Pages

sábado, 17 de março de 2012

Por que tanto ódio da dupla Kassab/Serra contra catadores pobres, impedindo seu ganha pão?

Por traz de cada morador "de rua" existe um prefeito corrupto, omisso ou incompetente.

http://issuu.com/catadoresmncr/docs/205_o_trecheiro_fev_marc_2012_internet?mode=embed&layout=http%3A//skin.issuu.com/v/light/layout.xml 
Por que tanta perseguição da dupla Kassab/Serra contra os pobres catadores, a ponto de impedir seu ganha pão, reservando o material reciclável apenas para empresários "tubarões", autorizados pela prefeitura?



Se cada prefeito pegasse um pequeno percentual do que gasta com multinacionais e empreiteiras de coleta de lixo, e destinasse a verba para cooperativas de catadores, faria uma revolução social para erradicar boa parte da chamada "população em situação de rua", gerando trabalho com renda digna para estes trabalhadores, além de cortar pela raiz boa parte do problema que leva ao surgimento de cracolândias.

Assim como foi o Bolsa Família para o governo federal, é o tipo de política pública óbvia, relativamente simples de fazer e barata para prefeitura, pois basicamente depende de remanejar verbas de "tubarões" para "bagrinhos".

Só rabo preso com máfias do lixo e grandes financiadores de campanha, ou muita incompetência, pode explicar o porque de prefeitos não fazerem isso.

No caso da prefeitura de São Paulo, cujo projeto de poder tucano é a continuidade revezada entre José Serra (PSDB) e Kassab (PDS), chega a haver um situação de escárnio, a ponto de proibir comerciantes de doarem material reciclável para catadores, sob pena de multa de R$ 11 mil reais.

Proporcionar trabalho e renda digna para estes trabalhadores não melhora apenas a vida deles, melhora a qualidade de vida de toda a cidade, reduzindo drasticamente a pobreza urbana e a população que dorme sob marquises, dando condições de renda a trabalhadores, hoje marginalizados, para ter moradia e reestruturarem suas vidas.

População "de rua"  tem jeito. Lula ensinou o caminho, mas Kassab/Serra retrocedem.






Desde que tomou posse em 2003, o presidente Lula sempre participou da ceia de Natal dos catadores de recicláveis em São Paulo. No último natal como presidente, em 2010, Lula levou junto Dilma, já eleita presidenta, que prometeu continuar participando da cerimônia.

No natal de 2011, a presidenta Dilma passou pela prova dos nove de que continua o legado de Lula: ela fez questão de participar da cerimônia (Lula só não foi porque estava em tratamento, mas mandou seu abraço através de Dilma).

O gesto, além de elevar a auto-estima de todos, sempre visou organizar esses trabalhadores em cooperativas e estimular políticas públicas que deem a importância e o valor econômico que o trabalho deles tem de fato.

Pois o presidente Lula não fez só discursos e festejos. Ele e Dilma fizeram:
- abriram crédito no BNDES para as cooperativas de catadores (confira aqui, aqui e aqui);
- criaram o Coleta Seletiva Solidária;
- bancaram o estudo “Análise do Custo de Geração de Postos de Trabalho na Economia Urbana para o Segmento dos Catadores de Materiais Recicláveis”.
- implementaram a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prioriza os catadores;
- e outras ações.

Mas quem é responsável pela coleta do lixo nas cidades são as prefeituras, e se o prefeito boicota a lei e as cooperativas em favor da máfias do lixo, a coisa não anda.

Lula e Dilma abriram o caminho e deram os instrumentos, agora é preciso que os prefeitos façam a sua parte.

A atitude de Kassab é um enorme retrocesso. Em vez de colocar fiscais para multar, deveria colocar funcionários da prefeitura para montar um sistema de coleta com a participação intensiva dos catadores. Simples assim.

Mande para olho da rua prefeito corrupto ou incompetente com a população "de rua"

Teremos eleições municipais este ano, e é hora de mandar para olho da rua esses prefeitos que boicotam o trabalho dos catadores, pois isso deprecia não só os trabalhadores da reciclagem, mas também a própria qualidade de vida nas cidades ao não erradicarem a probreza, mantendo a população em situação de rua marginalizadas em vez de incluí-las, tendo a faca e queijo na mão para resolver o problema.

Não tem desculpa. Ou são corruptos, ou omissos, ou incompetentes, ou as três coisas ao mesmo tempo. Em nenhum caso merecem o voto.

Leia também:

- Já pensou encontrar R$ 8,5 bilhões jogados no lixo?

- Catadores de papel se despedem de Lula e agradecem por vida melhor. Lula chora.

- Nunca antes neste país dois presidentes da República almoçaram com catadores e população de rua.

1 Comentários:

Noir disse...

Certamente, esse não é um caso de incompetência.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração