Pages

domingo, 4 de dezembro de 2011

DEM fará convenção sem festas

Sem chamar atenção, o DEM realizará na terça-feira sua convenção nacional. Em uma eleição feita com uma chapa única, a cúpula do Democratas fechou acordo para praticamente manter a atual executiva e reconduzir seu presidente, o senador José Agripino Maia (RN). O objetivo da legenda, que tenta recuperar-se do baque causado pela criação do PSD, é evitar novas divisões internas e preparar o partido para acelerar os preparativos relativos às eleições municipais no início de 2012.

Embora integrantes do DEM ainda tentem marcar a data com um evento de maiores proporções, a cerimônia deve ser discreta. Até ontem, estava prevista para ocorrer em uma sala no 26º andar de uma das duas torres do Congresso Nacional, onde está instalada a sede do DEM.....


"É uma convenção de procedimento, não tem festividade", explicou o presidente do DEM. "É mais interna, uma questão administrativa normal." A principal novidade que sairá da convenção nacional deve ser a eleição do novo secretário-geral do DEM. A vaga era ocupada pelo deputado Marcos Montes (MG), que deixou o Democratas para filiar-se ao PSD. O mais cotado para assumir a função, uma das mais importantes na estrutura partidária, é o deputado Onyx Lorenzoni (RS).

Além de Agripino Maia e Lorenzoni, devem participar da futura Executiva Nacional do DEM, por exemplo, Rodrigo Garcia (SP), atual secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, e os deputados Ronaldo Caiado (GO), Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), Pauderney Avelino (AM), Felipe Maia (RN) e o senador Demóstenes Torres, líder da legenda no Senado.

"Vamos fazer uma convenção na sede do partido mesmo. Será um rito partidário", comentou o deputado Ronaldo Caiado, acrescentando que o partido deixará para 2012 seus principais eventos nacionais e caminhadas pelos Estados.

O DEM aproveita também as negociações sobre a formação da sua nova executiva nacional para tentar já iniciar as conversas acerca da eleição de seus próximos líderes no Congresso. Na Câmara, o deputado Pauderney Avelino trabalha para ser indicado ao cargo atualmente ocupado por Antonio Carlos Magalhães Neto. Mas uma ala da bancada trabalha com um cenário em que ACM Neto permanecerá na liderança do partido em 2012. No Senado, acredita-se que Demóstenes Torres será reeleito.

Em 2010, o DEM elegeu 43 deputados. Após a criação do PSD, movimento capitaneado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o DEM ficou com uma bancada de 27 deputados federais. Já o PSD, que atraiu também parlamentares de outras legendas, tem 48 deputados.

O DEM conta ainda com cinco cadeiras no Senado, onde Kátia Abreu (TO) deixou o partido para ajudar a fundar o PSD. O Democratas também sofreu baixas nos Estados, perdendo prefeitos, vereadores e até o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Em relação aos preparativos para as eleições municipais, o senador José Agripino Maia já iniciou um giro pelos Estados para tratar do assunto. O roteiro será retomado no início de 2012 com viagens a São Paulo e Minas Gerais. Do Valor

1 Comentários:

waldir ferreira disse...

Poderiam fazer dentro de uma Van,

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração