Pages

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jornal de extrema direita mostra que José Serra está aliado ao bandido Quícoli que ameaçou assessor de Erenice Guerra

Empresário fez ameaças por e-mail à Casa Civil para obter verba do BNDES

O bandido que que está causando sensação no meio jornalistos, apareceu ontem no jornal nacional, e vai aparecer no programa eleitoral do candidato tucano José Serra Rubnei Quícoli ameaçou assessor de Erenice Guerra . O jornal de estrema direita, O Globo, aliado do PSDB, conta a história, depois de se orgulhar de ter entrevisto o bandido a fim de prejudicar a campanha da dilma. Leia a matéria, que também foi publicada aqui e veja documentos aqui

Com o contrato apresentado pela empresa Capital em mãos, o empresário Rubnei Quícoli passou a ameaçar Vinícius de Oliveira Castro, então assessor de Erenice Guerra na Casa Civil, e seus parceiros de lobby para tentar viabilizar o empréstimo no BNDES. Embora só tenha denunciado o suposto tráfico de influência na reta final das eleições, numa sucessão de e-mails enviados ao ex-assessor e outros interlocutores, entre janeiro e fevereiro, o empresário deixa claro que o escândalo era um barril de pólvora prestes a se incendiar.

O Globo teve acesso nesta quinta-feira a uma série dessas mensagens repassadas por Quícoli. Em 2 de janeiro, dois meses após ser recebido na Casa Civil, sem uma resposta positiva, Quícoli avisa a Vinícius e aos donos da empresa que tinha encontro marcado com jornalistas e "Serra" (ele não deixa claro se está se referindo ao tucano José Serra). Informa que adiou a reunião "para ver a postura que a Casa Civil irá tomar".

É o começo da intensa pressão exercida por e-mail. Além de Vinícius, ele se comunica com Luiz Carlos Ourofino, que também participaria das negociações. Em várias mensagens, o empresário explica que discorda da comissão de R$ 240 mil, supostamente exigida pela Capital para azeitar o financiamento. E fixa o dia 2 de fevereiro para que Vinícius e seus companheiros obtenham sucesso junto ao BNDES. Em alguns e-mails, o empresário cita até familiares do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na trama supostamente montada com integrantes da Casa Civil para garantir que a EDRB fosse contemplada com empréstimo de R$ 9 bilhões para criar uma central de energia solar no Nordeste.

Numa das mensagens para Ourofino, em 28 de janeiro, ele afirma: "Derrubo o Coutinho e muita gente ao redor dessa Casa Civil e BNDES". E completa: "Cabeças irão rolar... isso eu GARANTIUUUU (sic)." A ameaça seria concretizada caso Vinícius e M.A. (iniciais de Marco Antonio, então diretor dos Correios) não dessem demonstrações claras de seu engajamento no projeto de energia. No mesmo texto, ele adverte: "Não tenho nada a perder... boca para falar, eu tenho, e muito (sic) saliva".

Nos e-mails, Quícoli se refere a Vinícius como "advogado da Dilma" e se diz vítima de 171 (estelionato). Promete que, em caso de recuo nas pretensões de construir a central elétrica, faria estardalhaço nos jornais.

A quatro dias de seu prazo fatal, Quícoli informa a Vinícius que não pode "ficar dando explicações e fazendo reuniões com os oportunistas de plantão, querendo saber de quanto e como irão levar se houver o aporte beneficiado pela empresa".

Os dias se passam, e os lobistas com acesso à Casa Civil, segundo o relato de Quícoli, não cooperam. Em 1º de fevereiro, às 7h08m, ele marca a hora em e-mail a Vinícius: "Mantenho minha palavra até as 18h de hoje, amanhã é outro dia". No mesmo dia, à noite, volta a pressionar, de forma ainda mais incisiva. "A partir de amanhã, não me falem mais sobre BNDES, usina solar e tão pouco (sic) o PT e o que nele contém". Chama os integrantes do grupo de "bandidos" e cita um dos filhos de Coutinho, sem mencionar o nome: "Não permito que um MOLEQUE me ofende (sic) por ser filho do presidente do BNDES. Deveria tomar cuidado na maneira de proceder".

Coutinho disse nesta quinta-feira que as denúncias são "graves e mentirosas". Sustentou que as acusações "não têm pé nem cabeça" e informou que entrará com processo e pedido de indenização contra Quícoli. O presidente do BNDES tem dois filhos: um é professor da USP, e o outro, publicitário. Segundo o BNDES, nenhum trabalha com consultoria ou tem relação com o banco.

13 Comentários:

Durval disse...

Esse Rubnei estava fazendo chantagem, como provam os e-mails que o Globo publicou. Porque uma empresa contrataria um ex-presidiário como consultor? Imagina-se que foi para fazer trambiques. Como seria essa empresa? O jornal Correio Popular de Campinas foi buscar informações e descobriu que a EDRB é um braço da empresa Orion. No endereço da EDRB, que é o mesmo da Orion, encontrou apenas uma funcionária trabalhando.

Eason Nascimento disse...

Pelo menos esta manchete já chama Rubnei do que ele é realmente. Mais uma vez os tucanos chegam nesta baixaria e usam pessoas deste nível para constituir denuncia. Estão tentando descontruir a campanha de Dilma mas o povo não se deixará levar. Com disse o Ciro : Serra na campanha é sinal de baixaria. Roseana que o diga em 2002.
http://easonfn.wordpress.com

vinícius disse...

Parece algo semelhante a arapuca que armaram para o Palloci.
Helena, vou escrever o comentário com letras bem pequenininha para só vc ler o comentário. Pega uma lupa. Também espero que a turma do Reinaldo Azevedo não leia esse comentário.
Na minha opinião já passou da hora de rever artigos da CF 88 e da lei de imprensa...
Lembram o que o Obama falou da Fox...
Será que o Tio Rei já comentou sobre o tema para seus pupilos!?!?!?!?
Lei de imprensa já...

vinícius disse...

Citar o passado do sujeito é uma forma da Globo evitar ações posteriores. Percebam que o casal tem usado os verbos no condicional...
Mas a mensagem que conseguem passar é a que interessa...a eles.
Felizmente, o tiro será... no pé...mais uma vez...e estou apostando que a Marina vai surpreender nas próximas semanas.
Se ela e o Plínio reverem a estratégia, certamente, ela vai fungar no cangote do careca...
Tem muita gente descontente com o Serra e que não votam na Dilma, mas têm simpatia pela Marina.
Marina tem tudo para chegar em segundo. Tenho dúvidas se isso interessa aos verdes...Gabeira!!!Gostaria muito que sua assessoria lesse esse comentário.

X-MAN disse...

O MAM já cantou essa bola, estão vendo que a eleição do vampirão foi pras cucuias, querem apenas desgastar o governo da Dilma, sendo o PT um partido meio mole....

Ary disse...

Querem fazer crer a uma parcela da população que o bandido (processado e condenado) ficou INDIGNADO e RECUSOU pagar uma comissão? Conta outra, Baixaria! Onde está a cópia do contrato (projeto) COM o BNDES?

Cabral disse...

Engraçado!!! Bandido de verdade quando fala pelos demotucanos e PIG tem credibilidade!!
É uma PROFUNDA e verdadeira inversão de valores. Sujeira pura.
Depois ainda sai como vítima e Santo se for punido.

Ary disse...

Como alguém bem lembrou: Para o PiG, o bandido tem mais credibilidade que o Leandro Fortes. A chamada grande imprensa é tão golpista quanto à imprensa Venezuelana.

eliz disse...

Toda esta farsa vem demonstrar que o Governo lula é incorruptível. Nessa baixaria toda o tal Guru também esta envolvido?

edward arthur disse...

Pra GLOBO e FOLHA de SP receptação de carro roubado e falsificação de dinheiro agora é profissão. pzt. GLOBO, FOLHA SP. Até que ponto, hem? A única prova do “empresário de carga roubada e dinheiro falsificado” foram os emails enviados pelo empresário junto com a imprensa e serra desde janeiro afirmado pelo próprio empresário que os três vinham coagindo o funcionário da casa civil pra aprovar um projeto sem cabimento no BNDES. O complô ta se mostrando. Cadê a GLOBO, VEJA e FOLHA de SP? Há eu tinha esquecido que eles tão no meio da fraude.

joaquim de carvalho disse...

Na reportagem de O globo só tem e-mails do Quícoli?
Onde estão os de resposta?
Assim fica fácil.
Posso mandar um monte de mails para um monte de pessoas que nunca vi.
Coisa de Jênio!!!

trovinho disse...

O roberto jefferson "esqueceu" onde guardou os 5 milhões do mensalão dele e nem por isso perdeu credibilidade, para a mirdia e para os idiotas. Aliás, idiota tem QI 70 e não consegue distinguir inimigos, é o que o ultra elitismo escravocratóide produz em quem se detém desavisadamente diante das telinhas e jornalões.

Morais disse...

Porque o PT ainda não pediu a Polícia Federal a prisão deste cara por tentativa de extorsão, por chantagem e calúnia contra o governo Federal???
Acho que estão demorando demais.
A Erenice tem que pedir uma idenização altíssima para esta mídia falsa e caluniosa.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração