Pages

sexta-feira, 23 de março de 2012

PSDB e DEM, com apoio do PSOL, vão ao STF para impedir bolsas no ensino técnico aos mais pobres

O Senado aprovou na quinta-feira verba extra de R$ 460 milhões neste ano para conceder bolsas de estudo a estudantes e trabalhadores no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Tem direito à bolsa trabalhadores beneficiários da Bolsa Família, para fazerem cursos profissionalizantes com carga horária mínima de 160 horas, visando conseguir empregos melhores.

Também tem direito alunos de escola pública do ensino médio, para frequentar ao mesmo tempo o curso profissionalizante, quando não é oferecido em sua escola.

Foram contra a Medida Provisória que garante as verbas, os senadores do PSDB, do DEM e, pasmem, Randolfe Rodrigues do PSOL/AP, repetindo a aliança neoliberal com os demotucanos para retirar R$ 160 bilhões do SUS e engordar o lucro dos empresários com o fim da CPMF.

A nova aliança neoliberal do PSOL-DEM-PSDB alegou que a Medida Provisória seria inconstitucional, pois não atenderia aos critérios de urgência, como se quem é beneficiário do bolsa família em busca de um emprego melhor pudesse se dar ao luxo de ficar esperando por esta discussão inócua das Vossas Excelências demotucanas e psolistas.

Derrotados no voto na quinta-feira, o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) anunciou que recorrerá ao tapetão do STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir que os trabalhadores e alunos mais pobres tenham estas bolsas já neste ano. Nesta sexta-feira disse:

“Já está pronta a Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade]. Só falta a assinatura do partido, que será feita na semana que vem pelo Sérgio Guerra (PSDB) e pelo Agripino Maia (DEM)”.

Álvaro Dias demonstra que o discurso de campanha tucano de José Serra em 2010 era falso

Na campanha de 2010, o candidato tucano à presidente José Serra chegou a prometer fazer um programa semelhante ao PRONATEC. Álvaro Dias chegou a ser candidato a vice de Serra por 24 horas, quando foi substituído por um nome do DEM.

A postura atual de Álvaro Dias, como líder do partido no Senado, e de Sérgio Guerra, como presidente do partido, demonstra que tucanos com mandato estão fazendo o oposto do que prometeram na campanha eleitoral.

DEMos já entraram com ação semelhante contra o PROUNI e perderam

O DEMos é reincidente em entrar na justiça contra bolsas de estudos para os mais pobres. Em ação semelhante também ingressou no STF contra o PROUNI, com alegação de inconstitucionalidade. Para felicidade geral da Nação, perderam. (Com informações da Ag. Senado aqui e aqui)

8 Comentários:

sergio m pinto disse...

Como não conseguem vencer no voto, no Congresso, estão apenas copiando o "brilhante", acreditando que tem "facilidades" nas instâncias superiores do judiciário.

Herminio disse...

Não é de estranhar que o psol esteja contra esta medida, é que esse partido é formado por funcionarios públicos federais acostumados ter beneficios gordos como vantágens em seus gordos contra cheques,quem não lembra qu eles abandonram o pt justamente n época em que foi feita auela reforma d previd~encia? estão acostumados a só eles conseguirem que seus filhos prticipe. Uma tremenda falta de sencibilidde! que o psdb e o demos sejam contra, isso não é novidade e não merece comentários.

Anônimo disse...

O PSOL é um partido da esquerda? Só se for da esquerda da umbanda.


vicente caliman sp

Anônimo disse...

PSOL = Partido SOLidário ao PSDB/Dem????

Luiz Antonio disse...

Que maravilha esse PSOL, um bando de VAGABUNDOS,vocês vão ver nas eleições, seus TRAIRAS!!!!!

Gustavo Amigo disse...

Eu não sou do PSOL, mas acho que é bem clara a posição do partido quanto a como deveria ser expandido o financiamento da educação no Brasil. Que alias, já foi a posição do PT quando eramos contra as políticas do Paulo Renato no ME. Acho o texto deste blogue baixíssimo, é um tipo de governismo estúpido que não serve p/ nada, nem mesmo a base do PT. Desqualificar qualquer tipo de oposição, como os autores do texto tentam fazer, não é apenas uma posição desonesta, é fascismo.

Geysa Guimarães disse...

O PSOL tá pedindo pra ser chamado de PSOMBRA.

Jorge disse...

PSOL? Esse não é o partido da doida?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração