Pages

quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Petistas aloprados" seriam tucanos: o PSDB mineiro de Aécio Neves

O jornalista Luis Nassif apurou, nos bastidores do jornalismo brasiliense, a história do "suposto dossiê" contra a filha de José de Serra (PSDB/SP), onde descreve uma velha notícia conhecida na blogosfera, mas escondida pela grande imprensa, sobre a associação da filha de Serra com a irmã de Daniel Dantas, presa na Operação Satiagraha, em um firma registrada na Flórida (EUA), na época em que José Serra era ministro do governo FHC.

Segundo Nassif, os bares de Brasília já conhecem os detalhes, mas os jornalistas do PIG, preferem embarcar na versão ficcional criada pela campanha de José Serra, para inventar de colocar a culpa em "petistas aloprados".

Segue o texto de Nassif (os grifos são meus):

... Quando começou a disputa dentro do PSDB, pela indicação do candidato às eleições presidenciais, correram rumores de que Serra havia preparado um dossiê sobre a vida pessoal de seu adversário (no partido) Aécio Neves.

A banda mineira do PSDB resolveu se precaver. E recorreu ao Estado de Minas para que juntasse munição dissuasória contra Serra. O jornal incumbiu, então, seu jornalista Amaury Ribeiro Jr de levantar dados sobre Serra. Durante quase um ano Amaury se dedicou ao trabalho, inclusive com viagens à Europa, atrás de pistas.

Amaury é repórter experiente, farejador, que já passou pelos principais órgãos de imprensa do país. Passou pelo O Globo, pela IstoÉ, tem acesso ao mundo da polícia e é bem visto pelos colegas em Brasília.

Nesse ínterim, cessou a guerra interna no PSDB e Amaury saiu do Estado de Minas e ficou com um vasto material na mão. Passou a trabalhar, então, em um livro, que já tem 14 capítulos, segundo informações que passou a amigos em Brasília.

Quando a notícia começou a correr em Brasília, acendeu a luz amarela na campanha de Serra. Principalmente depois que correu também a informação de um encontro entre Lanzetta e Amaury. Lanzetta jura que foi apenas um encontro entre amigos, na noite de Brasília. Vá se saber. A campanha do PT sustenta que Lanzetta não tem nenhuma participação na campanha [sua empresa de assessoria em Brasília serve apenas para a contratação dos jornalistas que trabalham na campanha de Dilma – assim como Serra se vale da Inpress e da FSB para suas contratações].

Seja como for, montou-se de imediato uma estratégia desesperada para esvaziar o material. Primeiro, com os ataques iniciais a Lanzetta, que poucos entenderam o motivo: era uma ameaça. Depois, com a matéria da Veja.

A revista foi atrás da história e tem, consigo, todo o conteúdo levantado por Amaury. Curiosamente, na matéria não foi mencionado nem o nome da filha de Serra, nem o do repórter Amaury Ribeiro Jr. nem o conteúdo do suposto dossiê.

O Globo repercutiu a história, dando o nome da filha de Serra, mas sem adiantar nada sobre o conteúdo das denúncias – medida jornalisticamente correta, se fosse utilizada contra todas as vítimas de dossiês; mas só agora lembraram-se disso.

Provavelmente Veja sairá neste final de semana com mais material seletivo do suposto dossiê. Mas sobre o conteúdo do livro, ninguém ousa adiantar.


Teste de hipótese:

Dilma só sobe, e Serra só desce nas pesquisas. O ninho demo-tucano está em polvorosa.

E se o PSDB mineiro ainda não desistiu de uma reviravolta até a convenção tucana, para trocar Serra por Aécio? O vazamento "sem querer" desse tal "dossiê" tem tudo a ver para dar uma força na queda de Serra.

3 Comentários:

X-MAN disse...

Quero ver a cara do zemané tendo que se explicar, ainda mais que´o tal dossie é fogo amigo, esses caras vivem em outro mundo, totalmente fora de nosso tempo, vivem em um mundo só deles que a mirdia fabrica; um sujeito desses ainda que ser o maior mandatario do país, pra fazer o que? Nem ele sabe, sabem por ele...

Malú disse...

Que vexame! Que absurdo! Que tiro no próprio pé! Então, os tucanos fizeram dossiê pra lá, dossiê pra cá, depois, como não sabiam o que fazer com eles, tentaram jogar no colo do PT e da Dilma. Estou pasma! Se entre eles, se tratam dessa maneira, imagine o que não terão coragem de fazer com os adversários. Que gente mais sem escrúpulos! Que baixaria!

João Aguiar disse...

esta versão de troca de Zé Chirico por Aócio Never já rolou em blog, tipo assim "estudo confidencial" secretíssimo na internet rs
Eu só acho difícil o playboy das alterosas abrir mão de um empreguinho por oito anos, podendo nesse meio tempo se candidatar a presidência em 2014.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração