Pages

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dilma lança programa com 100 mil bolsas de intercâmbio

Ao oficializar nesta terça-feira o programa "Brasil sem fronteiras", a presidente Dilma Rousseff afirmou que tem trabalhado para criar ações que permitam acesso de pessoas pelo mérito e não pelo "quem indica".

O programa prevê 100 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros até 2014. São 75 mil bolsas custeadas pelo governo-- um investimento de R$ 3,1 bilhões. O governo espera que 25 mil bolsas sejam financiadas pela iniciativa privada.


"Nós não estamos fazendo programa baseado no quem indica. Estamos criando no Brasil ações orientadas pelo mérito dentro de um quadro de um grande esforço de garantir que as populações mais pobres tivessem acesso ao mérito. Isso para nós é muito importante", disse.

Na reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), a presidente reforçou que essa preocupação com o mérito permite a ascensão social dos brasileiros. "A partir do critério de mérito, vamos aplicar outros que podem contemplar gênero, a questão étnica. A questão do mérito é essencial, sem o que não podemos implementar o projeto. Está provado que a política de mérito no Brasil pode contemplar as camadas mais pobres da população", disse.

A presidente destacou que as bolsas são voltadas para as áreas exatas porque há uma deficiência nessa formação.

"O Brasil tem de reconhecer que tem falhas e fraquezas e se a gente as reconhece nós damos um passo em direção ao fortalecimento. Por isso o foco desse programa está nas áreas exatas. Não estamos dizendo que automaticamente vamos formar 75 mil Einstens [em referencia ao cientista Albert Einsten]. Vamos forma a base de pensamento educacional do país. A expectativa é que eles voltem e se integrem à universidades, às empresas".

Na reunião de abril do CDES, a presidente já tinha anunciado que discutia o programa.

As bolsas oferecidas serão prioritariamente para engenharias, ciências exatas (matemática, física, química), computação, produção agrícola, tecnologia aeroespacial, petróleo gás e demais áreas tecnológicas.

Serão 27,1 mil bolsas para alunos de graduação, 24,5 mil para doutorado de um ano, 9.700 para doutorado integral e 2.600 para pós-doutorado. Outras 700 bolsas vão beneficiar o treinamento de especialistas, 860 serão para jovens cientistas e grandes talentos e 390 serão dedicadas a pesquisadores visitantes no Brasil.

As bolsas serão oferecidas em mais de 200 universidades fora do Brasil nas áreas de ciências da saúde, ciências da vida e engenharia e tecnologia. A seleção dos bolsistas será feita na primeira fase pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

3 Comentários:

Taiana disse...

Onde posso obter informacoes para solicitar a bolsa?
Muito obrigada

Taiana

Ray Silveira disse...

Ministro de Dilma, Jobim diz que votou em Cerra!
http://www1.folha.uol.com.br/poder/poder_e_politica/nelson_jobim-1.shtml

A partir de hoje, passo a ver o governo da dona Dilma com outros olhos: GOVERNO FRACO!

Será que ela tem medo dos neoescravagistas?

Será que vai ficar desmoralizada e ainda mais depreciada do que já são as mulheres?

Ray Silveira disse...

Ministro de Dilma, Jobim diz que votou em Cerra!
http://www1.folha.uol.com.br/poder/poder_e_politica/nelson_jobim-1.shtml

A partir de hoje, passo a ver o governo da dona Dilma com outros olhos: GOVERNO FRACO!

Será que ela tem medo dos neoescravagistas?

Será que vai ficar desmoralizada e ainda mais depreciada do que já são as mulheres?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração