Pages

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Há 5 anos, os lerdos tucanos diziam que pré-sal só produziria em 2019. Hoje, já produz 520 mil barris.

2014:


2009:


Em 2009, o presidente Lula e a presidenta Dilma fizeram a Lei do Marco Regulatório do Petróleo para o pré-sal, descoberto pouco antes.

A nova lei mudou as regras do regime de concessão para partilha, de forma que a maior parte da riqueza fica com o povo brasileiro. É esse dinheiro permite a injeção de centenas de bilhões na educação e na saúde para os próximos anos, além de gerar todo um parque industrial de equipamentos com geração de empregos qualificados em torno da produção de petróleo.

Naquele ano, o tucano José Serra se declarou contra a nova lei, querendo que fosse adiado. Representou o PSDB como um todo, já que todos os líderes tucanos acompanharam o pensamento de Serra.

O tucano disse que "a Lei não teria efeito daqui a 3, 4 ou 5 anos. É coisa para 10, 15 anos em diante".

Pois bem, passados 5 anos que o tucano disse que não teria nenhum efeito, o pré-sal já está produzindo mais de 500 mil barris por dia.

Os tucanos disseram isso porque são lerdos e incompetentes?

Ou porque seguiam o calendário mandado pelas petroleiras estrangeiras, interessadas em ficar com as reservas brasileiras paradas em estoque, ditando o ritmo e o tempo de exploração no Brasil que trouxesse mais lucros para elas?

Observe que o custo de extração no Iraque invadido, na Líbia, e do óleo xisto descoberto nos próprios EUA, é mais barato no curto prazo do que no pré-sal brasileiro. Então as petroleiras estadunidenses só extrairiam petróleo aqui quando estas outras opções se esgotassem, pois não há o interesse delas de abarrotar o mundo com superprodução de petróleo para derrubar o preço e os lucros.

Como se vê, as propostas tucanas são um desastre para o presente e para o futuro do povo brasileiro.

Agora Aécio Neves é o candidato a presidente do PSDB que representa esse atraso, lerdeza e submissão, a ponto de dizer que, se for eleito, vai revogar o regime de partilha e voltar ao regime de concessão, retirando centenas de bilhões de reais destinada à educação nos próximos anos.

E não adianta agora Aécio querer negar, porque não é nenhum boato. A própria imprensa demotucana fanática testemunhou e divulgou estas intenções entreguistas de Aécio:


Ah... E Serra é candidato a senador por São Paulo. Certamente para propor a "emenda Serra-Chevron" para entregar o pré-sal ao estrangeiros.

2 Comentários:

sergio m pinto disse...

Na época, o psdb, assim como a mídia, não acreditavam no sucesso dessa lei, por isso não engrossaram mais o jogo. Esperavam que, vencendo a eleição, revogassem a lei, assim como o Cerra prometeu para a Chevron.
Cairam do cavalo, como espero que caiam sempre. Bando de entreguistas.

hccoelho disse...

Até 2019 o pré-sal da Petrobrás deverá ter produzido no total pouco mais que um bilhão de barris de petróleo. Para desepero do pig eterno inimigo da Petrobrás.
tomemos cuidado com estes filhotes do robert fields que querem o pior para o país.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração