmente a todos que concordo com ele."


0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração