Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Caso sanguessuga faz 5 anos com apenas um ex-deputado punido


Caso que levantou suspeita contra o maior número de congressistas, o escândalo dos sanguessugas faz nesta quarta-feira cinco anos com apenas um ex-deputado condenado entre as mais de 300 pessoas processadas criminalmente. Em 4 de maio de 2006, a Polícia Federal cumpriu 46 mandados de prisão contra políticos e assessores acusados de desviar verbas do Orçamento na compra de ambulâncias superfaturadas por prefeituras - uma fraude de mais de R$ 100 milhões. Com base em depoimentos e documentos fornecidos pela família Vedoin (dona da empresa Planam, pivô do esquema), foi criada uma CPI que pediu abertura de processo de cassação contra 69 deputados federais e três senadores. Os empresários Darci e Luiz Antonio Vedoin pedem perdão judicial alegando que ajudaram na apuração. As informações são da Folha de S. Paulo.

Nenhum parlamentar perdeu o mandato, mas a repercussão do caso levou muitos a desistir da reeleição: apenas cinco voltaram à Câmara em 2007. Na área jurídica o total de acusados foi maior. Na Justiça Federal de Mato Grosso foram abertos 285 processos criminais contra mais de 300 acusados. Segundo o Ministério Público Federal, 31 sentenças foram proferidas, sendo 22 condenações. O único ex-deputado atingido foi Cleuber Carneiro (MG), condenado em 2010 por corrupção passiva. A pena de dois anos de prisão foi convertida em prestação de serviços e a defesa recorreu. Já na área cível foi aberta mais de 100 processos por improbidade administrativa em diversos Estados. As condenações são poucas. A primeira ocorreu em agosto de 2009, contra o ex-deputado federal Cabo Júlio (MG), que recorreu. Acusado de integrar o núcleo do esquema, Nilton Capixaba (PTB-RO) retornou à Câmara neste ano.

Relembre o caso:

Os Vedoin acusam Serra
Donos da Planam afirmam que o ex-ministro José Serra está envolvido com a máfia das ambulâncias e entregam novos documentos sobre a distribuição de propinas Leia a matéria completa aqui

Serra e os vampiros
O inquérito sigiloso da Operação Vampiro mostra como a quadrilha agiu livremente na gestão de José Serra, sem ser investigada. E prova que Serra sabia. Leia a matéria aqui

4 Comentários:

Anônimo disse...

Azuir Disse...
Crimes de Lesa a Nação não Podem Prescrever. Ao Criminoso tem de ser possível de ter de pagar por seus crimes, por toda a sua vida.
A Gente assistiu na Última aleição, a Midia fazendo tudo pelo Serra com tantos debates, com todas as possibilidades de favorecimento aos Privatizadores como nunca se viu.
Essa Afinidade de interesses econômicos tinham que ter apurações com as devidas responsabilidades e punições que a gente nunca vê acontecer.
O Serra e todos que foram das Privatizações a preço de banana tinham de ser investigados mas, ao contrário fizeram leis e Juizes que tornam ilegais e crimes, as leis e os procedimentos que provam os roubos, as apropriações e fraudes com o dinheiro público, como ilegais e conseguem garantir a impunidade dos que sangram a nação.
A gente sabe ou pelo menos não diz, que existe Juiz corrupto que solta os bandidos, os banqueiros e Políticos que privatizam o Patrimônio da Nação a Preço de Banana como a Vale do Rio Doce. os Bancos Estaduais e as Telefônicas Estaduais, e tentam e até conseguem criminalizar os que provam que os bandidos são bandidos.
Isso não pode prescrever e tem de ser investigado sempre até os criminosos serem pegos e pagarem pelos crimes..
Bandido é bandido e lugar de bandido é na cadeia.
Isso todo mundo sabe.
O Executivo, o Legislativo e toda a nação tem de ajudar o Judiciário a ser mais Justo.
Abração Amigo para Todos.
Azuir Filho

ALEX disse...

ESTA DONA KATIA ...

Do blog Tijolaço

O repórter Leandro Fortes, da Carta Capital, publica uma matéria estarrecedora. A exdemossenadora Kátia Abreu, do Tocantins, migrada agora para o PSD de Kassab e Serra, usou um vídeo e o cadastro da Confederação Nacional da Agricultura para espalhar pelo país boletos bancários coletando dinheiro para ajudar a campanha de deputados e senadores ruralistas, do DEM e de outros partidos.

O video – que posto aí em cima - foi veiculado pelo site agropecuariaforte.com.br,registrado em nome do partido e o dinheiro recolhido, como ela própria avisa, em conta do DEM. Foram R$ 714,5 mil, dos quais metade, segundo Leandro, foi dada ao filho da senadora, Irajá Abreu, e o restante dividido entre candidatos ruralistas do DEM, PR e até do PMDB.

Tudo isso em pleno vigor da legislação eleitoral.

E Madame Sandra Cureau, nada…

Leia aqui a matéria na Carta Capital.

PS. Não adianta tirarem o video, já está baixado

http://www.tijolaco.com/

Anônimo disse...

O que importa para o PIG e o Judiciário é apenas requentar o suposto mensalão do PT, que não teve até hoje qualquer acusação comprovada, muito pelo contrário, várias já foram arquivadas por falta de provas, só que não saiu na imprensa. Os casos que envolvem a direita, com vídeos e outras provas concrtetas, vão sendo engavetados pelos novos Brindeiros.

Geysa Guimarães disse...

A Justiça continua sendo um céu de brigadeiro para certos tucanos de alta plumagem.
Voam leves, livres e soltos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração