Pages

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

José Serra mente em debate. O DEM quer sim acabar com o ProUni


Na primeira pergunta que fez para o candidato José Serra (PSDB) no debate Folha/UOL, Dilma Rousseff (PT) questionou o DEM por ter entrado na Justiça para acabar com o Prouni (Programa Universidade para Todos).

"O senhor falou do Protec como exemplo para ensino técnico, na carona do Prouni. O meu governo criou o Prouni, para dar acesso aos mais pobres às universidades. O partido do seu vice [Indio da Costa, do DEM] quis acabar na Justiça com o projeto. O que teria acontecido se o Prouni tivesse acabado? O que você diria aos alunos beneficiados?", disse.

Em resposta, Serra disse que o DEM não entrou com o processo no STF (Supremo Tribunal Federal)...SERRA MENTIU

Quarta-feira, 02 de abril de 2008
Ministro Carlos Ayres Britto vota pela constitucionalidade do ProUni

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto votou hoje (2) pela constitucionalidade do ProUni, o Programa Universidade para Todos. O Programa foi alvodo Partido DEM em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 3330, 3314 e 3379) logo após ser criado pelo governo, por meio de medida provisória, depois convertida na Lei 11.906/05. O julgamento foi interrompido pelo ministro Joaquim Barbosa, que pediu vista do processo.

Em seu voto, Ayres Britto rechaçou um a um os argumentos contra o ProUni. A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem),  aliado aos  Democratas (DEM) e a Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social (Fenafisp) alegam que o programa criou uma discriminação entre os cidadãos brasileiros, ofendendo os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade

Pela lei, as universidades privadas devem instituir políticas de ações afirmativas para receber recursos do ProUni, com reserva de parte das bolsas de estudo para alunos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, sendo que parte das bolsas deve ser concedida para  negros, indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, a lei determina que as bolsas de estudo integrais só podem ser concedidas a brasileiros cuja renda familiar mensal per capita não exceda 1,5 salário-mínimo.

Ayres Britto disse que é pelo combate eficaz a situações de desigualdade que se concretiza a igualdade e que a lei pode ser utilizada como um instrumento de reequilíbrio social, se não incidir em discriminação. “Não se pode criticar uma lei por fazer distinções. O próprio, o típico da lei é fazer distinções, diferenciações, `desigualações´ para contrabater renitentes `desigualações´.”

Ao citar a máxima de que “a verdadeira igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”, Ayres Britto lembrou que a lei beneficia estudantes com carência patrimonial e de renda, uma faixa da população que tem sido alvo de ciclos repetitivos de desigualdades.

“A `desigualação´ em favor dos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e os egressos de escolas privadas que hajam sido contemplados com bolsa integral não ofende a Constituição pátria, porquanto se trata de um discrímen que acompanha a toada de compensação de uma anterior e factual inferioridade [patrimonial e de renda]”, concluiu.

Isenção tributária
Outra inconstitucionalidade apontada é que a lei teria desvirtuado o conceito constitucional de entidade beneficente de assistência social, criando regras para as entidades aderirem ao ProUni e limitando o poder estatal de tributar, o que só poderia ser feito por meio de lei complementar.

Ayres Britto também afastou esses argumentos. Ele disse que as entidades beneficentes de assistência social abarcam as de assistência educacional e que a lei do ProUni tão-somente criou um “critério objetivo de registro contábil compensatório da aplicação financeira em gratuidade por parte das instituições educacionais”.
Matéria penal

As entidades argumentaram, ainda, que a lei tratou de matéria penal ao fixar penalidades para instituições que descumprirem as obrigações assumidas no termo de adesão ao ProUni. Ayres Britto disse que as determinações da lei “nem de longe” trataram de matéria penal. Segundo ele, elas transitam no campo de matéria administrativa e foram produzidas de modo cuidadoso, tanto que fazem questão de condicionar eventual sanção a uma entidade somente após a instauração de procedimento administrativo, assegurado o contraditório e o direito de defesa.Aqui o link

Leia mais:
RR/LF
Processos relacionados
ADI 3330
ADI 3314
ADI 3379

Serra chega ao debate VAIADO

Na chegada de Serra, estudantes da PUC protestaram e chamaram o candidato tucano de "sem-vergonha, hipocondríaco e safado", além de protestar pela atuação da polícia durante uma greve da Universidade de São Paulo (USP) em sua gestão à frente do Estado de São Paulo, quando a tropa entrou no campus.Serra, que foi chamado de facista e ladrão, se irritou com a recepção e entrou sem dar entrevistas.

5 Comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Ze Zerra abaixo, tem dois problemas [é campeão em mau companhia e o maior politico mentiroso.

josé lopes disse...

Serra perdendo estas eleições, certamente vai disputar as de 2014. Até lá estará com 72 anos e vai ter como jingle de campanha:"Bota fé no velhinho que o velhinho é Dilmais"

josé lopes disse...

O Wikipedia em português tenta esconder quem é José Serra!

Para a “enciclopédia livre” que acessamos no Brasil, o candidato tucano é apresentado como “um economista e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2006 foi eleito governador do estado de São Paulo, sendo até hoje o único eleito já em primeiro turno (…) Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009″.

Agora, veja como o Wikipedia em espanhol apresenta o candidato à Presidência da República do Brasil de maneira muito mais completa e esclarecedora: “José Serra (São Paulo, 19 de marzo de 1942) es un político brasileño de derecha a favor de medidas económicas neoliberales, sucesor de Fernando Henrique Cardoso por su partido Partido de la Social Democracia Brasileña (PSDB)”.

(Traduzindo: Serra é um político brasileiro de direita. Vejam que a Revista época do Sistema de Comunicações da Globo/Editora Globo premia Serra. Deve ser por conta daquele terreno que a TV Globo ganhou do governador Serra de mãos beijadas.)

Este artigo é muito interessante.

http://historiaspraboiacordar.wordpress.com/2010/05/07/wikipedia-em-portugues-esconde-a-verdadeira-face-de-jose-serra/

Eason Nascimento disse...

Mentira se tornou uma caracteristica na campanha tucana. Vai desde o tema do Prouni, passa pela apropriação do seguro desemprego, Fat e por ai vai. Se quiserem levantar a quantidade, vai dar trabalho. O numero de inverdades é grande.
http://easonfn.wordpress.com

aNDRE disse...

O ZE PINOQUIO AINDA VAI DIZER QUE FOI ELE QUEM CRIOU O UNIVERSO!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração