Pages

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aécio despenca 8 pontos de ontem para hoje. Balão do tucano está furado, esvaziando e caindo.

Esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono.

Se for para acreditar nas pesquisas, a diferença de Aécio para Dilma caiu 8 pontos em um dia, se comparado ao Instituto Veritá (de Minas) ou 6 pontos se comparado ao Instituto Paraná, que tem ligações com o tucano Beto Richa.

Hoje, tanto o Datafolha como o Ibope, dão empate técnico, com o tucano 2 pontos na frente.

Aécio tem 46% e Dilma tem 44%, segundo estes institutos, e a gente sabe que não andaram muito confiáveis.

Em votos válidos, dá 51% a 49%.

O resultado foi uma ducha de água fria nos aecistas que estavam esperando diferença maior, e estão prevendo que Aécio não consegue sustentar este índice até as eleições.

E o pior é o perfil do voto em Dilma está bem melhor do que o de Aécio.

Por outro lado a pesquisa animou a militância Dilmista, que estava preocupada com o resultado do Instituto Paraná. Agora todo mundo está convencido que Dilma vai ganhar. É só lembrar que há poucas semanas as pesquisas colocaram Marina com 10% na frente de Dilma no segundo turno, e quando o eleitor conheceu melhor as propostas, ela caiu nas pesquisas. O mesmo vai acontecer com Aécio, que tem uma imagem bem pior do que Marina.

Olha só análise do jornalista José Roberto Toledo, estudioso de pesquisas no Estadão:
Empate técnico quebra expectativas exageradas do mercado sobre Aécio

A expectativa dos tucanos e do mercado financeiro de que Aécio Neves (PSDB) assumiria liderança folgada nas pesquisas que contam transformou seu empate técnico com Dilma Rousseff (PT) no Ibope em uma decepção para seus eleitores e investidores. Na segunda, a Bovespa subiu 5 mil pontos, apostando no tucano.

Os boatos sobre outras pesquisas, divulgadas ou não, dando ampla vantagem a Aécio ajudaram a criar a expectativa exagerada. Era um exagero não compartilhado pela maioria dos eleitores. A maior parte aposta mais na reeleição de Dilma (49%) do que na vitória do tucano (40%). Ele só é favorito aos olhos do eleitorado mais rico, com nível superior e entre quem mora na região Sul.

A diferença de dois pontos a favor do tucano é uma vantagem, mas pequena. Um ponto que ele perdesse já o levaria ao empate com Dilma, porque, no segundo turno, quando o eleitor troca de candidato isso conta dobrado: o que um perde o outro ganha. E 1 em cada 10 eleitores de ambos admite essa possibilidade.

O melhor da pesquisa para Aécio é que ele aparece liderando em duas regiões (Sudeste e Sul), está empatado tecnicamente no Norte/Centro Oeste e só está atrás de Dilma no Nordeste. Isso significa que Aécio leva vantagem sobre a petista em São Paulo, e poderá focar sua campanha em seu Estado, Minas Gerais.

O pior da pesquisa para o tucano é que ela confirma as bases do marketing petista, que aposta num confronto retórico entre o “candidato dos ricos” contra o “candidato dos pobres”.

Não apenas a petista vai melhor do que o tucano entre os eleitores de menor renda e menor escolaridade. Ela projeta a imagem de representante dos pobres (para 56% do eleitorado, contra 25% que apontam Aécio), dos trabalhadores (50% a 31%), dos aposentados (47% a 30%) e até dos jovens (44% a 35%). Já Aécio projeta a imagem de representante dos ricos (48% a 31%) e dos empresários (47% a 34%). Eles empatam tecnicamente como representante dos bancos: 40% para Aécio, 37% para Dilma.

6 Comentários:

luisdiascastro disse...

Ninguém bate em cachorro morto e a enxurrada de denuncias vazias e sem provas que o PIG está despejando no noticiário é uma prova que Dilma está mais forte do que nunca. Andaram espalhando pesquisas mentirosas que davam diferença entre 8 a 10 pontos em favor do Aécio e agora saem as oficiais deles Ibope e DataFolha e o que vemos é uma diferença de 2 pontos. Não dá para acreditar que Dilma só foi de 42 para 44 enquanto Aécio foi de 33 para 46. Tá na cara que essas pesquisas inverteram o resultado em favor de Aécio, a Dilma é que está na frente com uma diferença pequena de 3 a 4 pontos e, por essa razão, esses institutos forjam os indices de cada um. Nós já previamos que o PIG ia jogar pesado e agora devemos partir com tudo para cima deles e desconstruir esse novo Collor. Dilma 13 a um passo da vitória.

francisco disse...

falta ao pt capacidade na propaganda politica , porque nao mostrar bem explicado o ganho real do salario minimo, e deixar bem claro que quem ganha acima do minimo nao esta perdendo nada. estou cansado de ouvir a seguinte frase ( eu ganhava 8 salarios no governo do psdb e agora so ganho 5 no governo do pt ) mostre ao povo que 5 de hoje vale mais que 8 do passado, porque nao mostrar tambem as materias de corrupçao destacadas nas capas da revista veja na era fhc. se por acaso alguem ler e concordar com este comentario , tente um contacto com a direçao do partido, isso pode fazer a diferença

Herminio disse...

Quem vai acreditar nessas pesquisas? elas são todas manipuladas, o jogo se joga no ataque, então Dilma se prepare pra atacar de todas as formas e não ficar só na defensiva que o troféu será do povo.

Ricardo disse...

Em 2002 apenas 8% do eleitorado tinham o 3º ou superior completos, hoje esse número aumentou para 20%, um aumento de quase 3 vezes, nesse ritmo, em poucos anos nossos filhos e jovens estarão livres do ranço do analfabetismo e evasão escolar e universitário de governos anteriores...isso tem que fazer diferença nas urnas.

Ricardo disse...

Enquanto o PSDB for lembrado pelo péssimo desempenho de FHC, submissão ao EUA, a PRIVATARIA TUCANA, mesmo não julgada o que é pior, a quebra do país por tantas vezes em seu governo, o povo pagando o PROER do próprio bolso, o custo do apagão para o país, a P36 que nunca tivemos respostas, Propinodutos, Trensalões, Falta D'água, aquele arsenal sem fim de processos engavetados, o conluio do STF com seus crimes de gestão, propinas e mensalões, não vai ter jeito para eles, o fim do PSDB é se tornar partido de aluguel...eu duvido que a maioria do eleitorado queira um candidato envolvido em tatos casos de boatos tão convincentes de embriaguez e dependências como se ouve tanto desse playboy das "praias e boates de Minas Gerais"...há de existir uma maioria do bem nesse país, há de existir uma maioria politizada, há de existir pessoas pensantes neste país.

Unknown disse...

PSDB Nunca mais

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração