Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um quinto já esqueceu voto para deputado

Um em cada cinco eleitores não se lembra mais em quem votou para deputado estadual, deputado federal e senador nestas eleições, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Sensus, por encomenda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O desconhecimento da população sobre as funções dos parlamentares ainda é grande: 40% disseram não estar bem informados sobre o papel exercido por seus representantes no Legislativo.

O maior distanciamento do eleitor é com a disputa pela Assembleia Legislativa, segundo a pesquisa. Dos entrevistados, 23% disseram não lembrar de quem escolheram para deputado estadual; 21,7% não se lembram do deputado federal em que votaram e 20,6 se esqueceram do voto para senador. A identificação do eleitor com os candidatos à Presidência da República e ao governo estadual é maior. Dos entrevistados, 89,7% disseram lembrar de quem votou para presidente. Para governador foram 80,6% .

A pesquisa indica também ligação entre o distanciamento e índice de confiança dos brasileiros nas instituições. Mais da metade dos entrevistados disseram não confiar na Assembleia Legislativa (51,9%) e na Câmara dos Deputados (56,3%). Por outro lado, a maioria confia na Presidência (58.6%) e no governo estadual (52,6%). No topo da lista da confiança dos eleitores está a Justiça Eleitoral: 69,8% dos entrevistados disseram que confiam nos tribunais regionais eleitorais e no TSE.

O instituto Sensus ouviu 2 mil eleitores em 136 municípios, um mês depois do primeiro turno, entre 03 e 07 de novembro.

Apesar da desconfiança, mais da metade dos eleitores se diz muito motivado ou muito animado para votar, 52,3% dos entrevistados, contra 42,6% que disseram ter pouca motivação ou ânimo para participar do processo eleitoral. O restante não votou ou não respondeu à pesquisa.

A maioria dos eleitores chegou ao segundo turno sem saber em quem votar e sinaliza que a internet e a leitura de jornais e revistas pouco influenciaram na escolha do voto. Dos ouvidos pelo instituto de pesquisa, apenas 1,7% disse ter usado a internet para definir o voto. O mesmo percentual vale para os que informaram que jornais e revistas os influenciaram na decisão. Os programas dos candidatos influenciaram 6,2% dos eleitores na hora do voto e os debates no rádio e na televisão foram citados por 18,8% . Segundo os entrevistados pelo Sensus, 44,2% disseram que já estavam "decididos pessoalmente" desde o primeiro turno.

A principal fonte de informação para os eleitores sobre política e eleições continua sendo a televisão, meio usado por 56,6% dos entrevistados. A conversa com amigos e parentes foi citada por 18,4% dos entrevistados; a internet foi lembrada por 9,9% dos eleitores ouvidos e o jornal impresso, por 6,4%.Valor

2 Comentários:

Cila Vilaça disse...

OPÂ EU SEI BEM EM QUEM EU VOTEI VOTEI EM NILMÁRIO MIRANDE E MARIA TEREZA LARA COM TODO ORGULHO...

Luiz Claudio Cunha Souza disse...

Cerca de 96% da população brasileira segundo o último estudo realizado, se informa pelas TVs "comerciais"(globo,sbt,band,redetv e record). Estas TVs há décadas retiraram os políticos, a política e o debate político da grade de programação. Político só aparece na Tv se cometer algum crime ou então para ser ridicularizado em programas de humor(?). Enquanto perdurar esta situação o campeão de votos vai continuar a ser um artista como foi o caso do Tiririca. E o cidadão sem nenhum vínculo com seus representantes escolhidos na última hora.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração