Pages

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fanatismo midiático

O sensacionalismo, e a tragédia explorada em forma de show pela imprensa, continua irresponsável no noticiário sobre a escola em Realengo, no Rio de Janeiro.

Ontem, o programa Fantástico da TV Globo procurou "apimentar" a trama, requentando a hipótese do "terrorismo islâmico".

Só que a TV estava cansada de saber que não tem qualquer conexão, pelo simples fato de que, se o psicótico fosse recrutado por organizações, o alvo seria algum endereço ligado à países que tenham tropas em guerra contra muçulmanos, e não a escola bem brasileira em que ele estudou.

Hoje, o Jornal Nacional foi mais sóbrio no teste de hipótese, mas continua afoito em sensacionalizar o noticiário. Aliás, a polícia civil do Rio também deveria moderar o apetite da mídia, não fornecendo acesso precipitado à materiais de perícia, antes de uma melhor avaliação de como informar assuntos sensíveis, e do quanto tornar público uma informação ainda em investigação pode ajudar ou prejudicar.

Com o psicótico morto, não podendo ser mais diagnosticado, é possível traçar algumas dezenas de perfis psicológicos com base em interpretações do comportamento e possibilidades, mas qualquer perfil poderia ser o certo ou todos eles errados. Por isso, há muita dose de "chute" em tudo que é dito por "especialistas" (os honestos são os que admitem isso).

Mesmo os escritos deixados e já tornados públicos, dá a entender que o psicótico teve uma formação religiosa, mas encontrava-se isolado das religiões, fazendo uma interpretação deformada da realidade e da própria fé.

A influência sobre ele não era mais de sacerdotes, nem das escrituras sagradas, onde não se encontram palavras como "Aeroporto", nem "Aviões", encontrados em seus escritos. Isso vinha do noticiário midiático que, aparentemente, despertava seus delírios.

Antes da imprensa falar em fanatismo religioso, que tal falar em fanatismo midiático?

É daí que vem o maior perigo de influenciar a loucura de outros loucos, que se perdem em sua insanidade na busca de fama através da destruição espetacular, irresistível aos canais de TV em busca de audiência.

A mídia não faz o louco, mas oferece o palco para seus delírios.

Quem precisa deitar no divã de psicólogos especialistas é a mídia, para ajustar a conduta de como noticiar os fatos sem despertar o instinto do espetáculo mórbido nos loucos, tão caro às vítimas.

19 Comentários:

antenor disse...

Esse cidadão não desperta nenhuma suspeita de que seja um fanático religioso. Está muito longe disso.
Tudo indica de que seja apenas um fanático midiático, um sujeito faz o que fez simplesmente para aparecer na mídia.

MA_Jorge disse...

Na merda em que se encontra as mídias do PIG, não tentar ao mesmo colocar um especialista para agregar um pouco de credibilidade é mesmo que insistir em defecar sempre sobre o mesmo local. Por mais que se limpe sem contudo desinfetar, sempre acabarão por encontrar o local onde defecar; faz parte da natureza animal.

Letícia disse...

Belíssimo texto, esclarecedor e verdadeiro! Ótimo! Estão de parabéns! Só sinto falta no blog daquelas conexoes (nao sei se posso chamar assim, mas to falando dos iconeszinhos no final de cada texto) com facebook e twitter pra gente publicar lá através da nossa conta.

Grafiki disse...

Não está na hora de enquadrar o PIG como estão sendo diversos outro setores, que precisam cumprir diversas premissas para conseguir empréstimos por exemplo. Como PIG consegue pegar mais de um bilhão de reais por ano do estado oferecendo em troca este péssimo serviço. Não está faltando um critério ai? Vamos pensar povo e acionar os nossos parlamentares.

H.Pires disse...

Se esta voltando o tal REFERENDO do desarmamento ou, a globo tenta ganhar, no "TERCEIRO TURNO", aquilo que perdeu, só permitindo a a pergunta que eles(globo) determinaram, de 64% a 36% com um SONORO NÃO. Que façam junto, nesse referendo, perguntas MAIS PROFUNDAS. A grana gasta será a mesma. Tais como: PELA PROIBIÇÃO OU NÃO, TE TODOS - TODOS - OS "PROGRAMAS" POLICIAIS OU DE VIOLENCIA NA TV. PROIBIÇÃO DE EROTIZAÇÃO, AO EXTREMO, DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Exemplo BBBs.. PROIBIÇÃO TOTAL DE PROPAGANDAS DE CERVEJAS E AFINS. PROIBIÇÃO DE FALAR SOBRE A MALDITA MACONHA. PROIBIÇÃO TOTAL DE MOSTRAR DESRESPEITO A OUTRO SER HUMANO NA TV - "tipo assim" NOVELAS. Ou seja, esse referendo DE ENDURECIMENTO DAS LEIS CONTRA OS ATENTADOS SOCIAIS NA TELEVISÃO, sempre serão bem vindos. QUE A PÁTRIA, DEMOCRATICAMENTE, DECIDA. Será que esses "politicos" desarmamentistas fariam isso?

self liar disse...

Tenho medo ,mas muito medo do que o estado e corporações querem com isso.

Eles querem forçar a sociedade a entregar mais direitos e impor o desarmento.

Na R7 o governo já planeja uma campanha massiva contra o armamento.

Não,isso não é bom.A unica vez que seria bom se o tráfico , o estado e a sociedade abandonassem as armas e usassem armas não letais.

Pois não confio nem no tráfico e nem no estado.Todos os dias ambos matam pessoas.

Anônimo disse...

Não confiar no estado e na polícia é uma coisa, achar que ter uma ou mais armas em casa ou que deva haver facilidade para a aquisição das mesmas é oputra. Antes de procurar a arma gaurdada você já estaria morto e enterrado e o que ouvimos com frequencia são casos de adultos e crianças feridos ou mortos por tiros acientais por manusearem armas guarddas em casa. Isaso sem falar nnas brigas de trânsito, passionais e outros csos hoje simplesmnte resolvidos a bala. Os frquentes assasinatos nos EUA, onde se comprar armas até pelocorreio é um alerta.

Anônimo disse...

Concordo! Essa mídia colocando sem parar o fato faz com que apareçam novos suicidas que querem levar um monte de gente com ele.

Ary disse...

Em relação aos islamismo, já está havendo hostilização no Rio. Qualquer dano deve ser debitado na conta da Globo e de quem mais fez ilações irresponsáveis.

Ary disse...

Em relação aos islamismo, já está havendo hostilização no Rio. Qualquer dano deve ser debitado na conta da Globo e de quem mais fez ilações irresponsáveis.

Andre Luis disse...

Essa é a análise que eles nunca irão fazer, até porque, "nossa missão é informar", como estão cansados de dizer. E esse conceito distorcido de informação justifica, por exemplo, a capa dos jornais e das semanais, que transformaram o assassino em celebridade. Ou seja, a conclusão que tiramos de tudo isso é que, o louco, o psicopata, ou o que quer que ele seja, completou seu objetivo e deverá ir além, com a publicação de dezenas de livros que ainda renderão uma boa grana para a família.

Reg disse...

O próprio povo é sábio e não compra a globo.
Tanto é verdade, que após o noticiário desinformar sobre a pichação na casa do maluco, moradores locais foram lá para pintá-la e reconstruir os portões destruídos pelos fanáticos produzidos pela globo.
Porque o povo não compra o noticiário da globo, isto é, só a polícia que fica dando material de investigação IRREGULARMENTE para a globo.
Quando chegará o dia em que investigações serão sérias no Brasil?
Polícia Federal, MPF e polícias estaduais, sempre procuram a mídia para dar material para noticiários, até mesmo mesmo contra esses órgãos.
Por quê nunca dizem: estamos analisando o material, o assassino, as circunstãncias?
Quando, onde, por quê, não existem para a polícia MIDIÁTICA brasileira. Dizem a "verdade" que a mírdia quer, ou melhor, assumem a pauta da mírdia.
Sinto vergonha desses órgãos pela subserviência à globo e pig, de modo geral.

Reg disse...

Não sou especialista em po ... nenhuma, mas discordo de especialistas quando dizem que a mírdia/pig brasileiros adotam o discurso do medo, para dominar corações e mentes.
O grande responsável por este estado de coisa no Brasil, é o agente público.
Agente que não sabe dizer NÃO ou é OMISSO para atender à mirdia/pig ou à corte.
Foi assim que Eloá morreu assassinada em São Paulo, com transmissão ao vivo pela televisão. O agente público/policial NÃO proibiu a rede de televisão de transmitir o episódio, em que o próprio sequestrador conversava pelo celular com jornalista sensacionalista e assistia daquele apartamento a movimentação da polícia pela televisão. Polícia que teve condições de dar um tiro na cabeça do assassino de Eloá e não o fez por medo da mírdia.
Bem assim, agente público não ter dito NÃO à procuradora maluca, aqui no Rio, que quis adotar uma criança para maltratá-la e que só foi descoberta por indignação do.... povo, representado por pessoas próximas à criança. Violência sofrida pela criança por OMISSÃO do agente público em suas funções ao achar que, por ser procuradora (da corte) a criminosa, seria acima de qualquer suspeita.
Ou do agente público que NÃO ouviu os pedidos das crianças de São Paulo, que disseram ter medo de morrer por causa da violência dos pais e que acabaram morrendo por OMISSÃO de agentes públicos ao devolverem as crianças aos seus algozes, ao invés de as protegerem.
Agentes públicos, que mais parecem do século XVIII, atendendo à corte com os “sim, sim, senhor” – “carteiradas”, representada no século XXI pela mírdia/pig, milionários, celebridades, altos funcionários públicos ou privados; mas omissos quando para atender o povo.
Assistimos diariamente em realitys, novelas, a agressão, desqualificação da mulher, criança sem que, sequer, já que não podemos contar com os agentes públicos, de ongs de defesa da mulher e crianças; apesar da maioria delas sustentadas com dinheiro público.
Felizmente o massacre de Realengo só não foi pior, porque não deu tempo dos agentes públicos responsáveis pela segurança das crianças, terem sido chamados depois, não havendo tempo de montarem naquele colégio o circo da mírdia/pig; porque vamos combinar, os policiais agiram por conta própria, sem sequer se preocuparem em por em risco suas próprias vidas ao não saberem se havia mais de um assassino naquele colégio.
Agiram, como pais, povo.
E povo, age por intuição, emoção, sentimento.
Portanto, mírdia/pig estão, de há muito, desmoralizados, conforme demonstrado pela queda de audiência, como também agentes públicos.
As eleições de Lula e Dilma, estão aí mesmo para mostrar que quem manda é o povo e o seu natural sentido de justiça.
Desta forma colocada, penso, mera leitora carioca e brasileira, que os problemas do Brasil ocorrem, não pelos salamaleques diários da mírdia/pig, mas somente por culpa de agentes públicos serem OMISSOS e incapazes de dizer NÃO à mírdia/pig.
O povo está fora desta, aliás, dois dias após o massacre já pensava em como superar esta tragédia, visíveis em blogs frequentados por gente mais simples e distantes de política ou pela reação do povo ao pintar a casa do assassino das crianças.
Ademais, ninguém homenageia a mírdia/pig; mas sim agentes públicos quando exercem corretamente suas funções.
O povo quer ser feliz e quer que as crianças sobreviventes do massacre também.
Nesse sentido de omissão e não, devemos cobrar dos agentes públicos, compromisso com as suas funções, quanto à mírdia/pig, foddddddddddddddd-se.

self liar disse...

A policia faz parte do estado.E diretamente recebe ordens dele.Não confio no estado e nem nas suas ramificações.O estado há uns 40 anos atrás de um golpe militar. As policias estaduais e municipais matam indivíduos todos os dias e alguns são protegidos pela propria polícia.

Desarmaento do porte legal de arma eu não concordo.Isso é simplesmente tirar mais direitos dos indívíduos.

Infelizmente o PNDH-3 quer que isso aconteça.

Anônimo disse...

Como o jovem psicótico, outros estão expostos à essa mídia sem compromisso com a verdade mas puramente com o sensasionalismo barato e idiotizante. Logo, logo, outros vão tentar fazer a mesma coisa. É só esperar. Basta olhar para os EUA e Europa.

Unknown disse...

Texto perfeito!
É incrível como algumas pessoas e instituições comportam-se com tanta violência, partecendo querer expiar súa própria crueldade.

josé lopes disse...

Pelo que deduzi das manchetes de O Globo hoje, este jornal é mais psicótico do que o doente mental que assassinou os jovens e feriu outros. A médica da minha mulher, que é judia afirma com toda convicção, após ler O Globo, que existe uma armação terrorista de grupos ligados a al Qaeda junto ao rapaz assassino. E tenta destacar: "você não viu no Fantástico?" A mídia deveria ter mais responsabilidade com o que divulga pois mentes também doentias poderão surtar a qualquer momento.

josé lopes disse...

REG parabéns,
concordo em tudo com que você disse. Muito iluminada essa tua cabeça.

Edson Júnior (Aracaju / SE) disse...

A Rede Globo, aliás, a mídia em geral não quer outra coisa senão pontinhos no Ibope, espetacularização das tragédias. A mais nova é essa de Realengo. O psicopata, ou sociopata, é produto genético e do ambiente de intolerância social. Estudiosos da psiquiatria admitem que o psicopata não tem cura, mas é possível acompanhar, ou monitorar seus transtornos e assim evitar tragédias como a protagonizada pela besta de realengo.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração