Pages

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Derrotados vivem nova realidade

Derrotados depois de passar os últimos anos nos holofotes, nomes como Arthur Virgílio (PSDB-AM), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Heráclito Fortes (DEM-PI) tentam descobrir que há vida fora da política. Passado o choque inicial, nenhum deles descarta voltar à vida pública.

A lista das estrelas que amargaram revés eleitoral é composta, na maioria, por opositores de Lula. Assim, o discurso comum é culpar o ex-presidente pela derrota.

A tribuna deu lugar ao Twitter, onde os derrotados opinam sobre o governo Dilma Rousseff e tentam não perder contato com eleitores.

Arthur Virgílio atua como assistente do Ministério Público Eleitoral em representações contra Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PC do B), eleitos para o Senado no Amazonas.

Ele aponta fraude eleitoral e diz que houve ordem de Lula para derrotá-lo, graças a sua atuação pela derrubada da CPMF, em 2007. "A história vai dar ao Fernando Henrique papel maior que o do Lula. Ele não escapa desse julgamento'', diz.

Longe da tribuna do Senado, de onde ameaçou, em 2005, dar uma "surra" no ex-presidente, Virgílio se prepara para retomar a carreira diplomática, da qual estava licenciado havia 16 anos. Está finalizando uma tese sobre o papel do Parlamento na formulação da política externa, de Rio Branco a Lula.

Mas não esconde que se prepara mesmo é para voltar à política, seja com uma vitória na Justiça Eleitoral, seja disputando a eleição para prefeito de Manaus, no ano que vem. "Não tenho como ficar fora da política", diz.

Algo comum a quem está longe de Brasília é dizer que encontrou tempo para retomar velhos hábitos, como leitura, exercícios físicos e contato com a família.

"Fazia vários anos que eu não passava um mês inteiro em Curitiba", se espanta o ex-deputado Gustavo Fruet (PSDB), ex-estrela da CPI dos Correios, que perdeu a eleição para o Senado.

Embora não quisesse mais um mandato na Câmara, Fruet não esconde o estranhamento com a nova rotina, que inclui palestras pagas e a briga pelo comando do PSDB local. "Estou há 48 dias sem terno e gravata."

O ex-campeão de votos do Paraná é um dos poucos tucanos que não culpam Lula por seu fracasso e aponta a divisão em seu próprio partido como fator principal.

"Sou um estranho no ninho do PSDB", lamenta.

Inadequação também é a sensação do ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI), um dos próceres anti-Lula. "Eu me sinto como o Mubarak, após 28 anos de mandato.''

"Ociosidade é algo que nunca tinha experimentado. O começo é meio chocante."

Enquanto estuda convites para atuar em conselhos de empresas, o ex-primeiro-secretário do Senado antecipa que pretende ficar 90 dias "de perna pro ar''.

Na contramão da onda de baixo-astral pela vida longe do poder, o ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) comemora a volta à reportagem.

Já cobriu a tragédia da chuva no Rio e fez uma reportagem in loco na Venezuela.

Quer montar uma agência de produção de conteúdo sobre o Rio, de olho na Copa e na Olimpíada. "Reorganizar a vida aos 70 é complexo. Por isso, agora não penso em voltar à política, embora não possa descartar.'' Na Folha, lamentando que seus políticos estejam sem mandato

11 Comentários:

Herminio disse...

Digam: Essas pragas tem seguidores? se tiverem, devem ser piores iguais a eles...

Herminio disse...

Sobre as pragas, ha exsessões é claro!!!!!

Herminio disse...

Alguns tem a cara de pau de tentar retornar a qualquer custo à vida fácil da política brasileiro, deve ser muito bom, fiquemos de olhos nessa cambada!

Edson Júnior (Aracaju / SE) disse...

Arthur Virgílio perdeu completamente a noção de realidade. Se "A história vai dar ao Fernando Henrique papel maior que o do Lula." é preciso que o próprio PSDB faça valer esse sentimento, pois nas últimas campanhas presidenciais o que o PSDB e seus filiados fizeram foi esconder as gestões de FHC dos eleitores. Outra coisa, o próprio Serra preferiu se associar a Lula que a FHC. Lula deixou seu segundo mandato com o o povo desejando um terceiro que ele descartou pelas convicções e história democrática que sempre o norteia. Já FHC saiu do seu segundo mandato com o povo lamentando suas gestões, especialmente o golpe da reeleição. Popularidade de um e outro já coloca cada um deles em seu liugar na história. Os avanços sociais, estruturais e de política externa não recomendam FHC a um bom lugar na história mundial. Lula ainda hoje recebe afagos do povo e prêmios internacionais. E FHC? Arthur Virgílio, quer saber de uma coisa? "Por qué non te callas?"

Yacov disse...

Esse foi extirpado!!! O tratante bateu no lula o tempo todo até seer defenestrado e continua batendo. Vai demorar mais ainda para voltar à vida pública. Ahuahuauha... Além, de tudo ainda é burro, pois não sabe nada de história. Ele e o "ociólogo" serão completamente esquecidos pela história. Ou antes, serão lembrados apenas pelas falcatruas, passagens e fraudes em que estiveram envolvidos e pela sabotagem ao desenvolvimento brasileiro, que só foi desencadeado mesmo, de verdade, na ERA LULA. CALA A BOCA VIRGILIO!!! Senão as pessoas terão certeza daquilo que já deconfiam quando você está calado rapaz: és um completo IDIOTA!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

MA_Jorge disse...

A melhor coisa a fazer(eu estou agindo assim) é criar arquivos, vídeos e apresentações tipo "VERMÍFUGO VIRTUAL" e ficar distribuindo via email para a população, tal qual fizeram o bando tucanalhas durante a campanha da Dilma.

Acreditem, TEM MUITO VERME EM CIRCULAÇÃO e, se não tiverem um bom acompanhamento, estes vermes voltam.

ernesto disse...

... e praga se mata com voto nas urnas, porque esses tipos de insetos políticos das espécies A. Virgilius, H. phortius,F. gaberius, etc... já são imune aos venenos legais e midiáticus.

Haroldo Cantanhede disse...

Estas pessoas deveriam tentar o contato com o povo; nenhum deles falou em povo! São alienados, só pensam no poder como forma de se locupletar!

Edson Júnior (Aracaju / SE) disse...

O PSDB padece de projetos para o Brasil. Quando governo, jogaram o País na bancarrota várias vezes e ficaram fazendo testes de hipóteses para sairem das crises. Hoje ficam articulando e praticando oposição estilingue, apenas. Não se dão conta que o eleitor não aceita essa beligerância em desacordo com seu sentimento que deseja que o Brasil siga em frente. O PSDB nasceu de dissidência peemedebista, ou seja, egos pra lá de inflados e cada um se achando... Hoje a sigla esbanja insatisfações, mágoas irreconciliáveis, bagunça estrutural, falta de planejamento e, sobretudo, falta de um líder. Um barco sem comando. Todos olhando a ponta do iceberg e procurando um colete. Aécio é líder de si mesmo. O tucanato paulista não vai lhe abrigar. 2010 deixou politraumatismos severos. Serra e FHC tecem um cobertor que não comporta Aécio, que sabe das maquinações anti-Minas. Sem propostas, sem líder, cheio de "sassamutemas", sem discurso para a sociedade, cabe ao PSDB o lugar que a história lhe reserva: o asilo.

Anônimo disse...

A história nunca reservou papel maior ou menor para ninguém, historiadores sim, sempre. Poucos como Trotsky (que, na História da Revolução Russa, enxergou numa piscadela de olho cúmplice de um policial a cavalo, encarregado de reprimir uma manifestação, para um manifestante rebelde o começo da queda do Tzar) observaram como a história "cria" seus personagens nas ações, nas ruas. Alguém tem dúvida de que jamais conheceremos o nome dos milhões de egipcios que derrubaram Mubarak? Importa mais que ele foi empurrado pra fora. Esses pessedebestas pensam que só se entra na história com diplomas. Se possivel outorgados por Ele$, claro.
Julio Cesar Montenegro

Anônimo disse...

Bem feito! Alguém vai ler a tese dele? De todos os nojentos ainda faltou acabar com José Agripino - RN. Aí a minha satisfação estaria completa. Dá-lhe Lula! Dá-lhe Dilma!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração