Pages

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Trava no braço confirma pênalti em Fred, e Leis de Newton na física desmente Arnaldo da Globo.


Saindo um pouquinho da política (apesar de ter gente politizando até isso), não poderia deixar de compartilhar uma cena provando que o pênalti sobre Fred foi corretamente apitado pelo árbitro japonês.

Têm um ângulo de um vídeo (aqui aos 11m14s) que mostra com exatidão a seguinte sequência:

1) Fred recebe a bola e protege com o corpo do marcador, virando-se para completar a jogada, quando tinha total vantagem para dominar a bola. O espaço entre Fred e a bola era todo dele, sem nenhum adversário capaz de chegar primeiro.

Fred tinha espaço para dominar a bola, girar e chutar, driblar, ou tocar para outro jogador brasileiro que viesse da entrada da área.

Ele não tinha perdido o tempo da bola, como acontece em geral quando atacantes cavam pênalti.

2) Quando ele toma impulso para fazer o segundo toque na bola, o croata trava o braço direito de Fred.

Pela física é impossível Fred cair para trás quando estava dando impulso com as pernas para a frente, se não fosse segurado. É como uma pessoa que está correndo para frente. Ela só cai sentada para para trás se for puxada.

A única chance de Fred cavar pênalti seria se ele caísse para frente.

As pernas de Fred o impulsionam para frente, mas o croata impede o tronco do corpo de avançar, segurando com uma chave de braço.

A física das leis de Newton explica. Uma força é aplicada na base dos pés impulsionando para frente, outra força de reação na parte superior do tronco puxa para trás. Esse conjunto de forças aplicadas faz o corpo girar exatamente no sentido do tombo.

3) A sutileza do pênalti está nos detalhes. O croata foi rápido. Travou o braço, e logo que desequilibrou Fred, levantou os braços para "desfazer o flagrante".

Resultado: o choro é livre, mas o juiz japonês acertou.

Eu não assisto a Globo, mas fiquei sabendo na internet que o comentarista de arbitragem da TV Globo Arnaldo Cezar Coelho, disse que não houve pênalti. O vídeo citado mostra em 18 ângulos que houve sim.

2 Comentários:

Valdir dos Santos disse...

Muito bom! Agente não pode acreditar no PIG. Até no futebol a Globo faz o seu jogo sujo. Queriam afirmar que até a seleção rouba diante da Dilma. Atentos, mas cada coisa a seu tempo.

A ESPERANÇA É UMA ESTRELA disse...

Futebol é um esporte de contato, até o Arnaldo disse isso para dizer que o penalty não existiu, só que é de contato sim, mas não com as mãos, no futebol (foot=pé) mão não tem vez, aí seria handball, outra praia do Brasil também..... foi penalty sim, ao colocar as mãos no ombro do atacante o defensor o segurou, se de leve ou não não importa, não poderia segurá-lo.... o JUIZ, não é igual alguns outros e sentenciou corretamente.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração