Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Na Polônia, Lula recebe prêmio Lech Walesa


O ex-presidente Lula recebeu nesta quinta-feira o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 pelo ativista e prêmio Nobel da Paz para reconhecer as personalidades que se destacaram por seu compromisso com a liberdade, a democracia e a cooperação internacional. Lula recebeu o prêmio em uma cerimônia na cidade de Gdansk (norte da Polônia), e foi chamado de um "homem extraordinário" pelo primeiro-ministro polonês, Donald Tusk.


"É um símbolo de que as coisas impossíveis podem se fazer possíveis, Lula foi o líder que encarnou as esperanças de uma melhora radical no destino de milhões de pessoas", disse o chefe do governo polonês, para quem o Lula  aplicou uma política capaz de transformar o Brasil em um dos países com maior índice de crescimento do mundo. Lula expressou seu agradecimento ao prêmio e afirmou que Lech Walesa é um autêntico herói por ter liderado os trabalhadores poloneses em sua luta pela democracia.

Em seu discurso,Lula criticou o estado atual da economia mundial, que segundo sua opinião se transformou em "um gigantesco cassino", onde o mercado não é capaz de oferecer soluções boas e sensatas. O ex-presidente polonês Walesa reconheceu que o capitalismo não satisfez todas as expectativas, e se mostrou propício a moderar certos aspectos deste sistema.

O prêmio Nobel da Paz afirmou que apesar das raízes ideológicas diferentes, compartilha com Lula a origem sindical e o fato de terem realizado mudanças em suas nações. De acordo com Lula, os dois queriam mudar seus respectivos países, e os dois acreditam no valor da democracia, sabedoria humana e diálogo.

Lech Walesa fundou seu prêmio em 2008, 25 anos após ter sido agraciado com o Nobel da Paz por sua luta contra o comunismo e pelo advento da democracia na Polônia. O prêmio tem um valor de US$ 100 mil. Em 1990, após liderar numerosos protestos contra o regime comunista polonês, Walesa se tornou o primeiro presidente eleito democraticamente em seu país após a Segunda Guerra Mundial.Agência EFE -

1 Comentários:

Anônimo disse...

Pena que seja um prêmio que leva o nome de um salafrário, vendilhão, traidor da Pátria. Junto com a CIA e o Karel Vojtila ajudou a derrubar o regime socialista e participou do botim final. Espero que um dia seja criado o prêmio Lula para agraciar aqueles que, como nosso querido e eterno Presidente honrem sua obra em prol de um mundo melhor para o seu e todos os povos do mundo.

Lia Vinhas

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração