Pages

sábado, 15 de janeiro de 2011

Governo federal tenta reaver R$ 1,2 bilhões embolsados por prefeitos e servidores corruptos

Com a dica do amigo leitor que assina Spin:

O governo federal tenta recuperar na justiça R$ 1,2 bilhões repassados para municípios e outros órgãos públicos, mas surrupiados por prefeitos e servidores corruptos.

Os números da corrupção constam no relatório anual da Advocacia-Geral da União (AGU), que ajuizou ou participou de 2.603 ações judiciais em tramitação nos tribunais brasileiros, contra 1.115 prefeitos ou ex-prefeitos, 354 servidores ou ex-servidores, 283 diretores de órgãos públicos e 279 empresas, entre outros responsáveis por irregularidades que lesaram os cofres públicos entre dezembro de 2009 e novembro deste ano.

Minas Gerais, por ser o estado com o maior número de municípios, lidera o ranking, com 280 ações.

Entre as principais irregularidades encontradas estão:
- processos licitatórios fraudulentos;
- uso de notas frias para comprovação de gastos;
- não conclusão de obras ou de contratos.

"Em alguns casos há irregularidades formais, mas, mesmo que a irregularidade não tenha sido por má-fé, o autor é responsabilizado porque ele precisa ter zelo da coisa pública", afirma Luciane Maria Silveira, advogada da União e coordenadora do Grupo Permanente de Combate à Corrupção (GPCC).

O grupo foi criado há pouco mais de dois anos com a missão de gerenciar e verificar o uso de verbas federais nos municípios e órgãos públicos. Os integrantes têm uma linha de atuação em três frentes: prevenção por meio de consultoria na formulação dos convênios entre entes públicos; ajuizamento de ações para ressarcimento ao erário; e trabalho para conscientização da população sobre a importância de fiscalizar os gestores e a aplicação do dinheiro público.

Na luta contra o desperdício do dinheiro do contribuinte brasileiro, o GPCC conta com a atuação dos diversos ministérios federais e órgãos públicos, além da Controladoria-Geral da União (CGU), que fiscaliza e faz auditorias nos estados e municípios.

Graças à lentidão do Judiciário, é longo o caminho percorrido pela União até reaver os recursos públicos desviados.

A AGU atua em ações na esfera cível (com o intuito de ressarcimento ao erário), enquanto as penais ficam a cargo do Ministério Público. (Com informações do jornal "Estado de Minas")

8 Comentários:

PREOCUPADO disse...

Espero que não tenha ninguém do PT. Já não basta a rasgada que o PIG vem dando nos passaportes diplomáticos dos filhos e netos do presidente Lula, das fèrias dele no Forte dos Andradas e agora a Enchente do Estado do Rio que já morreram mais de 500 pessoas, enquanto em São paulo pouco mais de 20 pessoas. Deus queira que não tenha nenhum prefeito do PT nessa robalheira toda, Deus queira!!!

Ana Cruzzeli disse...

Ah, tá bom Sr. Preocupado...
Se tivesse alguem do PT, a Globo já teria colocado em horário nobre.
O senhor deve ficar preocupado mesmo, porque se não saiu nenhum nome na imprensa é porque tem gente da direita corrupta e golpista envolvida.

Homero Pavan Filho disse...

É o Arruda.

Unknown disse...

... vivi o Tempo da Experiência do Orçamento Participativo e considero o máximo a participação do Povo em tudo...

O Povo é que legitima tudo com carater de legalidade e de Revolucionário.
Temos de confiar na gente e consequentemente no Povo.
Temos de nos orgulhar da Bolsa Família, do Prouni, das Associações de Bairros, dos Sindicatos, das Federações, das Centrais, dos Movimentos Populares, dos Blogs. São a Grande Assembleia Popular que abrange o Tecido Social.
O Humano é desportista mas, acima disso ele é SOCIAL.
A Participação é decisiva e temos de cuidar como dizia o Mestre.
Vamos Formar nossa gente para Cuidar.
Tem de Haver Sites com Galerias de todos os tipos de Bandidos, para serem facilmente vistos, reconhecidos e gerarem informações para a solução dos casos.
As Emissoras de TV tinham de difundir numa janela na tela, até os desaparecidos, isso que é de utilidade pública. As Novelas, BBB e Fazendas, difundem mais as cuisas ruins do Humano. Estes programas tem de reverter o sentido até servirem para a Educação. Os Ministérios tinham de Orientar para fazerem cuisas úteis para a População. Eles não sabem o que estão fazendo. Há muito estímulo a Violência, ao Sexo e ao Comportamento Criminoso.
A Participação popular é decisoiva e temos de fomenta-la em todas as formas desde as comunidades.
Tem de ter galerias com essa gente desumana.
Todos temos de procurar ver e entender e comunicar os passos dos bandidos e corruptos.
Não é espionagem, é estatística e informação direto da Raiz.
Abração Amigo para todos.

Jairo Beraldo disse...

E espero atonito, que também vá atrás do que supostamente surrupiou da união, FHC via "O Brilhante", Daniel Dantas. Dizem que está tudo na Operação Satiagraha,bruscamente interrompida no governo Lula, mas colocaram uma raposa tomar conta do galinheiro.

Luciano Vieira disse...

Se tiver petista no meio dessa quadrilha que desgraça o país tem ir pra cadeia primeiro e tomar um couro pra aprender a ser gente!
Chega de roubalheira!
Põe essa corja de vagabundos que usam siglas partidárias pra roubarem a grana da merenda escolar, do bolsa-família e etc...
É cadeia seja de qual partido for.

elcardozo disse...

E, no Parana, o governador quer acabar com o GAECO !
O discurso é um e, na prática...outro !
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/

Geysa Guimarães disse...

Falta prefeito tucano nessa lista, ah se falta! Em São Paulo a blindagem dos bicudos é brava, a Justiça não os alcança.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração