Pages

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ibope: Dilma amplia vantagem para 8 pontos no 1º turno


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que a presidente Dilma,candidata à reeleição, tem 39% das intenções de voto, numericamente à frente de Marina Silva (PSB), com 31%, na disputa pela Presidência da República. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no último dia 3, o Ibope apontou que Dilma liderava com 37%, contra 33% de Marina, em uma situação de empate técnico.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% das intenções de voto. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, tem 1% das intenções de voto. Os outros candidatos somados têm 1%, e 8% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Dos pesquisados, 5% não souberam ou não responderam.

O instituto Ibope Inteligência entrevistou 2.202 pessoas entre os dias 5 e 8 de setembro em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.

Segundo turno

O Ibope fez três simulações de segundo turno.

No primeiro cenário, Marina teria 43% das intenções de voto, em empate técnico com Dilma, que teria 42%. Neste caso, brancos e nulos somariam 10% e 5% declararam que não saberiam em quem votar.

No segundo cenário, Dilma venceria Aécio Neves por 48% a 33% dos votos. Neste caso, brancos e nulos somariam 13% e 6% não saberiam em quem votar.

Na terceira hipótese pesquisada, Marina Silva venceria Aécio Neves, com 51% contra 27% dos votos. Neste caso, os brancos e nulos somariam 14% e 8% não saberiam em quem votar.

Avaliação do governo Dilma

A avaliação do governo Dilma subiu  de acordo com o Ibope. Dos eleitores consultados pela pesquisa, 38% consideram a gestão ótima ou boa, contra 36% no último levantamento. Os entrevistados que avaliam a administração petista como regular são 33%, antes eram 37%. Os que consideram o governo ruim ou péssimo são 28% dos eleitores, ante 26% da pesquisa anterior.

Dos entrevistados, 48% afirmaram que aprovam o governo Dilma, no último levantamento eram 49%. Os que desaprovam são 46%, mesmo percentual verificado na pesquisa anterior. Não souberam ou não responderam 6% das pessoas ouvidas pelo Ibope – ante 5% de contagem anterior. Esta na Uol

Popularidade

Na região Nordeste,  59% dos entrevistados confiam na presidente e 63% aprovam sua maneira de governar. A pesquisa, porém, mostrou crescimento da avaliação positiva do governo na região Sul, onde o percentual subiu 13 pontos percentuais, de 36% para 49% entre junho e setembro.

Na comparação entre junho e setembro, a avaliação da presidente melhorou principalmente nos municípios considerados pequenos, com até 20 mil habitantes, onde o percentual que considera o governo ótimo ou bom subiu de 44% para 56%. Nesses municípios, 63% da população aprova a maneira de Dilma governar.

Petrobras

A pesquisa mostra que as notícias sobre a CPI da Petrobras foram as mais lembradas pela população em setembro (13%), seguidas pelas manifestações sobre corrupção (7%) e as notícias gerais sobre eleições (7%).

Entre os eleitores, Dilma tem maior aprovação na área de combate à fome e à pobreza, aprovada por 50% dos entrevistados.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração