Pages

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Depois de morto, Eduardo Campos 'doa' R$ 2,5 mi, em dinheiro, a Marina


A transferência em espécie ocorreu no dia seguinte ao desastre que matou o então candidato.
 No dia seguinte ao desastre que matou o presidenciável Eduardo Campos, sem que seus restos mortais tivessem sido recolhidos do local onde caiu o avião, seus partidários transferiram em espécie R$ 2,5 milhões de sua conta de campanha para o Comitê Financeiro Nacional, administrado pelo PSB, que, dias depois, anunciaria Marina Silva como substituta.

Segundo o coordenador financeiro da campanha, Basileu Margarido homem de confiança de Marina tudo está dentro da legalidade. "O escritório de Direito que nos atende consultou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a operação. Segundo eles, não há nada de errado", garantiu. O TSE informou que ainda vai analisar as prestações de contas.

A operação de transferência ocorreu no dia 14 de agosto, foi em dinheiro vivo e seu registro está na segunda prestação de contas dos candidatos, divulgada no sábado pelo TSE. O PSB também não fez nenhuma menção ao jato Cessna, usado por Campos, e que é alvo de investigação da Procuradoria Geral da República por crime eleitoral e suspeita de caixa 2.

Para dois advogados especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo DIA em condição de anonimato, a transferência não poderia ocorrer, já que, ao morrer, o CNPJ da candidatura de Campos deveria ser extinguido, e o dinheiro retido. Segundo eles, só no final da campanha o partido teria acesso à doação, como sobra de arrecadação.

"Provavelmente, eles não quiseram deixar parada a quantia, que é razoável, e antes mesmo de comunicarem oficialmente a morte do ex-governador retiraram o dinheiro", interpretou um deles. "Não deixa de ser estranho que uma campanha que se propõe a fazer a nova política, se valha de artifícios da velha", opina outro.

Os dois concordam que, neste caso, o pior que poderá ocorrer é a aprovação das contas pelo TSE, mas com ressalvas, "além, é claro,do constrangimento, já que é um subterfúgio contábil que criticariam se fosse outro partido".

Marina Silva virá ao Rio na próxima quinta-feira. Seus coordenadores de campanha se reunirão hoje para decidir qual será a agenda. Uma das ideias é que ela participe de um ato em favor dos royalties de petróleo e do pré-sal para tentar afastar qualquer dúvida quanto às suas posições sobre os temas.  As informações são do jornal O Dia

4 Comentários:

henrique de oliveira disse...

Puxa vida Basileu , você já foi melhor quando trabalhou com a gente aqui em São Carlos SP no governo do PT.

luissantos disse...

Olha, está manobra não cheira muito bem hummmmmmmm sei não viu mingau nesta alngu como também tem jo jatinho quanta falcatrua ......!!!!

Unknown disse...

Marina não sabe o que quer realmente para o Brasil.

Educaçao e Política disse...

Até tu, Basileu?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração