Pages

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Lula e Dilma na caravana do PT


O  PT prepara caravanas com ações articuladas em todo o país,  em apoio a  campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. O partido organiza uma "hipercaravana nacional" nos dias 30 e 31 de agosto, em que os grupos comandados por ministros e lideranças políticas vão partir de cidades-pólo, com até 30 mil habitantes, em todas as regiões do país.

De acordo com o comando da campanha, esse eixo de cidades abrange cerca de 46 milhões de eleitores (ou quase um terço do eleitorado). Municípios com esse perfil garantiram 70% dos votos de Dilma na eleição de 2010.

As caravanas vão partir de diversas regiões do Brasil, percorrendo de 10 a 15 municípios. Dilma e o ex-presidente Lula vão comandar o grupo que partirá de São Paulo, ao lado do candidato ao governo pelo PT, Alexandre Padilha. Os demais Estados terão ministros, candidatos ao governo locais e demais lideranças políticas comandando a ofensiva em suas regiões.

O vice-presidente Michel Temer - candidato à reeleição na chapa petista - deverá integrar a caravana paulista. Na véspera, Dilma e Temer vão dividir um palanque em um ato político que ocorrerá em Jales, a 500 km de São Paulo, em que lideranças do PMDB paulista foram convocadas. Temer anunciou que espera mais de 3 mil pessoas para o evento. A expectativa é que seja o primeiro ato público em que o candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB, Paulo Skaf, apareça ao lado de Dilma. Ele evita o apoio público à petista, mas Temer garantiu que o peemedebista vai participar da campanha de Dilma.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, deverá comandar a caravana no Rio Grande do Sul. Um dos critérios de seleção dos municípios de onde partirão as caravanas foram as cidades mais beneficiadas pelo programa PAC Equipamentos - um dos eixos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento -, por meio do qual o governo distribui máquinas e equipamentos agrícolas para prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes.

O programa foi lançado em 2012, quando o governo anunciou a destinação de R$ 8,4 bilhões para aquisição dos equipamentos. Mas somente a partir do ano passado, transformou-se em vitrine eleitoral de Dilma. A presidente percorreu dezenas de municípios para entregar, pessoalmente, máquinas como retroescavadeiras, caminhões-caçamba e motoniveladoras. O objetivo, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, é melhorar a infraestrutura e recuperar estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens nos pequenos municípios.

O PT detectou que em alguns municípios beneficiados, os prefeitos estavam há mais de 20 anos sem acesso a esses equipamentos, por falta de recursos para adquiri-los. Outro critério para escolha das cidades que integrarão as caravanas foi o número de beneficiados de programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Pronatec, bem como aqueles onde o governo mantém obras de infraestrutura, como duplicação e recuperação de rodovias e saneamento básico.

O último evento dessa proporção, envolvendo ministros em todo o país, ocorreu antes do início da campanha, mas já com conotação eleitoral. No início de julho, mais de dez ministros comandaram solenidades de entrega de residências do programa Minha Casa, Minha Vida, em todo o país. Foram entregues mais de 5 mil residências, com Dilma comandando a solenidade do Distrito Federal.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração