Pages

sexta-feira, 2 de julho de 2010

TSE "verticaliza" a propaganda na TV e depois volta atrás.

Dois dias após adotar uma decisão que impediria a maioria dos candidatos a governador e senador de usar em suas propagandas as imagens dos candidatos à Presidência e do próprio Lula, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu ontem congelar a medida e rediscuti-la no início de agosto.

O presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o tema precisa de uma "segunda reflexão" por se tratar de questão "extremamente complexa".A decisão de terça, tomada em resposta a uma consulta do PPS, determinava uma espécie de verticalização na propaganda eleitoral.

Exemplo: um candidato a governador do PT que tivesse em sua coligação um partido comprometido com outra candidatura presidencial que não a do PT ficaria impedido de usar em sua propaganda a imagem de Dilma Rousseff (PT) ou de Lula.

Em outro caso, um candidato a governador do PSDB que abrigasse em sua chapa um partido com candidato presidencial que não o tucano ficaria impedido de usar em sua propaganda a imagem de José Serra (PSDB).

A verticalização nas eleições foi instituída no pleito de 2002 pela Justiça, mas acabou derrubada em 2006 pelo Congresso.

Ela tinha como princípio obrigar a coerência nas alianças ao proibir partidos adversários na disputa nacional de se coligar nos Estados.A decisão de terça do TSE provocou imediata reação nos partidos, que devem se encontrar com Lewandowski na próxima semana.

Alguns dos candidatos cujas convenções explicitaram a chance de alterações nas alianças até segunda (prazo final de registro das candidaturas na Justiça) avaliam a possibilidade de se livrar de certas uniões, especialmente com pequenos partidos.

No lado petista, os principais candidatos a governador têm pautado as campanhas pela associação a Lula.Aloizio Mercadante (SP), por exemplo, não poderia usar Lula ou Dilma porque sua coligação inclui o PSDC e o PRTB, que lançaram candidatos à Presidência.Os tucanos também teriam problemas. Geraldo Alckmin (SP) tem o PHS, que lançou candidato à Presidência, em sua coligação.

3 Comentários:

Unknown disse...

É uma decisão muito complexa eles vão ter que estudar muito para ver se ela ajuda ou prejudica mais os seus aliados.

Marcelo Delfino disse...

Convenhamos que deixar de apresentar Lula na propaganda da TV é um senhor desfalque na campanha de qualquer candidato estadual. Por outro lado, não poder apresentar José Serra é um senhor reforço para qualquer candidato.

Os serristas devem estar torcendo muito pela verticalização da propaganda eleitoral.

Fernando disse...

O TSE não pode influenciar na campanha, equilibrando artificialmente a disputa entre os candidatos. Toda vez que o PT tem vantagem no processo eleitoral, alguma alteração é feita para minimizar essa vantagem. O PT e Lula administraram o pais de uma forma extraordinária e o TSE não pode impedir que esse fato e o principal responsável não possa transferir esse sucesso à sua candidata à sucessão. Isso é golpe branco. Não tem outra definição.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração