Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Petista e estudantes apanham da polícia do Serra/Alckmin


Policiais agridem os vereadores José Américo (ao fundo) e Antonio Donato, ambos do PT, durante protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no centro de São Paulo
Policiais militares reprimem protesto contra o aumento da passagem de ônibus no centro de São Paulo

Manifestação desta quinta-feira (17) contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo terminou, mais uma vez, em pancadaria. Os manifestantes protestavam em frente à Prefeitura, quando policiais militares reprimiram o ato com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.

“Eles vieram como uma truculência desproporcional”, afirma Fábio Nassif, que integra a comissão de comunicação do Comitê contra o Aumento da Passagem, grupo formado por movimentos sociais, partidos políticos de esquerda, grêmios estudantis, sindicatos, associações de bairro e pelo Movimento Passe Livre.

O protesto tem como objetivo pressionar a prefeitura para que seja revogado o aumento da tarifa de ônibus, que subiu de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro --variação de 11%-- após decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM).


Policial tucana prende, bate e arrebenta  durante protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo 

Durante a pancadaria, sobrou paras os vereadores petistas Antonio Donato e José Américo, que participavam do ato e integram a comissão de negociação. Os dois parlamentares apanharam dos policiais com cassetetes e gás lacrimogêneo, mesmo após terem se identificado. Donato afirma ter sido agredido por policiais militares. “Está uma confusão aqui. Levei um monte de borrachada”, disse, por telefone, ao UOL Notícias.


Américo diz que os vereadores estavam reunidos com um representante da prefeitura quando ouviu o barulho das bombas. "Imediatamente interrompemos a conversa e tentamos dialogar [com a polícia], mas a tropa de choque nos agrediu com gás lacrimogêneo e gás de pimenta", afirma o vereador.

Segundo Fábio Nassif, um manifestante que foi agredido pelos PMs está detido ao lado do prédio da prefeitura. Carlos Ceconello, fotógrafo da Folha de S. Paulo, foi ferido na perna por estilhaços de bomba.

Não é a primeira vez que uma manifestação contra o aumento da tarifa em SP termina em pancadaria. Em 14 de janeiro deste ano, um protesto na praça da República foi reprimido por policiais militares. O mesmo ocorreu em uma manifestação no parque Dom Pedro, em janeiro de 2010.

17 Comentários:

Maria da Conceição disse...

Que vergonha que policia é essa? recebe seus miseráveis salários c/ nosso s impostos e em vez de nos defender isto defender e estar do lado lado da população, não agride aquele que por direito tem de cobrar dos seus politicos que os colocaram ali e também pagam seus altíssimos salários...que policia é essa? que inclusive está defendendo as passagens caras em que seus filhos , e familiares desembolsam p/ encherem os bolsos dos prefeitos, governadores e vereadores..onde vamos parar? qual o direito que tem a população? a midia nativa nem fala quase sobre isso..senhores policiais, fiquem p/f ao lado dos mais oprimidos do povão esses sim merecem e não esse bando de neoliberalistas, capitalista, opressores, por isso lá no egito o povo foi p/ as ruas e venceu...é nosso direito...´revoltante!...injusto...

Andre Luis disse...

Proponho que este "governinho" seja batizado de "Serralckmim" pra economizarmos caraquiteres e eleiminarmos a barra divisora, afinal de contas, é tudo uma coisa só.

Rodrigo Medeiros disse...

Aqui no RS era assim no governo da tucana Yeda Crusius. O povo não tinha liberdade para protestar pacificamente. Sempre era repreendido pela truculência e ignorância da Brigada Militar.

josé lopes disse...

Que turma covardes. Me faz lembrar a ditadura. Esse canalha que dá uma gravata no rapaz precisava de tanta violência? Parece até que está lidando com marginais.

venicio garcia disse...

Bem gente!Sou do Amazonas ,da cidade de Parintins e estou estarrecido com a truculência desses funcionários públicos que recebem seus salários com os nossos impostos, se Deus quiser esse tucanos irão um dia sumir do mata.O Brasil e São Paula não merecem esses canalhas que fazem jorrar o sangue de quem estálutando por seus direitos.Vamos denunciar isso m pro Brasil e pro mundo.

H.Pires(midia terrorista) disse...

Pois é, sempre o "pois é". Aqui em são paulo, os espertos paulistas/paulistanos(51% deles), votam na direita psdb/dem SEMPRE e os colocam no poder. Na "primeira" dificuldade(a direita só cria dificuldades para a população) esta lá quem para ajuda-los? SEMPRE o PT. E lá vai o PT "velho de guerra" TOMAR BORRACHADA/CHUTE/GAS PIMENTA/BALA DE BORRACHA, no meio da rua, em defesa deles, e sem direito a sair na telinha da direitista globo. Para os paulistas/paulistanos(51% deles) vejam quem é a direita midiatica GLOBO, que voces tanto acreditam. Vejam quem é e o que é, essa direita psdb/dem que se "eternizou" no poder, aqui em são paulo.

H.Pires(midia terrorista) disse...

Pois é, sempre o "pois é". Aqui em são paulo, os espertos paulistas/paulistanos(51% deles), votam na direita psdb/dem SEMPRE e os colocam no poder. Na "primeira" dificuldade(a direita só cria dificuldades para a população) esta lá quem para ajuda-los? SEMPRE o PT. E lá vai o PT "velho de guerra" TOMAR BORRACHADA/CHUTE/GAS PIMENTA/BALA DE BORRACHA, no meio da rua, em defesa deles, e sem direito a sair na telinha da direitista globo. Para os paulistas/paulistanos(51% deles) vejam quem é a direita midiatica GLOBO, que voces tanto acreditam. Vejam quem é e o que é, essa direita psdb/dem que se "eternizou" no poder, aqui em são paulo.

Americo Camargo disse...

Se essa policia tucana agisse com a mesma truculência contra os bandidos, a criminidade de São Paulo caira consideravelmente! Mas a gente sabe que não é assim! Eles batem em indefesos e fogem dos bandidos!

Mauro Silva disse...

Caros
Observem que esses gangsters fardados, a escória que melhor representa o lixo que virou São Paulo, tiraram suas tarjas de identificação.
O estado, em São Paulo, está aparelhado por criminosos e facínoras.

Anônimo disse...

Quando o Estado depende da repressão para resolver seus problemas, algo não vai bem... O governo tucano de SP já cumula em seu currículo ações onde o abuso do poder e da força bruta são a norma.

Carlos J. disse...

Que polícia corajosa!! Será que com marginais eles têm essa disposição toda??? São bandidos fardados. Até quando o povo paulista vai tolerar isso???

Beatriz disse...

BLOCO ANEL ÀS RUAS REPUDIA À REPRESSÃO BRUTAL DA PM, GCM A MANDO DA PREFEITURA E DO ESTADO!
Por André Bof- Militante do Bloco ANEL Às Ruas (LER-QI e Independentes).

Uma série de protestos tem ocorrido durante os dois últimos meses, frente à mais um ataque às condições de vida dos trabalhadores e da Juventude, expresso no aumento das tarifas de ônibus. Milhares de jovens tem tomado as ruas e buscado ser a voz que expressa o descontentamento generalizado da população pobre, que, além de ser obrigada a pagar uma quantia absurda todos os dias, graças a tal aumento, tem suas condições de vida precarizadas pela via da falta de saúde, de moradia, pelas enchentes e , frequentemente, quando buscam expressar sua revolta, são alvos das ofensivas mais brutais por parte do estado e sua força repressiva.

Nesta quinta feira, foi realizada uma reunião entre representantes do movimento e o secretário adjunto dos transportes, na qual, este, deixou muito claro que o Executivo NÃO está disposto a abrir nenhuma negociação acerca da redução do aumento e que esta é uma decisão política e não embasada numa necessidade orçamentária. Neste momento 6 pessoas estavam acorrentadas dentro da prefeitura , exigindo a negociação e, assim, nesta reunião o secretário se comprometeu a não usar de nenhum tipo de repressão em relação ao movimento.

Um ato foi realizado em frente a prefeitura e, numa demonstração de brutalidade e trogloditismo, a Polícia Militar, mais uma vez, assim como fez no primeiro ato e assim como faz todos os dias nas favelas, nos morros, nas periferias e com todo e qualquer movimento social, reprimiu absurdamente cerca de 500 pessoas que ali estavam protestando, perseguindo-as pelas ruas com seus cassetetes, bombas e balas de borracha.

Beatriz disse...

CONT:
Vinícius, formado em Serviço Social na PUC, assistente social, e um destes jovens que tem buscado se contrapor a mais esta ofensiva às nossas vidas, estava lá e, como demonstram numerosas fotos, foi espancado por mais de 8 policiais, tendo seu nariz quebrado- o que ocasionou uma operação- e vários outros ferimentos por todo o corpo. Igualmente muitas pessoas foram feridas pelas bombas e tiros desferidos à esmo pela Polícia Militar.

Este é mais um exemplo de qual é o Tratamento do Estado, à serviço das grandes máfias e dos grandes empresários e banqueiros, em relação à população pobre, a juventude e aos trabalhadores, aos quais só resta a exclusão, submissão, precarização da vida e violência.

Repudiamos em toda a linha mais este ato Bárbaro e denunciaremos a lógica de repressão perpetrada pela assassina PM em todos os locais em que estivermos.

ABAIXO A REPRESSÃO!
PELO LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO!

Morais disse...

Esta é a democracia que os Demo/Tucanos conhecem, é na base da pancadaria e não na base do diálogo.
Esperamos que o povo de São Paulo aos poucos vão aprendendo que estes dois partidos não se preocupam com o povo e sim com os bolsos.

Edemar Motta disse...

Em geral, a polícia militar, de qualquer estado, é muito valente com grevistas. Sabe que são trabalhadores, desarmados, pouco afeitos a lutas corporais.

É notável a falta de policiamento em muitos pontos, mas para combater grevistas policiais brotam do chão.
É curioso esse fato.

MARCOS disse...

Governo de minas governa por lei delegada depois dizem que os outros é quem são autiritários.

Estupefato! disse...

Nada disso me surpreende!
Já dizia meu velho pai:
- Estude menino, senão, você corre o risco de descobrir que não presta pra anada na vida e vai ter que virar POLÍCIA...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração