Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Programa do governo Lula fez de favela do PE área valorizada



Sabe aqueles milagres que  raramente vemos na imprensa? Aconteceu um hoje! O jornal O Estado de São Paulo publicou nesta segunda feira (14), um, dos milhares programas, que o   governo Lula criou para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros. Leia a matéria e veja se não é um milagre a nossa imprensa, que só se preocupa em agredir Lula, ter publicado


Há pouco mais de cinco décadas, pescadores, lavadeiras, biscatei­ros e sem-teto iniciaram a ocupa­ção de uma área à beira-mar, no limite sul da badalada praia de Boa Viagem. Expulsos, sempre re­tornavam ao local, numa teimo­sia que terminou dando nome ao lugar, Brasília Teimosa. O lugar foi se urbanizando e virando bairro popular. A extinção das 300 pa­lafitas que tomavam sua orla e lhe davam o aspecto de favela - promessa feita pelo ex-presiden­te Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de janeiro de 2003 - reforçou Bra­sília Teimosa como área cobiçada pelas grandes imobiliárias.

O funcionário público recém-aposentado Antonio Pedrosa, 60 anos, se sente um privilegiado. Com a derrubada das palafitas, que deu lugar à Avenida Brasília Formosa, sua pequena casa agora se situa na orla de 1,5 quilômetro. "Minha casinha ficava escondi­da, agora moro à beira-mar." Além da casa, possui mais dois imóveis no local. Ele ainda não tem o título de posse definitivo da terra, registrado em cartório, que começa a ser concedido à po­pulação de cerca de 20 mil pes­soas. Quando tiver, não preten­de vender, mas, segundo ele, é bom saber que, se quiser, pode ganhar muito dinheiro.

Autoestima.

 "Brasília Teimosa é a bola da vez. Obrigado, presi­dente Lula", diz o presidente do Conselho de Moradores, Wilson Lapa, que defende a mudança do nome da Avenida Brasília Formosa para Presidente Luiz Inácio Lu­la da Silva. Segundo ele, a ação do presidente aumentou a autoestima dos moradores: "Além de va­lorizar os imóveis, os turistas apa­recem mais, passa mais ônibus e temos uma orla onde caminhar".

A melhoria da qualidade de vi­da é reconhecida por todos, mes­mo com eventuais críticas à falta de ônibus e a necessidade de am­pliar a rede de saneamento. "Te­mos uma bonita orla, ponto de encontro da comunidade", diz a professora Taciana Santiago. Há dez anos, quando Lula esteve no bairro, ela foi uma das fãs que cor­reram atrás dele gritando seu no­me. "A vida nas palafitas era desumana. Sem banheiro, os dejetos eram jogados no mar", relembra.

Olho grande.

 A preocupação dos líderes comunitários é com o olho grande dos empresários. "Na hora em que se regularizar, muita gente vai vender", prevê o presidente da Colônia Z-i de pes­cadores, Augusto de Lima Guima­rães, 60 anos. A chegada ao local do grupo João Carlos Paes Men­donça (JCPM), que construiu um shopping perto da área, é bem vista, embora traga alguma preocupação futura. Os jovens es­tão se qualificando - com inglês, informática, marketing e capaci­tação em vendas - e são aprovei­tados no empreendimento.

A comunidade também é bene­ficiada com uma escola de regi­me semi-integral do governo es­tadual que promoveu um progra­ma que permite intercâmbio em outro país. Seis alunos do bairro já foram contemplados - três via­jaram para Estados Unidos e Ca­nadá. Os outros vão embarcar para Nova Zelândia e Austrália.

"Caiu a criminalidade, dimi­nuiu a sujeira", afirma o pesca­dor Ronaldo Gomes, 35 anos. Ele tem uma irmã que morava nas palafitas e ganhou casa no con­junto habitacional construído com recursos do governo fede­ral no bairro do Cordeiro, na zo­na oeste da cidade. "Minha irmã está feliz, trabalha como faxinei­ra." Muitos dos que se mudaram, no entanto, venderam ou aluga­ram suas novas casas. Alguns pes­cadores retornaram ao bairro.

Perfil.

 Embora a pesca ainda se­ja a principal atividade econômi­ca de Brasília Teimosa, a geração mais jovem não tem intenção de seguir a profissão dos pais, segundo estudo da Universidade Fede­ral de Pernambuco (UFPE).

A maioria da população tem renda de até um salário mínimo. O bairro conta com oito escolas públicas - além das particulares. De acordo com o Censo de 2010, 91,8% da população acima de 10 anos é alfabetizada. Esse número cai para 75,6% se considerada ape­nas a população acima de 60 anos.

O comércio é diversificado e garante a autossuficiência do bairro em praticamente todas as suas necessidades. Possui três restaurantes, sete bares na orla e outros 32 fora dela, 10 lanchone­tes, 16 mercadinhos, 11 açougues, duas padarias, duas lojas de frios e laticínios, peixarias, cinco armazéns de construção, 21 ar­marinhos, seis oficinas de bicicle­ta, quatro de automóveis. A popu­lação de Brasília Teimosa era de 19.155 habitantes em 2000. Em 2010, houve redução para 18.344.

2 Comentários:

Anônimo disse...

IPTU aumenta até 375% em Cotia. O prefeito Carlão Camargo (PSDB) teve 71% dos votos válidos, ou seja,votaram no cara em massa,agora não adianta reclamarem. Cada município,estado ou país tem os políticos que merecem. Só sinto pena mesmo dos outros que não votaram nesse tucano, estes sim tem direito de reclamar.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,iptu-aumenta-ate-375-em-cotia-,983968,0.htm

Anônimo disse...

OLHA SO O JORNAL O ESTADO DE SAO PAULO NADA MAIS FEZ QUE FALAR E NOTICIAR A VERDADE DE TANTO BEM QUE O LULA NOS FEZ EM SEUS OITO BONS ANOS DE SEU GOVERNO POIS FEZ ESSE TAO IMPORTANTE BEM PARA ESSA COMUNIDADE(FAVELA DE PERNAMBUCO)QUE HOJE E UMA UMA COMUNIDADE REVITALIZADA E COM UMA BOA VALORIZAÇAO,ENTAO OU JORNAL O ESTADO DE SAO PAULO ESSE NOSSO LULA FOI DE FATO UM PRESIDENTE QUE GOVERNOU BRASIL DE IGUAL PARA IGUAL,GOVERNOU PARA TODOS SEM FAZER SEPARAÇOES POR CLASSE SOCIAL,MAIS OLHOU COM OS OLHOS DO CORAÇAO PARA AS PESSOAS MENOS FAVORECIDAS DO NOSSO AMADO BRASIL,ENTAO E ESSE O MOTIVO QUE A MAIORIA ABSOLUTA E ESMAGADORA DO POVAO BRASILEIRO GOSTA E CONFIA NO LULA,SOU PERNAMBUCANO E DIGO PARA PERNAMBUCO,PARA O BRASIL E PARA O MUNDO QUE O NOSSO MELHOR PRESIDENTE ATE HOJE FOI O LULA,ESSE SIM VALEU A PENA SER ELEITO E REELEITO,OBRIGADO LULA PELO BEM QUE NOS FEZ,MUITA SORTE AO SENHOR E SUA FAMILIA E PARA TODOS NOS DA NAÇAO BRASILEIRA.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração