Pages

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Bahia e Minas, duas vitórias espetaculares do PT.

Atualizado às 19hs



O PT elegeu 3 governadores já no primeiro turno, só o PMDB elegeu um governador a mais. No Piauí, a vitória de Wellington Dias foi a maior na proporção do eleitorado, mas já era esperada. Todas as pesquisas o colocavam com boa dianteira há bastante tempo.

Na Bahia foi a vitória mais espetacular, por causa da virada. Rui Costa saiu lá de baixo nas pesquisas, quando seu adversário Paulo Souto (DEM) parecia imbatível. Foi subindo, subindo, e quando todo mundo comemorava que ele iria para o segundo turno, veio a surpresa: venceu no primeiro turno.

Em Minas, Fernando Pimentel sempre liderou nas pesquisas. Mas todo mundo estava preparado para dois turnos por causa da máquina do PSDB mineiro. Só houve expectativa de vencer no primeiro turno na reta de chegada. E ganhou.

É preciso lembrar que desde a fundação do PT, mesmo obtendo votações expressivas em Minas, o partido nunca havia ganho uma eleição para governador. Foi uma vitória histórica.

Teve estados onde o PT tinha tudo para ir melhor do que foi e não deu certo. É até difícil entender alguns resultados, mas agora não adianta chorar leite derramado. É virar a página porque tem um segundo turno para eleger Dilma daqui a vinte dias.

Em outros estados o PT está no páreo no segundo turno. Tarso Genro (RS), Tião Viana (AC), Camilo Santana (CE), Delcídio (MS).

Ranking de governadores eleitos em primeiro turno por partido:

4 governadores:

PMDB: Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Tocantins

3 governadores:

PT: Piaí, Bahia, Minas Gerais

2 governadores:

PSDB: São Paulo, Paraná

1 governador:

PCdoB: Maranhão
PDT: Mato Grosso
PSB: Pernambuco
PSD: Santa Catarina

Lista de governadores eleitos no primeiro turno:

PT BA Rui Costa
PT MG Pimentel
PT PI Wellington Dias
PSDB PR Beto Richa
PSDB SP Alckmin
PSD SC Raimundo Colombo
PSB PE Paulo Câmara
PMDB ES Paulo Hartung
PMDB SE Jackson Barreto
PMDB AL Renan Filho
PMDB TO Marcelo Miranda
PDT MT Pedro Taques
PCdoB MA Flávio Dino

1 Comentários:

Teresa disse...

Será preciso esclarecer aos analfabetos em Politicas Publicas que o destaque para "jovens" e "negros" no discurso deve-se a promoção de políticas especificas para esses grupos. Na superficialidade do twitter já tentam confundir...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração