Pages

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Receita vai abrir delegacia para investigar os poderosos

A Receita Federal vai inaugurar em Belo Horizonte, até o final do ano, uma delegacia especial voltada para investigar os maiores contribuintes pessoas físicas.A informação foi dada ontem pelo secretário do órgão, Otacílio Cartaxo, que está se despedindo do cargo.

O fisco já tem duas delegacias especiais para grandes contribuintes, voltadas à investigação de empresas. Ambas já estão atuando -uma em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro.

De acordo com Cartaxo, Belo Horizonte foi escolhida para alocação de pessoal porque, somada às duas delegacias voltadas para as pessoas jurídicas, é completado o "triângulo da riqueza" no país.

Segundo Cartaxo, os servidores já estão alocados e treinados. Só esperam a divulgação de portaria do Ministério da Fazenda para iniciar o trabalho de fiscalização.

Para o começo da operação, a delegacia irá passar um pente-fino nas declarações de 5.200 milionários.Por motivo de sigilo, Cartaxo não divulgou os parâmetros de rendimento adotados pelo órgão para a definição desses contribuintes.

Ele afirmou que a atuação definida nesses grandes contribuintes é importante para que o órgão desenvolva uma especialização nessa forma de fiscalização. Ele afirmou que não haverá distinção para a apuração.
"Não importa se é político, se é empresário. O que será levado em conta é o faturamento", afirmou.

Saida

Em balanço de despedida, Cartaxo relembrou as dificuldades que encontrou após a saída de sua antecessora, Lina Maria Vieira.Lina foi demitida em consequência de quedas na arrecadação tributária federal.

"Tive de ir ao chão da fábrica para pacificar a Receita", afirmou Cartaxo. Ele citou que todas as áreas do fisco estavam deficientes e, para resgatar a arrecadação, teve como prioridade melhorar a forma de trabalho e definir avanços tecnológicos."Tivemos de aprimorar o controle e fechar as brechas. Foram medidas normativas e operacionais", afirmou.

4 Comentários:

augusto disse...

eu li ontem que o minstro gilmar supremo decidiu (minerva ou desempate) que a receita federal NAO PODE mais insvestigar, nem entrar nas contas de ninguem, sem permissao judicial.
Em novembro passado, foi decidido o inverso, mas agora faltou um ministro do STF e gilmar dos capangas mendes o substituiu.
O Prof dalmo dallari tinha toda a razao, dez anos atras quando advertiu contra a nomeaçao do gilmar DANTAS para STF>

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA disse...

PARABÉNS !!! >>

EXCELENTE E CERTÍSSIMA MEDIDA ! >>

ÀS VÊZES FICO A CISMAR : COMO AS COISAS ÓBVIAS DEMORAM PARA SEREM PERCEBIDAS ... >>

>>

Morais disse...

A Receita está corretíssima, pois não se deve perder tanto tempo investigando micro contribuintes que muitas vezes nem cometem erro na declaração, enquanto que os milionários que muitas vezes cometem erros em sua declarações não são investigados, agora o objetivo está correto.

Anônimo disse...

Eles so cravam suas atenções nos assalariados que o Ir é descontado na fonte, não tem como sonegar e os grandes... esses teem sempre um escape para sonegação. Vejam por quê: o Bradesco, Banco do Brasil,por exemplo, tem suas Fundações etc, etc e aí onde mora o perigo. Tome dinheiro, tome dinheiro pra essas fundações e... torna fácil sonegar...entenderam?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração