Pages

sábado, 7 de maio de 2011

Bornhausen extirpa o DEM da política

A diáspora no DEM chegou ao presidente de honra do partido, Jorge Bornhausen. Apontado por deputados e senadores da legenda como a eminência parda por trás da criação do PSD, o ex-senador confirmou a saída da sigla ontem. O político, que estava no partido desde 1985, quando ele ainda era PFL, influenciou ativamente a montagem do PSD, levando ao partido cerca de 85% do diretório demista de Santa Catarina. Como anunciou, ao mesmo tempo, a retirada da vida pública, Bornhausen diz que não seguirá seus políticos de confiança no estado e ficará sem filiação partidária.

No início da semana, Bornhausen jantou com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e recomendou que o parlamentar mantivesse contatos com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, um dos principais nomes do novo partido. Ontem, confirmou que não faz parte mais dos quadros do DEM. "Vou me desfiliar, mas não tenho razão para continuar participando de atividade partidária", disse.

O ex-senador por Santa Catarina esteve no centro da polêmica pela sucessão do antigo presidente do DEM Rodrigo Maia, no início do ano. O cabo de força unia Bornhausen, o ex-senador Marco Maciel e Kassab, de um lado; e os deputados ACM Neto (DEM-BA) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), além do próprio Maia e do senador Agripino Maia (DEM-RN), de outro. Com o triunfo de Agripino, a parcela excluída iniciou o processo de debandada rumo ao PSD. Somente de Santa Catarina, saíram do DEM para o PSD o governador, Raimundo Colombo, 43 prefeitos, 44 vice-prefeitos, 406 vereadores, 7 deputados estaduais e três federais, incluindo o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Paulo Bornhausen, filho do ex-senador.

Amarras

Antigos companheiros de partido do ex-senador não o perdoam por comandar o esvaziamento do DEM. Líder do partido na Câmara, ACM Neto (DEM-BA) aponta erros de Bornhausen na condução do partido como os principais motivos da atual fragilidade da legenda. "A mudança de PFL para DEM foi fruto da cabeça dele, só que o Bornhausen não fez o esforço interno necessário para que o partido ganhasse a musculatura necessária. Se lamentamos a saída dele, por outro lado ficaremos mais livres para conceber um novo modelo de atuação sem as amarras desse passado desenhado por Bornhausen."

Outro ex-senador derrotado na disputa interna demista, o pernambucano Marco Maciel é o último do grupo de Bornhausen que ainda não anunciou o rumo que adotará daqui para frente. Vários aliados no estado, no entanto, já rumaram para o PSD, entre eles o ex-deputado federal André de Paula. Ao todo, o novo partido conta com 39 deputados federais confirmados, dois senadores, dois governadores e seis vice-governadores. Até o fim da semana que vem, a expectativa é de que esse número chegue próximo dos 50.

"Acreditamos na possibilidade de reunir 45 deputados federais já no fim da próxima semana", antecipa o deputado federal Guilherme Campos (PSD-SP). O novo partido também estabeleceu como meta a adesão de mais quatro senadores até a criação formal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), provavelmente em julho.

11 Comentários:

Wilsoleaks Alves disse...

Bornhausen idealizou a mudança do nome PFL para DEMOCRATAS, porém, como esta prática de mudar de nome, assim que o partido definhava, já estava ficando manjadérrima o cacique do DEM desta vez criou outro partido e está transferindo os parlamentares que julga serem os melhores para o PSD.
No moribundo DEM ficarão os desafetos dos Bornhausen, e a pecha de partido derrotado.
O PSD já nasce velho porque seus integrantes são os mesmos que a maioria do povo brasileiro repudiou nas urnas, apenas que agora com um pouco mais de fôlego, mas só até o povo perceber que PSD é a cara nova do DEM, que era PFL, que foi PDS, que havia sido ARENA e que antes era a tenebrosa UDN.

Ricardo Macedo disse...

Nao adianta, apenas mais do mesmo.
muda-se de nome mas nao muda os ideais. Viver de mentiras e enganacoes nos obriga a se apresentar com outra cara.

Marcos Sousa disse...

Acho que a Presidenta e o PT devem ficar bem atentos às movimentações destes fisiologistas e não cair nas suas armadilhas e nas dos “dossiesistas” do PSDB. O que eles estão querendo é ficar onde está fluindo o dinheiro das grandes obras de infra-estrutura do País, PAC, Copa e Olimpíadas, e tentar interceptar parte dele. Então, fica fácil prevê o roteiro do filme. A alguns meses antes das eleições presidenciais de 2014, com a ajuda da velha mídia, executa-se os planos e dossiês e coloca-se as sujeiras no colo da Presidenta e do PT, tal como nos precedentes anteriores e que tão bem conhecemos.
Algumas manifestações são sintomáticas, como o namoro do tal PSD, que já se declara da base aliada do governo, com Aécio Neves que continuaria no PSDB e será seu provável candidato, já que Serra, sem apoio, deve sair mesmo candidato a Prefeito de São Paulo.
Portanto, estes movimentos representam apenas reacomodação e nova camuflagem da direita, na busca desesperada de fontes estatais das quais as elites nunca abrirão mão e sem as quais deixam de existir.

Eason Nascimento disse...

Pelo andar da carruagem, o PSD não será nada mais nada menos que o DEM com novo rótulo.
http://easonfn.wordpress.com

Reg disse...

O DEM acabou.
O PSDB também, segundo alguns portais.
Vão todos se reunir no PSD e aí fica mais fácil para o povo identificá-los, como inimigos do Brasil.

josé lopes disse...

Tenho em minha família pessoas evangélicas. São pessoas sérias. Mas, veja o que este pastor que votou a favor do Serra contra a Dilma exige de seus fiéis, inclusive a desempregados. Um absurdo!

http://www.youtube.com/watch?v=A_JkR4cevuI

Anônimo disse...

Qual a diferença?

UND
ARENA
PFL
DEM
PSD


Paulo (BH-MG)

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Este coronezinho tava esperando ter uma liderança no novo partido,como o Pig e nem o Serra não estão nem aí para ele,e ele não que ser mais,mas o um,então vai ficar chupando dedo,seu tempo tá encerrado politicamente.

Wilson Garcia disse...

O maior e melhor presidente do brasil, quem imaginaria em!!!!!que O Lula causaria tanto estrago nos partidos adversarios,este estadista chamado lula, o maios terremoto em cima dos partidos politicos no brasil,ele e memso o Cara.

Anônimo disse...

Nazistóide catarinense que se auto-intitulava "raposa política" mostra sua total incompetência na área ao detonar seu partideco (democratas sempre foi propaganda enganosa, a única coisa que não tinha ali era democrata) para passar para outro na esperança de enganar incautos. Esse indivíduo queria acabar com a "raça" do PT, conceito muito ao gosto daqueles que se acham superiores baseados na cor dos seus olhos e da sua pele.

V disse...

DEM e PSDB estão afundando depois de bater num PTberg, ao som de "mamãe eu choro". Só há uma salvação pular num bote que chama PSD (Pule, Senão Dança).. kkkkkkk

Estão todos PoSuiDos...hahahah
Qual o lema deles: Por uma Sociedade Desempregada....

Pior Salário Daqui
Privatizar Sonegar e Dormir

Preferia o DEMo era mais legalzinho.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração