Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Balanço do 2º Encontro Nacional Blogueiros Progressistas

Falar em balanço é exagero, pois seria necessário um calhamaço, e cada blogueiro tem seu próprio balanço, então segue as impressões suscintas:

- é sempre gratificante encontrar (ou reencontrar) pessoalmente quem já conhecemos virtualmente e são grandes companheiros de luta na blogosfera. No encontro estavam mais de 400 pessoas, e cada um deve ter conhecido pessoalmente pelo menos algumas dezenas de companheiros virtuais.

- o reconhecimento pelo presidente Lula da importância da blogosfera, mais uma vez, foi outra coisa gratificante. Não é qualquer encontro que pode contar com a presença de um dos líderes mundiais mais populares do mundo, e ainda mais com um discurso de lavar a alma (se ainda não viu o vídeo, veja-o aqui).

- a blogosfera demonstrou importância ao contar com a participação ou presença de ministros, como Paulo Bernardo, do governador Agnelo Queiroz, de ex-ministros, deputados, lideranças partidárias, intelectuais renomados, e... jornalistas do PIG fazendo cobertura do evento (naturalmente para falar mal).

- num ambiente anárquico, diverso e sem hierarquia, como é a blogosfera, não poderia deixar de haver divergências, e é óbvio que é um desafio em si manter a coesão como movimento organizado, e nesse ponto o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas alcançou pleno êxito.

- os blogueiros e amigos da blogosfera, vindos do Nordeste, se é que não estavam em maioria, se tornaram maioria durante o encontro, pois a Bahia acabou sendo candidata única como próxima sede do encontro em 2012.

- A qualidade dos debates, tanto na plenário do encontro, como nos grupos de trabalho menores, foram bastante ricos e produtivos em idéias.

- Como não poderia deixar de ser, a polêmica esteve presente, e o ponto mais polêmico foram alguns tópicos do texto da Carta final do encontro, que não tiveram consenso.
As discordâncias foram decididas democraticamente no voto, portanto não há o que reclamar.
Mas também é direito democrático dos blogueiros que não se sentiram representados em trechos do texto, fazerem notas em seus blogs, apresentando seus destaques e comentando, como faremos aqui.

- outro ponto alto foi a solidariedade e atitude prática em criar apoio jurídico para defender os blogueiros perseguidos por processos judiciais intimidadores e até vítimas de violência. Além do repúdio aos perseguidores.

- O ponto fraco do encontro foi a conexão wi-fi de banda larga no local não funcionar a contento. Impediu aos blogueiros fazerem uma melhor cobertura em tempo-real e, por vezes, impediu acessar informações on-line para subsidiar os debates.

- Pelas conversas informais nos intervalos, e pelos debates em grupos paralelos, é bastante provável que num ponto houve alguma frustação de expectativas, sobretudo para pequenos blogueiros e independentes. Foi no reconhecimento da blogosfera como mídia profissional, um assunto que foi pouco tratado no plenário do encontro (mesmo que o evento em si contribua para tal objetivo). Foi até necessário inserir um destaque no texto final da carta, que sequer contemplava a questão.

A blogosfera progressista, como entidade que existe de fato, independente de qualquer organização, não precisa provar mais nada para ninguém. Quem faz a blogosfera são os internautas que escrevem, publicam, leem, comentam, divulgam, repassam, debatem. A organização da blogosfera, como em encontros como estes, é importante para consolidar como movimento social, e para ganhar canais de interlocução institucionais. O que foi feito até aqui, parabéns. O que ainda não foi, sigamos em frente.

7 Comentários:

josé lopes disse...

Zé eu gostaria de ver você e a Helena lá. Tem alguma foto?

josé lopes disse...

“Vamos auditar todos os nossos hospitais”, disse Alckmin.
Depois da casa arrombada. 16 anos de governo tucano em São Paulo. 16 anos de desgoverno. Querido povo paulista vamos dar um basta nisso nas próximas eleições?

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/apos-denuncias-alckmin-diz-que-hospitais-passarao-por-auditoria.html

Fred Azevedo disse...

Se vamos jogar esta imensa responsabilidade nos ombros da blogsfera, que sejam dadas condições para os blogs progressistas - chamados pelo pig, de sujos - possam lutar em iguais condições. Caberá a blogsfera livre e progressista fazer o trabalho do Ministro das Comunicações?! Dos Deputados!? De quem deveria partir a ação?!
Sem Ley de Médios, não há como implementar as reformas necessárias, como bem disse Erundina; e até mesmo o Brasil sem Miséria será ameaçado. De todas as formas. Ley de Médios Já!!!
Espero que publiquem este comentário. Obrigado.

Fred Azevedo disse...

Se vamos jogar esta imensa responsabilidade nos ombros da blogsfera, que sejam dadas condições para os blogs progressistas - chamados pelo pig, de sujos - possam lutar em iguais condições. Caberá a blogsfera livre e progressista fazer o trabalho do Ministro das Comunicações?! Dos Deputados!? De quem deveria partir a ação?!
Sem Ley de Médios, não há como implementar as reformas necessárias, como bem disse Erundina; e até mesmo o Brasil sem Miséria será ameaçado. De todas as formas. Ley de Médios Já!!!
Espero que publiquem este comentário. Obrigado.

Teresinha Carpes 13 disse...

Caro Zé Augusto!

Fui no penúltimo encontro dos Blogueiros e Tuiteir@s do RS; o #BlogProgrRS#Conheci muita gente importante,blogueiros tais como:Eduardo Guimarães(blog da Cidadanía)O Marco Weissemer(?)será assim que se escreve??Conheci o Rovai,gente...êle é um amor!Conheci o Leandro Fortes(Com personalidade forte,como o nome dele) o Blogogueiro do Cloaca News,eu já tinha conhecido,num encontro casual num Schoping Center(Praia de Belas)Foi muito lindo este encontro,eu já conhecia o Branco(me esqueci do nome dele)desde sempre,na direção do PT,agora êle está no governo Federal!

spin disse...

Três coisas:

1- Gostei qdo Lula pediu seriedade a todos, segundo ele(Lula) é a seriedade que fará com que a blogosfera seja respeitada pela sociedade, enfim, é não cair na esparrela do pig, nas arapucas, no jogo sujo como aquele no qual Serra tentou enfiar os blogueiros ao chamá-los de "blogueiros sujos", etc

2- Além da Altercom, Intervozes, MSM, precisamos de mais entidades representativas do nosso campo blogosférico

3- É importante que a Carta do II Blogprog seja divulgada. Não sei como ocorreria esta obrigatoriedade: via judicial, via pagamento ao pig(como fazia Leonel Brizola com os seus "Tijolões" publicados, mediante pagamento, no Globo). Estou disposto a contribuir em dinheiro para que a carta seja publicada.

Anônimo disse...

blogueiros progressistas...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração