Pages

terça-feira, 15 de abril de 2014

PT estadual protocola ação contra propaganda mentirosa da Cemig



Mentira no ar: Anúncio vinculado na TV pelos tucanos
O PT estadual protocolou na tarde da última segunda-feira (14), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), representação contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apontando o “tom eleitoreiro” da propaganda de TV da estatal que responsabiliza o Governo Federal pelo reajuste de 14,76% na conta de luz. 

A ação pede a interrupção da campanha publicitária e a aplicação de multa, a ser definida pela Justiça. O anúncio do aumento da tarifa foi no dia 7 de abril, sob a alegação de que houve correção de preços das Usinas de Itaipu e Angra, além de maior participação das termelétricas nos contratos de energia. Na propaganda da Cemig, um ator contratado diz que a conta de luz mais cara foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que a distribuidora apenas cumpriu a decisão. 

Segundo o presidente do PT, Odair Cunha, serão protocoladas novas representações nos próximos dias. “É uma propaganda falsa, por uma questão simples: quem pede o reajuste para a Aneel é a distribuidora, no caso, a Cemig. Eles pediram quase 29% (leia aqui)  e a Aneel autorizou cerca de 14%, mas se a Cemig tivesse mais compromisso com Minas, em vez de atender interesses de seus acionistas, não concederia nem mesmo 1% de aumento”, disse.

 De acordo com nota emitida no domingo pelo PT estadual, o pedido da Cemig de aumento de cerca de 30% na conta de luz foi feito na semana em que a companhia anunciou um lucro de R$ 3,1 bilhões, referente a 2013. 

Se quiser, Cemig pode aplicar desconto na tarifa de consumidores, diz Aneel

 O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, convocou uma entrevista coletiva hoje para explicar como é feito o processo de reajuste das tarifas de energia elétrica.

A explicação detalhada ocorre  após a divulgação de um anúncio publicitário, por parte da Cemig --estatal de energia de Minas Gerais, governada desde 2003 por uma aliança comandada pelo PSDB-- na qual aponta o governo federal como responsável pelo aumento da tarifa de luz local. O reajuste autorizado pela Aneel foi de 14%. 

Na propaganda, o ator Jonas Bloch diz: "A tarifa da Cemig não é decidida pela Cemig". Quem define, afirma, "é um órgão do governo federal, a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], que fica lá em Brasília". E segue: "E o governo federal, por meio da Aneel, acaba de determinar um reajuste da nossa conta de energia elétrica da ordem de 14%". 

De acordo com Rufino, além da distribuidora ter participação intensa no processo de reajuste, ela ainda é responsável por encaminhar um pleito de aumento para a agência reguladora. No caso da empresa mineira, o pedido feito pela empresa era ainda maior do que o autorizado.

"O processo se dá por um pedido da concessionária, no caso da Cemig algo em torno de 29,7%. A Aneel entendeu que esse reajuste seria da ordem de 14%. Essa é a realidade dos fatos, se a Cemig ou qualquer outra divulga de maneira diferente disso, não temos relação com isso", disse Rufino. 

Ainda segundo Rufino, a Cemig tem liberdade para aplicar um aumento menor que o autorizado.
 
"A distribuidora tem a prerrogativa, se desejar praticar um preço menor, de conceder desconto. Algumas empresas já fizeram isso. Ela só não pode privilegiar ninguém, tem de dar desconto a todos". 

2 Comentários:

Unknown disse...

Canalhice digna de enrubescer o maior dos canalhas,são TUCANALHAS!

Pedro Du Bois disse...

Sem contar que as agências reguladoras, criadas no governo FHC, não são órgãos do governo federal, mas, sim, entidades autônomas, mesmo que às custas do governo federal. Seus diretores possuem mandatos pré-definidos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração