Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Serra, em vez de combater a corrupção no Metrô, abafou o caso das propinas na Suíça

Imagine se uma mulher chamada Erenice fosse presidente de uma estatal, e um irmão desta mulher tivesse uma conta milionária bloqueada na Suíça, por receber propinas de uma multinacional por contratos com esta estatal.

Agora pare de imaginar e veja a realidade, trocando os nomes fictícios pelos reais:

José Jorge Fagali é presidente do Metrô de São Paulo, um cargo de confiança nomeado pelo então governador José Serra (PSDB).

O Metrô é uma estatal do governo de São Paulo, que tem contratos com a multinacional Alstom.

O irmão do presidente do Metrô, Jorge Fagali Neto, teve uma conta na Suíça bloqueada pela Justiça de São Paulo, devido ao rastreamento do dinheiro de propinas da Alstom, por contratos com o Metrô.

Isso não é apenas denúncia da imprensa. É decisão judicial de agosto de 2009.

Clique na imagem para ampliar


O mínimo que se poderia esperar de um governador que combatesse a corrupção é que afastasse o presidente do Metrô, até que a roubalheira das propinas tucanas da Alstom fosse esclarecida na justiça.

Um governador que não passasse a mão na cabeça da corrupção, faria como faz o governo Lula: teria um órgão como a CGU para fazer uma auditoria. Colocaria outro presidente no Metrô para revisar os contratos, e até exigir devolução do dinheiro público superfaturado. E entregaria à justiça quem estivesse envolvido.

Mas José Serra preferiu NÃO combater a corrupção.

Ele não só manteve o presidente do Metrô no cargo, como o deixou acumulando o estratégico posto de diretor de finanças.


Imprensa paulista é conivente com a corrupção tucana ao não cobrar atitude

Faz 1 ano, 2 meses e 3 dias que a Folha noticiou aquilo que não tinha como esconder: um bloqueio milionário de contas na Suíça por decisão judicial.

Cadê os editoriais e colunistas pedindo apuração rigorosa e cobrando ética, cobrando o afastamento do presidente do Metrô?

Por que não repetem o que fazem quando se trata de alguém do governo Lula? (Lembrando que o governo federal, por muito menos, sempre tomou providências e afastou pessoas quando a denúncia tem fundamento, mesmo que não haja provas de crimes, mas haja dúvidas sobre a conduta, para a pessoa esclarecer perante a justiça).

Talvez as verbas publicitárias do governo de São Paulo, e a compra de assinaturas em massa, explique tamanho silêncio.

Mas o preço que a população paga é caro.

São Paulo e a Cidade do México começaram a construir há 40 anos seus metrôs. A cidade do México já tem 201 km de metrô. São Paulo só tem 69 km. Onde foram parar 132 km a menos? Estão enterrados nos cofres dos bancos Suíços?

4 Comentários:

Morais disse...

Denúncias deste tipo tem que ser mostradas nos debates pois aí a gente cala o Serra e deixa ele tonto, sem saber o que responder, e isto tem que ser levantado no início do debate, aí ele passa todo o debate aturdido, desnorteado e fica fácil para a Dilma nocauteá-lo.

Fátima disse...

A Dilma tem que rebater Já que o Serra está usando a própria mulher e outra senhora (que faz uma cara muito feia !) em seu programa eleitoral, para difamar a Dilma. Escondendo-se debaixo da saia de mulheres, Serra ???? Isso lá é coisa de homem, Serra ???? Sai já daí, Serra !!!! Seja homem !!!!!

Alechandro Schmitt disse...

Verdade é o que falta na campanha do SERRA.

Excelente iniciativa da Dilma e equipe em "mostrar as garras" e enaltecer o orgulho de ser PT.

Tava com saudade disso.

Liberdade, Crescimento e Igualdade.

A esperança vencerá o medo novamente.

Anônimo disse...

não foi levado a debate porque não tem nada provado... talvez por enquanto.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração