Pages

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A primeira página é aquela que fica...


Na manhã de  quinta feira (18),o jornal Folha de São Paulo, estampou na primeira página do jornal online, com fonte extra grande, uma enorme manchete: "Sob governo Dilma, desigualdade no Brasil aumenta pela primeira vez desde 2001" (Imagem abaixo). A notícia, ocupou a primeira página, quase o dia inteiro. Algo incomum por se tratar de um jornal online, Mas, contra Dilma, vale tudo.
 A falsa notícia, além de ter sido comemorada pelos adversários de Dilma, também ganhou manchete no jornal imprensso, (aquele que fica pendurado nas bancas de jornais), nessa sexta feira (19) (Veja imagem abaixo)
Depois do estrago feito, depois de favorecer Aécio e Marina, que discursaram com acusações contra a presidenta, eis que a Folha escolhe um cantinho na página  "Mercado", em letras miúdas,  bem longe dos olhares dos leitores do jornal, para publicar um "Erramos"
 Se o jornal estivesse mesmo empenhado em consertar o "erro", teria publicado o "erramos" na primeira página do jornal. Com o mesmo destaque que deu a notícia mentirosa

A notinha diz "Diferentemente do que informou o título da reportagem "Sob governo Dilma, desigualdade no Brasil aumenta pela primeira vez desde 2001" (Mercado - 18/09/2014 10h00), não é possível afirmar que a desigualdade no país aumentou apenas com base no crescimento de 0,002 do indicador que mensura a distribuição dos rendimentos do trabalho e de 0,001 do que mede as fontes de rendimento. Os dados apontam que há uma estagnação do modelo de redução da desigualdade. O texto foi corrigido

 Pelo que vemos, o jornal  não estava produzindo informação, estava produzindo uma intervenção no debate eleitoral, uma intervenção motivada, uma "informação interessada", motivada pela sua posição política de direita.

A pessoa que lê o jornal quando fica pendurado na frente da banca – lê a manchete da primeira pagina. E é por isso que mancheteiro é cargo de confiança do dono. Ele diz qual a bandeira do dono.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração