Pages

terça-feira, 19 de abril de 2011

Lula: - "Se quiserem acabar com a corrupção é preciso proibir dinheiro privado nas campanhas"



Lula reuniu-se com lideranças do PT em Osasco (SP), onde debateram a reforma política.

Ele resumiu um dos maiores problemas a se resolver:
"... p'ra gente acabar com a corrupção ... é que eu defendo a proibição de dinheiro privado e a constituição de um fundo público, como tem em outros países..."

Há pessoas que atacam a proposta, dizendo que financiamento só público não acabaria com o caixa-2.

Ora, caixa-2 é coisa fora-da-lei. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem a lei nas mãos para punir. Se a lei "não pega", o problema é a ineficiência ou mesmo corrupção no judiciário. Não tem sentido discutir leis para se adequar à mazelas do judiciário. É o judiciário o primeiro que preciso se enquadrar às leis.

O sistema de financiamento privado tem sua natureza corrupta é no caixa-1 mesmo. É o poder econômico influindo, escolhendo quem tem bala na agulha para ser eleito e quem não tem. E o poder econômico privilegia financiar quem atende melhor seus interesses.

A eleição de Lula foi uma exceção que quebrou essa regra, obrigando o poder econômico a engolir um ex-operário, porque ele disparou nas pesquisas em 2002, e deixou todos os outros adversários comendo poeira.

Um professor honesto ou um vereador corrupto

Para ilustrar vamos dar um exemplo hipotético, em uma cidade média.

Um professor, querido em sua escola e sua cidade após anos de ensino, é honesto e vive só com salário de professor. É muito conhecido e respeitado na cidade. Se candidata a deputado federal, empurrado por uma militância que pede renovação de quadros decentes na cidade.

Na mesma cidade, um vereador corrupto também se candidata ao mesmo cargo.

O professor faz campanha praticamente de porta em porta, com voluntários entusiasmados e com os parcos recursos, se comprometendo a lutar por melhoria na educação nacional e nas escolas locais, trazendo novos cursos. Se compromete a lutar por mais recursos para a saúde, por melhores salários para o funcionalismo do qual ele mesmo sente na pele o arrocho, defende uma reforma tributária mais justa com os mais pobres, para haver melhor distribuição de renda. Ouve a comunidade, mas não atende pedidos materiais, como saco de cimento, presentes, tanto porque não aceita comprar votos, como também não tem condições com o salário que ele tem.


Ele não promete emprego pra ninguém. Promete lutar para gerar empregos e para não deixar ninguém fora de programas sociais que tenham direito.

O vereador corrupto faz acordos por baixo dos panos com os empreiteiros locais para apresentar emendas ao orçamento para obras que eles querem, faz acordos com empresários prestadores de serviços para influir em nomeações e concorrências que envolvam contratos. Oferece cargos e recursos a outros vereadores aliados dele para combinarem com donos de empresas de ônibus aumento da passagem após as eleições. O dinheiro do empresariado jorra em sua campanha.

Cheio do dinheiro, faz campanha milionária. Financia campanhas de deputados estaduais nas cidades vizinhas, fazendo "dobrada". "Santinhos" com o nome dele inundam o estado inteiro ao lado de diversos deputados estaduais, para os quais repassa dinheiro para gasolina, pagar cabos eleitorais, panfleteiros, lanches, etc.

Sua campanha contratou centenas de panfleteiros para ficar nas esquinas e nas portas dos locais de movimento distribuindo santinhos. Para cada panfleteiro, insinua que haverá emprego em seu gabinete, iludindo-o a pedir votos na família inteira. Se fosse cumprir o que insinua, precisaria abrir vaga para algumas centenas de assessores.

Seus cabos eleitorais assediaram os moradores das casas para deixar colocar faixa da campanha dele. Em muitos casos, mediante dinheiro ou bens materiais em troca.

Aberta as urnas, o professor honesto até foi bem votado, mas quem foi eleito foi o vereador corrupto, inclusive com votos de outras cidades.

Isso é o que acontece com o financiamento privado.

Se houvesse financiamento só público, as chances dos dois seriam iguais. Os dois teriam a mesma verba pública, que não precisaria ser milionária. E com chances iguais, o professor venceria com folga.

Com financiamento só público, em vez de haver mais de 300 picaretas no Congresso, haveria uma maioria de pessoas que construíram sua carreira política através de liderança comunitária, sindical, trabalhista ou patronal, outros no bom desempenho na direção de uma escola ou de um hospital. Haveria lugar para bons policiais, professores, bons militares da reserva, funcionários públicos, aposentados, microempresários, empresários com responsabilidade social, mais juízes e mais promotores honestos seriam eleitos, enfim, a representação no Congresso seria mais próxima da cara, da realidade e dos verdadeiros interesses do povo brasileiro. Os picaretas seriam minoria, e teriam mais dificuldade em ficar impunes sem apoio dos demais.

Não vale o argumento de que se gastaria mais dinheiro público com as eleições. Em primeiro lugar, porque já se gasta muito através do horário no rádio e TV  (as TV's e rádio são pagas através de desconto nos Impostos) e a própria infra-estrutura do TSE e TRE's.

Em segundo lugar porque é melhor gastar um pouquinho a mais de quatro em quatro anos nas eleições, do que gastar nos 4 anos seguintes a cada eleição, o dinheiro desviado da corrupção, que a Polícia Federal corre atrás, mas muita gente fica impune no judiciário se tiver bons advogados.

Além disso, as campanhas podem ser mais austeras. Candidato que tem consistência, não precisa de propaganda martelando como se fosse uma marca nova de margarina para convencer os outros a votarem. A política passa a ser ocupada por lideranças mais autênticas e naturais, que tem serviços prestados à sociedade.

14 Comentários:

Luiz Sérgio disse...

O perigo é não parar o financiamento privado, e ainda agravá-lo, com a participação desafiadora de organizações criminosas. Com a Outra agravante: o nosso judiciário, o PIG e os partidos de oposição não terão, como já ocorre, nenhum escrúlo para chegar ao poder ou nele se manter.

romay disse...

Que mané campanha eleitoral! estou defendendo a ACASOCRACIA. Muito simples, quem quiser se candidatar a algum cargo eletivo que comunique ao TSE com 3 meses de antecedência ao pleito. Cada "candidato" terá seu nome e título eleitoral impresso em plaquetas de madeira que, por sua vez, serão reunidas num saco. No dia da "eleição" o presidente do TRE marca um círculo no chão e joga o conteúdo do saco pra cima... quem cair dentro do círculo tá eleito. Isso vale para 1/3 das cadeiras do legislativo. Existem estatísticas que mostram que 80% dos momentos decisivos de nossa vida são definidos por obras do acaso. Ora, isso vale para a política!

Reg disse...

Enquanto o PIG produz matéria para distrair os incautos, Bil Gates entra na Amazõnia sem visto na cara da Polícia Federal, Forças Armadas.
É bom perguntar aos índios se, pelo menos, eles deixaram-no entrar.
Dizem que é comum a entrada ilegal de estrangeiros na Amazônia sem sequer serem aborrecidos pelas "otoridades" brasileiras.
Devem ter saído com muito contrabando, flora, fauna, minerais.
Ano passado foi o clinton, na Amazônia.
E ainda temos que assistir submarinos franceses na costa brasileira, também sem serem importunados.
Vergonha, sinto muita vergonha desses vira-latas que deveriam cuidar das fronteiras do Brasil e se curvam a este pedante Bil Gates.
Outro dia foi o clinton, na Amazônia.
Muita vergonha.
É o PIG é profissional, "otoridades" brasileiras,sem comentários.
Esses caras fazem curso de segurança de Estado aonde, hein?
Na lua?
Presidente Dilma compra qualquer avião, mesmo o mais barato, porque para este tipo de vigilância até teco-teco serve.

Anônimo disse...

É esperado que haja um lobby forte dos empresários que lucram com campanhas eleitorais (donos de gráficas, marqueteiros, agências de publicidade) para derrubar essa proposta de verba pública. Eu sou favorável. A intenção de forçar candidatos a se aproximarem de seus eleitores é válida. Por outro lado, existe um risco grande de os partidos políticos agirem de má-fé, em acordo com os seus próprios candidatos, fazendo uma divisão desigual das verbas para favorecer Fulano ou Cicrano. E isso é algo que só pode ser inibido se houver uma fiscalização da Justiça Eleitoral muito forte. Só Deus sabe o que acontece em Diretórios Municipais espalhados por aí pelo Brasil e é preciso reconhecer que alguns partidos irão inchar suas listas apenas para angariar recursos e talvez nem usá-los inteiramente nas campanhas ou usá-los indevidamente.

Reg disse...

Não sou advogada, apenas cidadã; mas parece que esses relatórios produzidos pelas polícias brasileiras já são entregues cheios de vícios.
Porque não é possível que se questione tanto investigações.
Parece até que são feitos apenas para chantagear e não para punir os corruptos.
Já estou achando que a presidente Dilma está num ninho de cobras.
Não confio em ninguém, Polícia Federal, MPF, Judiciário, TCU, STF, Forças Armadas.
Força presidente.

Anônimo disse...

Zé Augusto, dá uma olhada: o cara que escreveu a matéria abaixo, pelo jeito, vive acessando o “blog sujo” do PH!!! KKKKKKKKKK!!!

http://correiodobrasil.com.br/roger-abdelmassih-usa-habeas-corpus-de-gilmar-mendes-para-fugir-do-pais/230457/

Tem que dar printscreen antes que eles corrijam!

Anônimo disse...

Esqueci de dizer, o cara escreveu Gilmar Dantas no primeiro parágrafo...

Celini Sellan disse...

O blog do Noblat hoje, não fala nada de Aécio. Mas em compensação, parece que o Lula ainda está no cargo...Impressionante.

Unknown disse...

Com a gloriosa chegada do Lula lá,o Brasil captou a mensagem e procurou o caminho certo que devia seguir;E encontrou com sucesso o melhor caminho que um povo espera.O de conhecer a si mesmo e acreditar que o pais do futuro anunciado nos anos 50 já é uma realidade,criticado pela oposição(é o serviço dela),mas festejado Por Todos que abrilhantam esta Nação que segue agora o seu destino escrevendo a sua história com as suas próprias mãos.O que sempre foi bom,já se apresenta muito melhor na foto,e agora com a fé,o trabalho,e a credibilidade alcançada por gente que faz a diferença podemos da mesma forma elevar a cabeça e a auto estima acreditando nas nossas Autoridades e nossas Instituições que se fizeram o ideal para cada indivíduo,pelo menos têm feito em alto nível,tudo que é possível para proporcionar um país mais justo e mais solidário.Olhai para outras Nações e verás que não existe país como o nosso.O futuro chegou,é festa,devemos ser e estar convictos desta verdade.

Beco Ferreira disse...

O tal "Alberto" aí ta com muita saudade dos "presidentes" de plantão
no periodo da ditadura...
Os "MEGANHAS" faziam qualquer coisa
sem o minimo respeito as leis...
É bom lembrar que o cargo de presidente é representativo, pois!

Reg disse...

Financiamento privado, com lei ou sem lei proibindo, não impedirá tucanos de fazê-lo, simplesmente porque ele financia o PIG.
A lei será usada tão somente contra o PT, ou não?
O que deve ser feito é a abertura da caixa preta do TSE, senhor de todo o processo eleitoral, para o bem ou para o mal.
Vai que..... Gilmar Mendes seja presidente do TSE nas eleições.
Uma sopa no mel para os tucanos.
Exigimos leis para abertura da caixa preta do TSE.
Não é possível que não haja auditoria em todas as etapas do processo.
Isto vai dar m.....da.

Fred Azevedo disse...

Viva Lula!!!

O problema é o Judiciário, que faz vistas grossas. Absolvem os políticos corruptos, embora a Lei determine a punição. É a Lei que deve se adequar ao Judiciário, ou é o Judiciário que tem que cumprir as Leis?! Desse jeito, qualquer dia a linguiça morde o cachorro!

Zé Augusto disse...

Fred Azevedo
Pela sua idéia, já que o judiciário não pune corruptos, a melhor solução é continuar tudo como está, para os corruptos continuarem se elegendo?
Vamos acordar para a vida, gente. O dia em que o Congresso eleito for de uma maioria boa, nem corrupta, nem fisiológica, passa-se o Brasil a limpo, inclusive fazendo leis que afetam o próprio o judiciário. Se quiser chegar a algum lugar, é preciso começar do começo.

Unknown disse...

LULA EU TE AMO !!!!!!!
DEVO A VC MUITO DA FELICIDADE Q EU E MINHA FAMILIA EXPRERIMENTAMOS, FRUTO DE SEU EXTRAORDINÁRIO GOVERNO!!!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração