Pages

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Saresp escolar de SP tem série de falhas

O Saresp, prova do governo do Estado de São Paulo que avaliou cerca de 2,5 milhões de estudantes ontem e anteontem, apresentou uma série de falhas.

Há relatos de gabaritos trocados, provas faltando, uso de celular durante a aplicação do teste e até de professores ajudando os estudantes.

Além de mapear dificuldades dos alunos, o exame ajuda a determinar o bônus recebido pelos professores.Além dos alunos da rede estadual (1,7 milhão), fazem a prova estudantes de escolas municipais e particulares que quiserem participar.

Na escola Dr. João Ernesto Faggin, em Cidade Ademar (zona sul), estudantes e um professor contam que docentes aplicaram provas para suas próprias turmas.Isso é proibido porque as notas nos alunos de Saresp são de interesse direto de professores, já que influenciam, por exemplo, os bônus que recebem no final do ano.A norma objetiva evitar que haja ajuda aos alunos. Essa conduta aparece em vídeo a que a Folha teve acesso, gravado por celular durante a prova na escola. Nele, uma professora se senta ao lado de um dos alunos e o ajuda, durante quatro minutos, a responder às questões.

CELULAR NA PROVA

Saresp também teve uma série de problemas, há relatos de uso do celular durante a prova.Uma aluna do Ascendino Reis (zona leste) diz que chegou a atender uma ligação. Ela diz também que estudantes tiveram que ir para outra sala para fazer a prova, onde estavam os gabaritos certos.

Problemas nas folhas de resposta são os relatos mais comuns. Em ao menos 18 das 5.054 escolas estaduais que aplicaram a prova, alunos receberam gabaritos com numeração diferente da que havia no caderno de perguntas.

Foram aplicados 26 tipos diferentes de prova. Estudantes temem que o erro faça com que respostas corretas sejam consideradas erradas.Na escola Thomazia Montoro (zona oeste), um aplicador relata que, em algumas das salas, não havia provas e gabaritos para todos.Na Folha tucana

3 Comentários:

Ana disse...

Na escola onde leciono, não teve provas para todos os alunos, folhas de resposta trocadas, uma confusão.Aliás pra que serve o Saresp, se você respondeu para nada, acertou.

Geysa Guimarães disse...

Bem feito, queimaram a língua. Pequenas falhas sempre podem vir a ocorrer, ainda mais num contexto do tamanho do ENEM. Mas como é iniciativa federal, convinha pregar a anulaçao do exame.

Geysa Guimarães disse...

Bem feito, queimaram a língua. Pequenas falhas sempre podem vir a ocorrer, ainda mais num contexto do tamanho do ENEM. Mas como é iniciativa federal, convinha pregar a anulaçao do exame.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração