Pages

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vídeo com artistas declarando apoio à Marina, também é manipulado: Essa é a nova política?



Depois de aparecer nas redes sociais  vídeo manipulado do ex-presidente Lula pedindo votos para a candidata Marina Silva (PSB), Marina  foi obrigada a confessar que não foi apenas esse vídeo do Lula que foi manipulado.

 Marina admitiu ao jornal O Estado de São Paulo, que um  outro vídeo, com a vinheta da campanha de 2014,  e com artistas declarando voto a  candidata Marina Silva, também foi   manipulado. Ou seja, é tudo mentira. Não existe artistas pedindo votos para a candidata dos banqueiros.Se não fosse descoberto a manipulação com o vídeo de Lula, Marina continuaria quieta,usufruindo da mentira?  Com medo de processos, depois do PT pedir a retirada do vídeo da internet e anunciar processo, a campanha de Marina diz que "As imagens foram usadas sem o consentimento dos artistas"

No vídeo de 1 minuto e 18 segundos, os cantores Arnaldo Antunes, Fagner, Maria Betânia, Lenine, e os atores Marcos Palmeira e Wagner Moura, entre outros, declaram sua preferência por Marina Silva. 

 A gravação divulgada na internet é uma montagem com base em um depoimento em que Lula pede votos para a deputada federal Marina Sant''Anna do PT.

 O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou na tarde desta quinta-feira, 28, que vai recorrer a medidas judiciais e administrativas para retirar o vídeo do ar. "Temos uma candidata ao Senado, a deputada federal Marina Santanna, que recebeu, como é natural, uma gravação de apoio do presidente Lula", disse Falcão. "É uma montagem fraudada, que suprime o sobrenome (da candidata petista) e coloca apenas o presidente Lula apoiando Marina', como se fosse a candidata do PSB", concluiu. Ele não atribuiu a autoria do vídeo ao PSB ou a Marina Silva.

De acordo com ele, já foi enviado um pedido administrativo ao Google para retirar a peça do Youtube, que já retirou do ar a propaganda. Será encaminhada ainda à Justiça Eleitoral uma representação por propaganda eleitoral irregular que, de acordo com Falcão, "pode induzir o eleitor a erro". Também será pedido ao Ministério Público Eleitoral a instauração de um inquérito criminal para apurar as práticas de "falsidade ideológica de cunho eleitoral" e para identificar os responsáveis. O presidente do PT disse que, mais adiante, a coligação vai entrar com uma ação cível para retirar o vídeo do ar. "Ele viola o direito autoral e o direito de imagem (de Lula). Continuaremos na nossa linha de, nas nossas redes sociais, não nos valermos de fraudes e adulteração", declarou o petista. Já o PSB também classificou o vídeo como "fraude" e avisou que irá pedir um inquérito ao MP para apurar quem é o autor da farsa. 

Medidas adotadas

A coordenação da campanha de Dilma já solicitou ao YouTube a exclusão do vídeo. O Departamento Jurídico da campanha também entrará com representação na Justiça Eleitoral, por propaganda eleitoral irregular que induz o eleitor a erro; apresentará representação junto ao Ministério Público Eleitoral para que seja instaurado inquérito criminal pela prática de falsidade ideológica de cunho eleitoral; e caso o vídeo não seja retirado do ar, proporá Ação Civil por violação de direito autoral e direito de imagem.

Com a representação, o Tribunal Superior Eleitoral poderá determinar a retirada de circulação da propaganda fraudada e o responsável por ela. Segundo Flávio Caetano, coordenador Jurídico da campanha, “Não temos como apontar quem é o responsável. Isso depende de uma investigação”.
 

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração