Pages

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lula reune com partidos para discutir reforma política consensual


O ex-presidente Lula  se reuniu ontem com lideranças do PT, PSB, PDT e PCdoB, em São Paulo, para definir pontos de consenso sobre a reforma política. A partir do acordo, os representantes dos partidos orientarão seus parlamentares para futuras votações no Congresso Nacional.

De novidade, os partidos chegaram a um acordo para a defesa conjunta do financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais e da diminuição do quórum necessário para projetos de lei de iniciativa popular - hoje, são necessárias 1 milhão de assinaturas para que este tipo de proposta chegue ao Congresso.

Na reunião, ficou decidido que as respectivas fundações dos partidos estudarão formas de se adotar o financiamento exclusivamente público, mesmo sem a aprovação da lista fechada, modelo pelo qual o eleitor vota só em partidos.

"Não é inviável fazer [o financiamento] sem a lista", disse Rui Falcão, presidente do PT.

Os presentes também chegaram a um consenso sobre a defesa do sistema de voto proporcional, a manutenção do voto obrigatório e a defesa da fidelidade partidária. Estiveram na reunião, além de Lula, os presidentes do PSB Eduardo Campos, governador de Pernambuco; do PT, Rui Falcão e do PCdoB, Renato Rabelo. O deputado federal Brizola Neto representou o PDT, do qual é vice-presidente.

O grupo definiu que estabelecerá um fórum permanente de discussão, com reuniões a cada 60 dias. Lula lembrou aos presentes que, no passado, fazia o mesmo com Leonel Brizola (PDT), Miguel Arraes (PSB) e João Amazonas (PCdoB). "Há um consenso de que o financiamento [público] responde a uma série de anseios para controle das campanhas. E leva a disputa a um nível de igualdade maior", avaliou Rabelo. Ponto ainda em negociação no grupo é a proposta de Campos de que as eleições em todas as esferas de governo ocorram no mesmo ano.

O presidente petista Rui Falcão confirmou que se encontrará com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na sexta-feira, para uma conversa política. Disse que o governo tende a receber um eventual apoio oferecido pelo PSD, partido em fase de criação e capitaneado por Kassab: "Não vi governo até hoje recusar apoio".

O ex-presidente Lula saiu antes do término da reunião. Ele confirmou presença no encontro nacional de blogueiros, nos dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília.

3 Comentários:

Antonio Carlos Silva - RJ disse...

Prezada Helena, fico feliz em saber que o meu Presidente Lula estará mais do que nunca, ativo na militância política partidária .
Espero que neste encontro nacional dos blogueiros, o nosso blog (Amigos do Presidente) esteja presente lá em Brasília, e que o meu (nosso) Presidente Lula faça em grande estilo o lançamento do seu blog (ou site) .
Nós, militantes Petistas, Lulistas e socialistas merecemos o sucesso deste grandioso evento .


Saudações Nacionalista !

Anônimo disse...

Papo que rolou no Senado Federal sob o olhar de um incrédulo cidadão efoi publicado como comentário em um blog da Belém do Pará:

Anônimo disse...
Prezado Jorge:
Já disse e repito: seu blog é um dos melhores da golosfera.
Companheiro, olhe lá.
Esta notícia saiu no site do Congresso em Foco
"http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=37061
Parlamentares são acusados por 350 crimes no STF
Zé Maria (15/05/2011 - 10h17)
No Brasil todo mundo grita, faz reportagens ótimas como esta, mas mão acontece nada com os políticos corruptos. Semana passada assisti no Senado Federal uma cena que me revoltou, como cidadão brasileiro que paga metade do salário de impostos. O Senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará que responde 2 processos criminais no STF por corrupçaõ e formação de quadrilha falava abertamente com outros 3 senadores: "eu sou amigo do Sarney e não vai pegar nada comigo. O Chefe já falou com o Gilmar e acertou tudo com ele e eu vou acertar com o nosso chefe. Só os otários vão presos no Brasil". Ninguem me contou eu ouvi. Entrei no site do STF e constatei que o julgamento do Senador Flexa Ribeiro já foi adiado 5 vezes no STF. Será verdade, então. Quando o STF, órgão máximo de deliberação no assunto entre no jogo, vamos apelar para quem? Será que o Ministro Gilmar Mendes e o Senador Sarney sabem o que o parlamentar do Pará anda dizendo? Como informar para eles? Talvez o Congresso em Foco saiba".
Meu comentário:
E os paraenses não dizem nada, todo mundo calado? É por isso que o Pará está cada vez pior.

15 de maio de 2011 11:57

augusto2 disse...

será, meu Deus, que ouvistes nossas preces? alguem chegou a um consenso sobre isso, que dois mais dois dá quatro ?
Que no futuro possamos competir e brigar politicamente, um contra o outro mas num sistema menos retrógrado e selvagem de legislaçao politica, sistema que hoje so favorece os objetos do voto?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração