Pages

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Assessoria de Dilma desafia "Folha" elevar o nível da campanha

A assessora de imprensa de Dilma Rousseff (PT), Helena Chagas, desmentiu à Folha de José Serra (Jornal Folha de São Paulo) quanto a "reporcagem" daquele jornal sob título "Dilma cita número que até PF desconhece".

Segue a nota de Helena Chagas:

Números da PF

"Em relação à reportagem "Dilma cita número que até PF desconhece", Brasil, 1º/5), informo que os números de operações especiais da Polícia Federal de 2003 a 2010, frequentemente mencionados por Dilma Rousseff, estão no site da própria PF. Na verdade, os números já são maiores que as 1.012 operações a que a ex-ministra tem se referido -já são 1.060.
Quanto à comparação com o dado de 29 operações especiais no governo anterior ao do presidente Lula, este consta do novo livro do senador Aloizio Mercadante ("Brasil: a construção retomada"), que brevemente estará nas bancas. Este número foi repassado, segundo o senador, pelo Ministério da Justiça.
Os dados de operações da PF no governo anterior não estão disponíveis no site da instituição. Seria o caso de esses dados também serem devidamente contabilizados pela administração que antecedeu à gestão do presidente Lula para que se pudesse embasar uma contestação aos dados disponíveis.
A confrontação de realizações entre governos é um importante elemento de informação e orientação para o cidadão. Esse debate enriquece o sentido de cidadania e é do interesse de toda a sociedade.
Assim, é bom que se diga que o extraordinário incremento nas operações especiais da PF nos últimos anos só foi possível graças ao aumento no orçamento da instituição (de R$ 300 milhões, em 2002, para R$ 700 milhões, em 2009) bem como à ampliação de 40% na sua estrutura funcional e de 70% no seu efetivo."

HELENA CHAGAS, assessora de imprensa de Dilma Rousseff (Brasília, DF)

Êta "direito de resposta" ...

A carta acima foi publicada na sessão de cartas dos leitores do jornal serrista.

Já o espaço para difamar Dilma foi em uma "reporcagem" com destaque repetida em dezenas de outros jornais e blogs de direita na internet.

Um jornal decente não publicaria o que publicou antes de apurar, sem ouvir os membros do governo anterior de (FHC/Serra).

Ou será que o ex-ministro demo-tucano Aloysio Nunes Ferreira Filho, um dos braços-direitos de José Serra, não tem noção das operações que a Polícia Federal fez contra a corrupção, quando foi Ministro da Justiça? Ou a PF realmente não combateu o crime organizado em sua gestão?

A própria Folha não tem em seus arquivos quantas operações da PF foram notícia no próprio jornal, num período e em outro?

Vamos ter coragem de comparar com fatos e dados, em vez de tentar desqualificar Dilma.

7 Comentários:

Julio Cesar Macedo disse...

Nassif: fiz um quadro comparativo dos anos Lula e as ações da Polícia Federal, ano a ano, atualizado até 07/04/2010. Foi publicado no blog dilma13.blogspot.com/. Foram 1.033 operações, tendo sido presas 13.232 pessoas, sendo 14.964 servidores públicos e, desses, 94 policiais federais. Nas operações acima foram presas diversas autoridades, servidores públicos e empresários. Atestando a imparcialidade do trabalho foram presos juízes federais, estaduais, policiais civis, federais (94 da própria corporação), rodoviários federais, Auditores Fiscais, membros do Ministério Público Federal, prefeitos, inclusive do PT, governadores, deputados, vereadores, senadores e tantos outros. Também foram pegas grandes empresas (Daslu, Schincariol, Odebrecht, OAS, Camargo Correa, etc).
O trecho abaixo reproduzido, de entrevista concedida pelo ex-procurador geral da República Cláudio Fontelles à Revista Caros Amigos Especial Corrupção de setembro/2005, repórter João de Barros, ajuda a entender como uma nova orientação, decorrente da vontade política do Presidente Lula, foi decisiva para a obtenção desses resultados: “olha que coisa interessante se dá de 2003 pra cá: nestes dois últimos anos, você vê, como nunca se viu, várias operações em conjunto da polícia federal com o Ministério Público. É que as instâncias de investigação do governo, ele as tem nas mãos, leia-se Polícia Federal, Receita, Banco Central, fiscalização do IBAMA, Previdência, essas instâncias começaram a se articular com o Ministério Público, que não é governo, e aí surgiram essas ações. Um combate cotidiano a esse tecido podre.”
Ao contrário do Procurador-Geral da época de FHC, Geraldo Brindeiro, homem ligado ao PFL, combatido por seus pares por ficar no cargo por 8 anos e famoso por ter entrado para a história como “o engavetador geral da República”, o Procurador-Geral nomeado por Lula deixou o cargo com enorme prestígio junto ao mundo jurídico e à sociedade. Pelos números apresentados e pelas explicações da entrevista, pode-se aquilatar a envergadura dessas operações e os motivos que levaram à excelência no desempenho da instituição: mudanças de orientação, compromisso e vontade política para defender o patrimônio público, prevenir, apurar e combater a corrupção. Sem exagero, pode-se dividir a história da Polícia Federal em dois momentos qualitativamente distintos: antes e depois do atual governo federal. Há pesquisas comprovando a aprovação da população quanto às Operações da Polícia Federal.

Ary Martini disse...

Zé Alagão, na RBS, agora há pouco, questionado sobre quais programas de Lula são bons e merecem continudade, o meigo respondeu assim: "Aí facaríamos duas ou três horas mencionando". O cara é, re-al-men-te, um gênio!

Unknown disse...

ta mais que na hora de montar um site com o nome de "A MIDIA QUE MENTE", e apresentar e contestar esta midia que distorce a realidade e tenta iludir o povo, que acha PHA e opinadores?

Unknown disse...

ta mais que na hora de montar um site com o nome de "A MIDIA QUE MENTE", e apresentar e contestar esta midia que distorce a realidade e tenta iludir o povo, que acha PHA e opinadores?

Messias Gonçalves Cardoso disse...

Amiga Helena,está no hora do governo precessar a folha por calunia e defamação,por que calunia e defamação não é informação...é outra coisa,que não quero dizer aqui e não faz parte do meu dicionario!Eles estão confundindo liberdade de imprensa com campanha suja e semvergonhice!Abraços...

nenacor disse...

Zé Augusto, a Helena Chagas conhece muito bem o PIG!

Helena Leal

josé lopes disse...

Não acho justo publicar direito de resposta em cartas dos leitores. As vezes colocam a notícia mentirosa em manchete de primeira página o que chama mais a atenção do leitor. Ou seja o desmentido nunca tem a força do mentido. Quando a gente protesta eles dizem que é a volta da censura e coisa e tal. Fico então com o grande Emir Sader"

" ... Não fosse assim, as diatribes raivosas de Miriam Leitão, de Dora Kramer, de Merval Pereira, de Eliane Catanhede, de Arnaldo Jabor, entre outros, teriam eco imediato, senão no povo, que não lê esses jornais, pelo menos entre a classe média brasileira não acredita nela, não lhe tem confiança, não aceita seus argumentos, sua informação editorializada, suas manchetes sensacionalistas, seus colunistas identificados com a direção – reduzida a 6 famílias – dos órgãos da grande mídia monopolista privada. O povo pensa uma coisa do governo Lula, a grande mídia pensa outra.

.... Mas o povo acredita em Lula e não nesses colunistas, nos editorais desses jornais, na cobertura da Rede Globo e sim no PT e no governo."

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração