Pages

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pesquisa CNT/MDA: Aprovação de Dilma sobe de 47,4% para 52,4%


Dilma tem 38,1%, Marina, 33,5%, e Aécio, 14,7%

A vantagem no primeiro turno da presidente Dilma Rousseff sobre a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, diminuiu, segundo pesquisa CNT.  Na sondagem mais recente Dilma e a Marina aparecem em situação de empate técnico em um eventual segundo turno.

A pesquisa MDA, divulgada nesta terça-feira, 9, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que a presidente Dilma Rousseff fica à frente de Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff está com 38,1% das intenções de voto e Marina, 35,5%. O candidato do PSB, Aécio Neves, caiu um ponto e tem 14,7%.

Em relação à sondagem passada, a diferença entre as duas caiu no primeiro turno. Dilma tinha no primeiro turno com 34,2%, e Marina, 28,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, alcançara 16%.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da Federação das cinco regiões entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Rejeição.

 Quando perguntados em quem não votariam "de jeito nenhum", Aécio fica com a taxa de rejeição mais alta, de 43,5% (contra 40,4% em agosto). Já Dilma registra 41,7% (contra 45,5% em agosto) e Marina, 31% (contra 29,3%).

A pesquisa MDA,  apontou que a aprovação do desempenho pessoal da presidente Dilma Rousseff (PT) subiu de 47,4% para 52,4% entre as sondagens feitas no final de agosto e o início de setembro. A desaprovação pessoal caiu de 47,4% para 42,9%, no mesmo período. Não sabe ou não respondeu somam 4,7%.

A pesquisa apontou também que o potencial de voto na candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, é de 65% - 18,5% das pessoas dizem que ela é a única em quem votariam e 46,5% afirmam que poderiam votar nela. Marina tem ainda 31% dos entrevistados que não votariam nela de jeito nenhum.

No caso da presidente Dilma Rousseff (PT), o potencial positivo de voto nela é de 56,3%. Ao todo, 22,8% dizem que ela é a única em que votariam e outros 33,5% afirmam que poderiam votar nela. Outros 41,7% dos entrevistados dizem que não votariam nela de jeito nenhum.

No caso de Aécio Neves, o potencial de voto é de 48,1%. Ao todo, 6,3% dos entrevistados disseram que o tucano é o único em quem votariam e outros 41,8% poderiam votar nele. Ao todo, 43,5% não votariam nele de jeito nenhum - o maior índice entre todos os candidatos.

Avaliação positiva do governo subiu para 37,5%

A pesquisa MDA, apontou  também que a avaliação positiva do governo Dilma subiu de 33,1% para 37,5% entre o final de agosto e o início de setembro. No caso da avaliação negativa, no mesmo período, caiu de 28,9% para 23%. O porcentual dos que avaliaram o governo como regular oscilou dentro da margem de erro, de 37,4% para 39%.

Segundo a CNT, em opinião explicitada no relatório, "a pesquisa mostra o crescimento das intenções de voto em Dilma Rousseff, em consequência da melhoria da avaliação de governo e de seu bom programa eleitoral"

A pesquisa MDA também mostrou que para 66,1% dos entrevistados, a forma de atuar do próximo presidente tem que mudar total ou parcialmente. Para 28,4% dos entrevistados, a mudança tem que ser total e outros 37,7%, a mudança tem que ser na maioria nas ações.

Outros 24,6% dos entrevistados defenderam que o próximo presidente mantenha a maioria das ações e 8,3% apoiam que se mantenha "totalmente" a atual forma de governar. Não soube ou não respondeu somam 1%.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação das cinco regiões entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

1 Comentários:

Assaz Atroz disse...

Dilma tem muito mais, e Marina muito menos no cenário nacional. Esse instituto, o MDA, contratado pela CNT, fraudam tanto quanto o Ibope e Datafolha. Na pesquisa anterior a essa, eles pesquisaram apenas em locais onde Marina teve um melhor desempenho em 2010. No Maranhão, por exemplo, eles visitaram apenas 4 municipiozinhos onde Marina, em 2010 e até hoje mantém um prestigiozinho mais acentuado, apoiada por coronéis locais. Em São Luiz, fizeram o mesmo, foram apenas aos redutos da oposição ao governo federal. Um único bairro. Sem contar outros tipos de manipulação. Portanto, acreditem: é Dilma no primeiro turno, não adianta fraudar. A não ser que fraudem as urnas. Esse é o grande perigo...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração