Pages

sábado, 26 de maio de 2012

Nelson Jobim desmente a parceria Veja-Gilmar Mendes

Hoje a revista Veja inventou uma estória, supostamente contada por Gilmar Mendes. Para a revista seria a palavra de Gilmar contra a palavra de Lula. Mas tinha uma testemunha, que desmentiu a revista e Gilmar Mendes, o ex-ministro e também ex-presidente do STF, Nélson Jobim.

Note-se que Jobim não é petista, muito pelo contrário. Filiado ao PMDB, tem muita proximidade com o alto tucanato, sobretudo com FHC e Serra. Além disso, já apoiou Gilmar Mendes em outros episódios.

O desmentido também veio de um veículo insuspeito de ser "petista" ou "lulista", o Estadão, que, pelo menos, deu-se ao trabalho de fazer jornalismo, e ouvir e publicar, sem truques, o testemunho de quem presenciou.

Eis o que publicou o Estadão (grifos meus):

Jobim nega pressão de Lula sobre STF para adiar julgamento do mensalão

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim negou hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha pressionado o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a adiar o julgamento do mensalão, usando como moeda de troca a CPI do Cachoeira.

Reportagem da revista Veja publicada neste sábado relata um encontro de Lula com Gilmar no escritório de advocacia de Jobim, em Brasília, no qual o ex-presidente teria dito que o julgamento em 2012 é "inconveniente" e oferecido ao ministro proteção na CPI, de maioria governista. Gilmar tem relações estreitas com o senador Demóstenes Torres (sem partido, GO), acusado de envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

"O quê? De forma nenhuma, não se falou nada disso", reagiu Jobim, questionado pelo Estado. "O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá. Não houve conversa sobre o mensalão", reiterou.

Segundo a revista, Gilmar confirmou o teor dos diálogos e se disse "perplexo" com as "insinuações" do ex-presidente. Lula teria perguntado a ele sobre uma viagem a Berlim, aludindo a boatos sobre um encontro do ministro do STF com Demóstenes da capital alemã, supostamente pago por Cachoeira.

Ele teria manifestado preocupação com o ministro Ricardo Lewandowski, que deve encerrar o voto revisor do mensalão em junho; e adiantado que acionaria o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Sepúlveda Pertence, ligado à ministra do STF Carmen Lúcia, para que ala apoiasse a estratégia de adiar o julgamento para 2013.

Jobim disse, sem entrar em detalhes, que na conversa foram tratadas apenas questões "genéricas", "institucionais". E que em nenhum momento Gilmar e o ex-presidente estiveram sozinhos ou falaram na cozinha do escritório, como relatou Veja. "Tomamos um café na minha sala. O tempo todo foi dentro da minha sala, o Lula saiu antes, durante todo o tempo nós ficamos juntos", assegurou.

Questionado se o ministro do STF mentiu sobre a conversa, Jobim respondeu: "Não poderia emitir juízo sobre o que o Gilmar fez ou deixou de fazer".

Procurado pelo Estado, Pertence negou ter sido acionado para que intercedesse junto a Carmen Lúcia: "Não fui procurado e não creio que o ex-presidente Lula pretendesse falar alguma coisa comigo a esse respeito".

-----------

Em tempo: Lula não atendeu a revista Veja e não deu a menor importância para o que publicou a revista (que era abastecida pelo bicheiro Cachoeira). Sua assessoria disse que nem comentaria.

Pouco antes das eleições de 2006, a revista Veja chegou ao cúmulo de publicar contas falsas no exterior atribuídas a Lula. Sem qualquer confirmação, nem mesmo da fonte do boato (Daniel Dantas), que desmentiu.

16 Comentários:

Djijo disse...

Há outro mitomaníaco no cenário nacional?

Luciano disse...

E nem seria necessário esse desmentido do Jobim. Todo mundo já sabia que se tratava apenas de mais uma mutreta armada pela Veja e Gilmar contra Lula.
Esse ministro (Gilmar) é tão desacreditado, que no dia em que ele falar alguma verdade, ninguém acreditará.

Anônimo disse...

Diante de mais esse fato, torna-se imperiosa a necessidade da CPMI convocar os representantes da Veja e esse Gilmar.
Chega dessas vagabundagens... CPI neles, já!

Renaldo disse...

O problema e que a revista VEJA, esta querendo sair das cordas, estao cria as mais fantasiosas investigaçoes e noticias,ja que esta nao consegue se desvencilhar dos tentaculos do esquema de Carlinhos Cachoeira, e seu descredito e visto por todos.

Herminio disse...

Essa revista merece uma paulada na cabeça pra ver se assim deixa de tentar enlamear e mentir.

José Antônio Cardoso disse...

Interessante: notem que tanto no UOL, quanto no site da própria "veja", agora próximo das 21:00h, não há menção à matéria. Estranho, não? Somente o G1 dá uma manchete secundária, com menos destaque do que pela manhã.

Anônimo disse...

Enquanto houver IMUNIDADE PARLAMENTAR,
ou FÓRUM PRIVILEGIADO, não haverá justiça social, nem democracia; pois em
uma democracia, os direitos são iguais, e sempre predomina a vontade da maioria.

Anônimo disse...

o governo tem que desmontar esta máfia formada por senhores da alta corte, imprensa e alguns empresários,isto tem acontecer agora com esta CPI porque se não esta turma desmonta o PT.

Regis disse...

Então o Gilmar é mentiroso. Vais pedir desculpas, Ministro? Caso contrário precisa processar o Jobim. Vamos esperar para ver o que este traste vai fazer.
Estou a favor da campanha "Papuda para o papudo Gilmar".

Anônimo disse...

Mais uma vez essa revista nos mostra como NÃO se deve fazer jornalismo. É uma verdadeira aula para as Faculdades de todo o Brasil. Ela não faz jornalismo investigativo e sim conversa de comadre. Um horror!

Alex disse...

Essa armação é a confissão de que o gilmar tem algo a ver com o cachoeira.

Luis disse...

Pela extinção da Veja e de Mendes Já.

Unknown disse...

Está mais do que na hora do ex-Presidente vir a público e desmentir de uma vez por todas essa história. Chega do País ficar, todo final de semana, sendo chantegeado pela Veja. Este Blog que tem tantas ligações com o ex-Presidente tem de convencê-lo a chamar uma entrevista coletiva na 2ª feira, pedir ao Jobim que compareça e desmentir o Gilmar na frente de toda a imprensa. Isto poderia até gerar um processo de impeachment para o Gilmar....

Anônimo disse...

Jobim � altamente suspeitoo....

Geysa Guimarães disse...

Que feio, Gilmar Mentes!
Proferir inverdades deveria ser motivo de aposentadoria compulsória a integrantes do STF.

marilamar disse...

O LULA tem que falar na TV RECORD a verdade e colocar o Gilmar Dantas Cachoeira e seus familiares no seu devido lugar cadeia publica de Diamantino???

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração