Pages

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Serra agora gruda em Lula na TV, e PT recorre ao TSE

Se recurso for aceito, coligação serrista perderá tempo no horário gratuito

Iniciativa do marketing tucano veio casada com ataques a Dilma para tentar conter a queda de Serra nas pesquisas

DE SÃO PAULO

No horário nobre do programa eleitoral gratuito na TV, ontem à noite, a campanha de José Serra (PSDB) repetiu o que já fizera a sua adversária Dilma Rousseff: grudou o tucano no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Serra e Lula, dois homens de história. Dois líderes experientes", disse o locutor logo na abertura da propaganda, enquanto eram mostradas três cenas dos dois juntos -numa, o tucano afaga o ombro do petista; noutra, eles cochicham.

Aproximar Serra de Lula de forma tão escancarada e logo no início da propaganda eleitoral contrariou a ala do PSDB que defende uma oposição mais contundente.O PT anunciou que entrará com representação no Tribunal Superior Eleitoral contra a coligação de Serra pela utilização de imagens de Lula.

O pedido terá como base o artigo 54 da Lei eleitoral (9.504), que permite a participação, nos programas de rádio e televisão gratuitos, de "qualquer cidadão não filiado a outra agremiação partidária ou a partido integrante de outra coligação".

Caso seja aceita, poderá acarretar perda de tempo na TV da coligação serrista.A iniciativa do marketing tucano veio casada com ataques a Dilma, no rádio e, em menor intensidade, na TV, numa estratégia para tentar conter perda de votos e apatia entre os aliados.

Na avaliação de integrantes da cúpula tucana, para garantir um segundo turno, Serra terá que investir na ideia de que Dilma não tem experiência e depende somente do prestígio de Lula.

No programa de TV, após a descrição de ações do tucano na carreira, o locutor afirmou: "Serra, a vivência que a Dilma não tem".

TIRA A MÃO

Os programas de rádio foram mais críticos à adversária. Incluíram jingle que aponta Dilma como usurpadora das realizações de Lula.

"Tira a mão do trabalho do Lula/ tá pegando mal/ que o Brasil tá olhando/ Tudo o que o Lula criou/ ela diz:/ fui eu, fui eu/ Tudo o que é coisa do Lula/ a Dilma diz:/ é meu, é meu", afirma um trecho.

A investida busca aplacar o desânimo de parcela do tucanato com a possibilidade de derrota. E acontece num momento em que, oito pontos atrás de Dilma, Serra corre risco de perda de votos no próprio eleitorado.

A tentativa de desconstrução da imagem de Dilma vai ganhar corpo, gradualmente, na campanha. Pelo cronograma original, as peças seriam exibidas a partir de sábado. Mas, com crescimento da petista nas pesquisas, a estratégia foi antecipada.Dilma também atacou Serra, sinalizando que a cada dia aumenta a animosidade entre os adversários. "Ao mesmo tempo em que o candidato tenta, muitas vezes de forma patética, ligar seu nome ao do presidente Lula, ele fez oposição o tempo todo. Tem dia que ele faz crítica, tem dia que ele quer ligar seu nome ao projeto do presidente Lula. O candidato Serra é assim".

Ontem à noite, pelo Twitter, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, um dos coordenadores da campanha de Dilma, comentou via Twitter: "De dia o Serra esculhamba o governo, o PT e os petistas. De noite bota o Lula no seu programa. Na minha terra o nome disso é .. deixa pra lá".

Mais cedo, em entrevista sobre o ataque no rádio, Dutra descartou um revide no horário eleitoral e disse que o PT não mudará "em nem um milímetro" a sua estratégia.

"Isso me lembra um jingle do [petista Marcelo] Déda em 2006: "Eita que eles estão aperreados". Mas não vamos entrar em baixaria. É a lei da política: quem está atrás, bate." Da Folha tucana para assinante

14 Comentários:

Salomão disse...

Dilma é estonteante e candidata do presidente Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Dilma é estonteante e candidata do presidente Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Dilma é estonteante e candidata do presidente Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Dilma é estonteante e candidata do presidente Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Dilma é estonteante e candidata do presidente Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Salomão disse...

Dilma é estonteante e candidata do presidente Lula. Lula é Dilma e Dilma é Lula!!! Dá-lhe Dilma 2010!!!

Yolanda disse...

Coitado. Ele tem que tentar grudar em alguém. Aqui em Jundiaí que é um grande viveiro de tucanos, você não encontra uma placa do PSDB com a carinha do Serra. Parece até que eles não tem candidato para Presidente. Foi realmente banido. Só que por favor. Vá grudar em outro lugar!

Djijo disse...

Pessoal, não dá para segurar. Lula é uma instituição brasileira (não é mais "do PT"). Ele transcendeu o partido e os partidos. É como usar as cores do Brasil. É verde e amarelo e é para quem quiser fazer bom uso.

Victor disse...

Quanto vocês querem apostar que a Folha do Serra já sabia dessa estratégia e vai sair hoje com uma pesquisa DataSerra perguntando pros eleitores quem é o candidato do Lula?

Prá depois dizer que o Serra empatou ou tirou diferença da Dilma e poder justificar por essa patranha.

Porque se não inventar nenhum subterfúgio furado, o DataSerra vai ter que confirmar o Vox de novo, e dizer que a Dilma disparou.

Anônimo disse...

Isso não é candidato é encosto.

joaquim de carvalho disse...

Gostaria de dizer ao José Eduardo Dutra - Calma, sem stress. É só dar a corda, ele mesmo( o Serra) se enforca.

Glecio disse...

Neste trecho: "Tira a mão do trabalho do Lula/ tá pegando mal/ que o Brasil tá olhando/ Tudo o que o Lula criou/ ela diz:/ fui eu, fui eu/ Tudo o que é coisa do Lula/ a Dilma diz:/ é meu, é meu"

Não é o tucanato que diz que tudo de bom que Lula fez era do FHC?
Eles vivem se contradizendo em tudo. Birutas de aeroporto em dia de furacão.

ANTONIO CARLOS disse...

CONCORDO....IR AO TSE"""ja imaginaram getulio em propaganda da UDN???????

Unknown disse...

Gente, parece que eu tava prevendo isso. Escrevi um post sobre o número de fotos do Lula que pelo menos aqui em Salvador é record. Nunca vi um não candidato com tantas fotos pela cidade. Eu já imaginava que até os inimigos iam querer usar a imagem, mas realmente esta foi demais. TSE neles! Pra quem quiser dar uma lida:
http://futeboldeartista.blogspot.com/2010/08/foto-do-nao-candidato.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração