Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vexame dos EUA no Wikileaks: relatório de embaixada parece fofoca da revista "Caras"

Uma mensagem do embaixador dos Estados Unidos em Paris divulgada pelo site Wikileaks expõe a diplomacia estadunidense a mais um vexame, e mostra uma diplomacia tratando assuntos de Estado com simplorismo pouco profissional.

Um relatório confidencial que comenta as relação Brasil-França, trata o assunto como uma coluna de fofocas da revista Caras, em vez de aprofundar nas questões geopolíticas e estratégicas.

Escrita em 17 de novembro de 2009, a mensagem do embaixador dos Estados Unidos na França, Charles Rivkin, trata a parceria estratégica Brasil-França reduzindo à uma análise bonachona, chamando de “história de amor” entre Sarkozy e Lula e, para piorar, diz que a primeira-dama Carla Bruni é uma espécie de "arma poderosa" usada por Sarkozy para seduzir outros países a aliarem-se à França:

"Achamos que Sarkozy tira total vantagem da popularidade individual de Carla Bruni e da popularidade do casal para aumentar o alcance dos interesses da França no Brasil".

A pergunta que não quer calar é: Será que Hillary Clinton realmente lê, leva a sério e toma decisões com base nestes relatórios? E por que não manda refazê-los?

Por mais que deveria ser confidencial, a correspondência revela linguagem e conteúdo completamente impróprios para documentos oficiais.

A carta diz que o anúncio do Ministério das Relações Exteriores (sic) indicando preferência pelos jatos franceses Rafale, em detrimento dos jatos Super Hornet "preferidos pela Força Aérea" (segundo o mal informado embaixador), deriva da relação próxima de Lula com Sarkozy, ignorando que a própria FAB não abre mão de transferência de tecnologia em tópicos como o código fonte do software de controle dos aviões, que os EUA não entregam, e do péssimo histórico dos EUA com o Brasil em cooperação tecnológica na área militar. (Com informações da BBC Brasil)

16 Comentários:

Anônimo disse...

Sou da mesma teoria de Fidel Castro, a senhora Clinton deveria ser demitida pelo Obama depois de tudo isso.
Talvez seja essa a estratégia.
Desgastá-la bem para depois o próprio povo pedir a cabeça dela. O partido do Obama vivi enaltecendo o desempenho dessa dama e dizendo que o Obama não mostrou a que veio. O coitado do Obama está preso a essa senhora e vai ficar assim por mais um tempo. Gosto muito dele, acho que está fazendo tudo o que pode para destravar a economia de seu pais só que a Sra Hillary está mais a atrapalhar do que a ajudar.
Zé, sei que vocês aí do blog estão pisando em ovos com essa situação do Jobim. Sei que o Jobim foi imposto ao Lula para ajudar na tal governabilidade, contudo eu acho que o Governo Dilma vai ganhar e muito com a saída dele. Essa história do Evo é muito grave.
Vamos esperar. Caso realmente a informação seja improcedente ou seja o Lula realmente não comentou nada sobre o Evo com o Jobim aí eu concordo dele se manter até o final do ano e integrar o governo Dilma agora caso contrario não vejo outra saída.


Ana Cruzzeli
Taguatinga- DF

Maria de Fátima disse...

E ninguem fala no Jobim aliado aos Estados Unidos?Fiz campanha diuturnamente para Dilma,votei em Dilma e agora ver o posicionamento do Jobim e ele continuar é desastroso.

Scarlett disse...

Para mim tudo isto mais parece o último grito de desespero de um país em decadência.

MA_Jorge disse...

Lí este cable a partir do Guardian e creio tratar-se daquele entitulado "France and Brazil: The Start of a Love Affair". É realmente lamentável saber que embaixadores transmitem informações deste tipo para sua Chancelaria, adicionando ainda comentários tipo Caras e Contigo.
Hoje, para completar a situação hilariante em que tem se transformado a leitura de alguns destes cables, fiquei sabendo em outro blog que um determinado comentarista da Globo disse no ar que o Wikileaks é um "site de fofocas". Se for, pelo menos já sabemos de quem estão falando, quem são os fofoqueiros e também quais sempre serão os atores e os enredos.

Anônimo disse...

jhobim, O h É PROPOSITAL, AFINAL ELE É FANTOCHE DO IMPERIALISMO, E JÁ POSSOU DA HORA H PARA CHUTAR O TRAZEIRO DESSE TRAIDOR, QUERO VER, APOSTEI TODAS AS MINHAS FICHAS EM VOCE DILMA, SANGREI NA CAMPANHA, PERDI SONO, TEMPO, DINHEIRO, LARGUEI A FAMILIA, MAS SE VOCE MANTER ESSE COISA NO TEU GOVERNO, ENTÃO SABEREI QUE FUI UM TOLO!!!

X-MAN disse...

John Bean? Esse não engana nobody.

ErnandesFernandes disse...

Maria de Fátima disse...

E ninguem fala no Jobim aliado aos Estados Unidos?

O grande problema não está em ele ser pró-americano, está em ele vazar informações de vários tipos para essa rede de intrigas que se revelou a representação estadunidense ao redor do mundo. Não importa para quem ele vazava informações, importa que ele vazava informações, o que diminui muito a sua credibilidade como ministro da Defesa. Não acho isso um desastre, mas é frustrante que não se tenha, até agora, um substituto, muito embora acredite que ele não vai durar muito no cargo, pois este episódio certamente comprometeu o bom relacionamenteo dele com os militares, uma das principais razões de sua permanência no ministério ao longo do seu mandato.

Zé Augusto disse...

Ana Cruzzeli,
A gente não está pisando em ovos por causa do Jobim. Eu não gosto do Jobim politicamente, e acho que se a Dilma trocasse ele, seria até uma decisão natural.
Eu só acho que o Lula teve dificuldade em encontrar um bom nome para a Defesa, que não fosse foco de crises e que desempenhasse bem as funções, e o problema da Dilma é o mesmo.
Do ponto de vista político, as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia. A oposição conservadora é que ataca igual a enxame de abelhas para desestabilizar quando se coloca um ministro de esquerda como era o Valdir Pires.
O Ministério da Defesa, para cumprir bem suas funções não depende de ideologia. Depende da capacidade de viabilizar projetos como o submarino de propulsão nuclear, a compra de caças, cumprindo os objetivos de desenvolver a indústria e a tecnologia nacional, para gerar empregos, riquezas e conhecimentos aqui.

Zé Augusto disse...

Maria de Fátima,
O problema é quem seria um bom nome para o Ministério da Defesa, agora?

Veja bem, alguém que não vire foco de crises já em janeiro, e comprometido com os projetos de defesa já em andamento.
O Ministério da Defesa é mais técnico do que político (por mais que Jobim queira aparecer politicamente).
Da mesma forma que não faz sentido colocar alguém como Jobim num ministério da área social, para as coisas andarem na Defesa é preciso um ministro que não seja sectário com as Forças Armadas, que tenha capacidade executiva, para os programas funcionarem e irem para frente.

Observe que outro telegrama publicado hoje mostra o embaixador dos EUA criticando a Estratégia Nacional de Defesa, que foi elaborada pelo Ministério da Defesa. Começou com Valdir Pires e continuou com Jobim.

Quanto ao Samuel Pinheiro Guimarães, não dá para entender como foi a exatamente a conversa porque só tem um resumo muito curto feito pela embaixada. Eu achei merecidas as críticas a Jobim, só que exageradas.

ErnandesFernandes disse...

Zé Augusto, cada vez mais eu creio que a saraivada de críticas que Jobim recebeu se deve não apenas ao fato em si, mas se deve também (em grande parte) ao fato dele não ser alguém lá muito querido em vários segmentos, aí se soma uma certa indisposição em relação a ele, com o ocorrido, e gera-se uma briga, o que agrada muito ao PIG, não apenas por ser uma discussão dentro do governo Lula, mas também por que discussão gera curiosidade, e curiosidade vende jornal e revista! Aliás, não seria nem um pouco surpreendente (agora que o Jobin está em foco) aparecerem várias histórias envolvendo ele com o mesmo propósito, gerar briga, discussão e vendas.

sonia disse...

Acho que Temer e seu PMDB estão querendo governar no lugar de Dilma ,este PMDB não tem vergonha na cara não estão pensando no brasil o objetivo deles são cargos cargos cargos ,é lamentável nossa presidênte ter que governar com estes mortos de fome,tá ficando muito feio seu Temer,deixa a mulher governar colocar gente competente e não os amigos,alias o pt também deveria dar uma folga ,alias deveria ser proibido por lêi quem foi elêlito pra ser senador que seja ,deputado que seja,são elêito pelo povo para determinados cargos ai ficam como uns mortos de fome querendo outro,os cargos deveriam ser dados para pessoas qualificadas para tal.as vezes a politica me enjoa.

leonardo-pe disse...

tambem concordo q é um país em decadencia(EUA).agora o q acho mais estranho,é a Imprensa Brasileira não tratar desse assunto.tem algo muito.mas,muuuiiito podre para o nosso"PIG"(Partido Da Imprensa Golpista)não falar!

Vera é Dilma disse...

"Exageradas" como?! O sujeito fica amiguinho do embaixador americano e sai por aí falando merda de gente séria e competente do governo Lula, e vc considera exageradas as críticas feitas a ele?! Me poupe!!!

Anônimo disse...

Zé Augusto, as matérias abaixo do Conversa Afiada ilustram bem o porquê da necessidade da saída do Jobim:

http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/11/30/escandalo-jobim-e-ministro-da-defesa-dos-eua/

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/12/02/ines-manter-jobim-e-homenagear-medici-e-copiar-pinochet/

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/12/02/o-que-a-dilma-nao-pode-conversar-com-o-johnbim/

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/12/01/johnbim-dara-ao-brasil-duas-politicas-externas/

Precisa de mais motivos???

Alex
Minas

Geraldo Souza disse...

Zé Augusto, como já nos falamos, você, o Jobim e o Lula, são os únicos a criarem fatos negativos sobre o tema! Por favor, caiam na real e assumam a postura pouco estadista daquele que você defende. Temos inúmeros problemas com este cidadão: não é e nunca foi confiável! Nem o PMDB o reconhece em sua cota! Basta verificar seu comportamento e ações no governo Lula e ainda encontra respaldo de vocês... Como diz o PHA, "...só no Brasil houve contestação..." não é estranho!

PATRIOTA disse...

SE O LULA/DILMA materem o jobim a frente da defesa é como deixar a raposa cuidando do galinheiro, lametável.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração