Pages

quarta-feira, 9 de março de 2011

WikiLeaks: Serra acenou para os EUA com "relações carnais", mas gringos o consideraram completamente desinformado

No fim de 2009, José Serra (PSDB/SP) ainda era governador de São Paulo e candidato informal tucano à presidência.

O subsecretário para assuntos do hemisfério ocidental do governo americano, Arturo Valenzuela, visitou países do Cone Sul e na volta aproveitou para fazer uma escala em São Paulo onde realizou uma série de encontros extra-oficiais.

Um dos encontros extra-oficiais foi com o então governador José Serra.

Durante 90 minutos no palácio do governo paulista, o demo-tucano insinuou troca de apoio com os estadunidenses: caso ele viesse a ser presidente do Brasil, faria uma política externa alinhada com os EUA (insinuando que seria interessante aos estadunidenses engajarem-se em sua candidatura).

O fato lembra a frase do ex-presidente argentino Carlos Menen (colega de FHC e Serra no neoliberalismo e nas quebradeiras internacionais), quando disse que mantinha "relações carnais" com os EUA.

Conspirando com os gringos contra os interesses brasileiros

No encontro, segundo os telegramas vazados, Serra criticou a participação do presidente Lula na crise de Honduras, responsabilizando o governo brasileiro e o presidente hondurenho deposto Manuel Zelaya por resistirem ao golpe de estado.

Nada como um dia após o outro. Recentemente, em outro telegrama, vazado do wikileaks, descobriu-se que o embaixador estadunidense em Honduras, Hugo Llorens, avaliou que a destituição do ex-presidente do país Manuel Zelaya foi “ilegal” e “inconstitucional”.

Em outro trecho da conversa, Serra resmungou e "aconselhou" os EUA a não elogiar Lula: “Ele também avisou que as referências do governo americano a uma ‘relação especial’ com o presidente Lula não agradam a todos os segmentos do Brasil e que poderiam ser manipuladas pelo PT”, diz o telegrama.

O demo-tucano também repetiu o discurso tosco, simplório e fascista do PIG (Partido da Imprensa Golpista), como se fosse um fantasma de um líder da UDN falando a um senador macarthista dos anos 50, acusando o "perigo vermelho" crescente no governo do PT, onde, segundo o demo-tucano, a radicalização e a corrupção estariam crescentes.

Para não dizer que Serra não falou nada que preste, ele criticou a tarifa americana sobre o álcool brasileiro, mas não se sabe o que ofereceu em troca. Em outro telegrama, fala nas conversas do demo-tucano para entrega do pré-sal com uma executiva da Chevron (Petroleira estadunidense).

Completamente desinformado

No telegrama, Valenzuela achou Serra focado demais na política interna brasileira sem prestar a devida atenção aos vizinhos na América do Sul.

O demo-tucano, tentou aplicar o discurso do medo no estadunidense, chamando de "perigo" a eleição de Dilma: “A presidente Kirchner é esperta e cordial. Se o populismo na Argentina preocupa aos EUA, então Dilma causará preocupação maior”.

Mas a avaliação do estadunidense sobre a visão de Serra foram devastadoras:

Serra pareceu completamente desinformado de acontecimentos recentes no Cone Sul, incluindo a situação política do presidente paraguaio Lugo”, comentou o telegrama fazendo menção à série de reconhecimentos de paternidade atribuídas ao ex-bispo.

Medo da derrota

José Serra deu a entender a Arturo Valenzuela não estar “firmemente confiante” que fosse ganhar as eleições de 2010. Segundo o tucano, o embate entre os esforços do PT em montar uma base política sólida e o fraco aparato do PSDB justificavam tal descrença.

Vexame

Por fim, deu vexame ao destacar "seu engajamento com o então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger", nas questões climáticas como uma das oportunidades de cooperação. Isso a partir de um breve encontro de poucos minutos com o astro do "Exterminador do futuro", nos corredores da conferência do clima na Dinamarca, ocorrida poucos dias antes. Só faltou destacar como "exemplo de cooperação" o encontro com a cantora Madonna. (Com informações do Carta Capital WikiLeaks)

10 Comentários:

Ricardo Macedo disse...

Atitude tipica de um mau carater.
Ainda tem paulista e paulistanos que o adoram, incrivel!!!

self liar disse...

O culto da estupidez infelizmente pegam a maioria dos adultos de classe média baixa e religiosos .
Sim e muitos seguem cegamente as religiões. Sem contar que não se informam por meios alternativos e não pensam muito nos problemas sociais.


Como o lider rebelde egipcio disse: "Não confie em ninguém com mais de 30 anos".

Ana Cruzzeli disse...

Gente, o cara teve ajuda do papa, da mídia, dos religiosos , ofereceu a metade do Brasil aos EUA e nem assim os embaixadores engoliram.
Coitado do Serra e dos demotucanos, o fim está proximo. Eu tô achando que nem para prefeitura o Serra ganha, afinal o dinheiro já estava escasso em 2006, em 2010 eles gastaram por conta, deram a sorte do Alkmim não ir para o segundo turno.
Esse 2012 promete fortes emoções, sem fundo financeiro não há politico que resista. Todo mundo vigiando as contas dos governos administrados pelo PSDB, eles vão para o tudo ou nada nesse 2012, principalmente em SP e MG.
Zé Augusto só para piorar a situação do PSDB, o Santander já dá sinais de problema financeiro ( fraudes)
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-golpes-financeiros-na-espanha

Não vamos nos esquecer que o PSDB é o queridinho do Santander, a Espanha como um todo adora os tucanos. Agora, com a Espanha assim meio quebrada acho que vai faltar dinheiro para essa ave de rapina.
Essa Dilma não podia ganhar a presidencia, agora já era tá tudo perdido. O que esse povo gastou na tentativa de eleger o Serra e os demais governadores do PSDB em 2010, deve ter deixado o partido quebradinho da silva.

Baixando na Faixa disse...

Infelizmente este é o verdadeiro retrato da nossa oposição. É decepcionante para a democracia brasileira.



Documentário - Honduras: Semente de Liberdade
conheceça os fatos que a imprensa corporativista (incluindo a brasileira) esconde sobre o golpe em Honduras.
http://snipurl.com/261wc4

Luiz de POa disse...

Não bastasse isso tudo o presidente não eleito, ungido por 44 milhôes de votos, continua a desfilar como o líder nato, aquele que nasceu para a coisa, o legitimo representante da alta casta brasileira, ungido na terra pelos representantes do Senhor. Ultimamente tem levado um pouco de luz às trevas que nosso Congresso atravessa, onde sua presença certamente ilumina os destinos da nação e o humor do ex-governador de Minas Gerais. Tudo indica que o recomeço será novamente pela Prefeitura de São Paulo (dessa vez serão realmente quatro anos)! Esse não é o José Serra que conheci logo após o fim da ditadura, salvo melhor juízo!

Morais disse...

Bem feito para o Serra, sempre puxando o saco dos EUA e os norteamericanos o consideram burro, isto é muito triste para ele mas para nós é muito hilário.

Silvio disse...

Si fosse em outro pais, era fuzilado por traidor a pátria.

Ana disse...

Essa sujeito é simplesmente ridiculo e mau caráter, como isso teve 44 milhões de votos, só pode ser por engano...

andre disse...

44% do malafaia e do bispo da mundial

Anônimo disse...

A Globo ia eleger ele a todo custo

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração