Pages

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dilma para jornalistas esportivos: 'Esta é a hora de mudar as estruturas do futebol brasileiro'.

Dilma recebeu para jantar 10 jornalistas esportivos (Galvão não), na quinta-feira (15). Eis o relato de Paulo Vinícius Coelho, da ESPN, que esteve presente:

Esta é a hora de o governo ajudar a mudar o futebol brasileiro. Quem diz isso é a presidenta Dilma

Durou quatro horas o encontro entre a presidenta Dilma Roussef e um grupo de jornalistas esportivos. Assim como fez antes com setores da mídia, como os blogueiros, a presidenta convocou para um jantar no Palácio da Alvorada, em Brasília, dez profissionais: Juca Kfouri, Paulo Calçade, Renato Maurício Prado, Mauro Beting, Milton Leite, Tino Marcos, Paulo Sant'Anna, Téo José, Renata Fan e eu.

Também estavam presentes os ministros Aldo Rebelo, dos Esportes, Paulo Bernardo, das Comunicações, e Thomas Traumann, da Secretaria da Comunicação Social. Foi Traumann quem informou na chegada a razão do encontro: "Ela quer ouvi-los."

Não foi só isso. A presidenta também falou sobre a expectativa da Copa do Mundo e de ter o evento como momento de afirmação do país. Da possibilidade de novos protestos, para os quais, segundo ela, a polícia estará preparada não para reprimir, mas para policiar. E de coisas que, na sua visão, estão acontecendo. "Tudo o que se fizer no Brasil ainda é pouco! O país está muito acima da expectativa que tínhamos para ele dez anos atrás. A Copa do Mundo vai ser muito boa", disse durante o jantar.

Nas entrelinhas, sua expectativa parece vir da percepção de que nem tudo deu certo em outros lugares e muitas vezes a exigência brasileira sobre o Brasil é maior do que a de outros países sobre eles mesmos. Percepção que teve durante a estadia nas Olimpíadas de Londres, onde, para ela, houve problemas sérios.

Ponderei que vivi outros problemas em coberturas de Copas do Mundo nos Estados Unidos, França e África do Sul, mas com a percepção de que é preciso entender o que está dando certo aqui, em vez do que deu errado em outros lugares.

Entre as coisas que dão certo, Dilma fala sobre as obras que estão em andamento e que atenderão ao país nos próximos anos, embora não durante a Copa do Mundo. "A Transcarioca é para a população do Rio de Janeiro, não para a Copa do Mundo", exemplificou.

Tudo o que está escrito acima desta linha é o que a presidenta queria falar.

Tão importante quanto isso talvez tenha sido o que que ela permitiu ouvir. A radiografia do futebol brasileiro, tão perto de se tornar relevante no cenário dos clubes em âmbito mundial e tão longe ao mesmo tempo, pela dificuldade de colocar as pessoas certas nos lugares certos, retirar a corrupção e o coronelismo de campo.

De fazer o futebol ser tratado como indústria, capaz de gerar empregos e pagar impostos, como um setor da economia.

No final da noite, Dilma disse a frase mais importante do jantar: "Esta é a hora!"

Referiu-se à Copa do Mundo permitir que o governo comece a tentar alavancar as mudanças. Ela disse que vai receber e ouvir o Bom Senso F. C.. E trabalhar. Tentar fazer o legado da Copa ser a transformação do futebol brasileiro.

Deu esperança.

Também importante -- e emocionante -- foi quando Dilma respondeu à pergunta de Juca Kfouri sobre sentar-se ao lado de José Maria Marin, o presidente da CBF e do COL, na abertura da Copa. Lembrou de ser torturada e do vilão, o delegado Sérgio Paranhos Fleury, elogiado em discurso de Marin em 1975. Afirmou ter precisado sentar-se com muito mais gente desse tipo, que apoiou a ditadura e foi cúmplice da tortura. Explicou por que não a incomoda tanto a obrigação de conviver com esse tipo de gente:

"Nós ganhamos! Eu posso contar a todos os meus familiares o que fiz e eles não podem. A verdade é que nós ganhamos!"

---------------------------------------

Renato Maruício Prado, da Fox Sports e colunista de "O Globo" também acrescenta detalhes interessantes em seu blogue.

E o que disse Juca Kfouri.

1 Comentários:

Duo disse...

Já a algumas boas dezenas de anos me desinteressei pelo futebol: O motivo, a evidente corrupção. Apesar disso sou a favor da realização da copa no Brasil. Mas o que eu realmente gostaria de ver é que, ao invés de investir direta ou indiretamente na estrutura do futebol atual, é que o governo direcionasse toda verba de esportes para esporte como educação, esporte para todos os jovens brasileiros, sem priorizar profissionalismo, copa, olimpíadas, competições. Esporte deve ser sinônimo de educação.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração