Pages

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Lula é homenageado com busto de bronze em exposição em Washington, EUA


A estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez.

A organização dos estados americanos apresenta a exposição de  esculturas "Os Estados Americanos na visão do artista e escultor chinês   Yuan Xikun" no  museu de arte das Américas em colaboração com o  observador da missão da China para o OAS e da embaixada das pessoas da República da China nos Estados Unidos. 

O ex-presidente Lula  é a única personalidade viva homenageada em uma exposição  nos jardins da Organização dos Estados Americanos (OEA).

 Ele está representado em um dos 12 bustos feitos pelo escultor chinês Yuan Xikun, que celebram o 10º aniversário da entrada da China como membro observador permanente da OEA. A missão do país na organização e a Embaixada chinesa em Washington patrocinaram a exposição, aberta até 1º de agosto, que têm réplicas das esculturas (as originais estão em Pequim, no Jardim de Esculturas da Amizade Internacional). "A exposição procura estimular o mútuo entendimento entre a cultura chinesa e a paisagem multicultural dos países-membros da OEA", diz o texto da exposição no site da organismo.

 Esta exposição  incluirá peças de artigos históricos que fizeram contribuições exepecional para as Américas incluindo:
Before the Decisive War - Abraham Lincoln (United States)
Simón Bolívar (Venezuela)
Eloy Alfaro (Ecuador)
Tupac Amarú (Peru)
Lula Da Silva (Brazil)
Juan Pablo Duarte (Dominican Republic)
Tupac Katari (Bolivia),
Juana Azurduy (Bolivia),
Andreo De Santa Cruz (Bolivia),
Gabriel García Márquez (Colombia),

O escultor chinês Yuan Xikun diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA.

1 Comentários:

Valdete Lima disse...

Fernando Henrique deve cortar agora mais do que os pulsos!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração