Pages

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

'Era Lula' foi a melhor fase da economia brasileira dos últimos 30 anos, diz FGV

O período de junho de 2003 a julho de 2008 foi a fase de maior expansão para a economia brasileira das últimas três décadas, indica estudo divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesses cinco anos, a indústria se expandiu, as vendas do comércio registraram alta e a geração de emprego e renda cresceram.

A análise foi realizada pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos, coordenado pelo ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, e teve participação de mais seis economistas.

Segundo o estudo, que considerou dados a partir de 1980, o bom desempenho da economia começou seis meses após a posse do presidente Lula e se prolongou por 61 meses. O segundo melhor período foi entre fevereiro de 1987 e outubro de 1988, na gestão do ex-presidente José Sarney.

O menor período recessivo, de acordo com o levantamento, foi também no governo atual e durou seis meses: de junho de 2008 a janeiro de 2009, quando o país conviveu com a recessão. Mesmo sendo menos afetado do que outros países, o Brasil sofreu nesse período reflexos da crise financeira internacional.

O maior intervalo de baixo desempenho, classificado de recessivo, por se estender por meses seguidos, ocorreu entre junho de 1989 e dezembro de 1991, prolongando-se até janeiro de 1992, num total de 30 meses. Essa fase crítica começou em meio à campanha pela primeira eleição direta para a Presidência da República depois do regime militar (1964-1985).

De acordo com o estudo, nas três décadas analisadas, o Brasil passou por oito ciclos de negócios entre intervalos de fases boas e ruins. Os períodos recessivos duraram, em média, 15,8 meses e os de expansão, 28,7 meses. Da Agência Brasil

5 Comentários:

Franz disse...

O neolibealismo implantado deste antes do miserável governo FHC, separou a economia em absoluto da política do estado. Como se fosse um mundo aparte da realidade do povo que faz a nação. Portanto o governo Lula mostrou como se faz, investir no povão, sanar o possível, e reerguer ele para ter o que se orgulhar desta nação Brasileira!!! A FGV que sempre foi extremamente conservadora, reconheçer isto, e tudo afirmado pelo extremo neoliberal sob comando dos iánques, Celso Affonso Pastore, significa muito mais que polémica, significa Vitória dos Princípios!!! Afinal não existe "economía" nacional sem seu povo, e haverá de ter um Estado forte para garantir a participação econômico dele, algo que Companheiro Presidente Lula esta ensaiando da maneira possível de evitar grandes transtornos para evitar invasão violenta, do hoje (obama), amanhã outro bandido imperialista! Jamais se separa a economia de um país do seu povo, más aqui no Brasil foi possível por mais de 500 anos!!! Portanto esta dívida social infinita. Lula acabou com isto, e o sucesso é total!!! Salve a bolsa Família, ela somente trará benifiçios para nós todos povo Brasileiro!!!

Anônimo disse...

Falta de escolaridade não é, e muito menos falta de memoria, lembro muito bem dos anos escuros do fhc, desemprego em massa, na educação os tubarões do ensino fizeram o que quiseram, lembro do arrocho salarial, do entreguismo das estatais a preço de banana, e quem foi preso naquela epoca? Ninguem por que a pf não trabalhava, ninguem aqui tem baixa escolarida e falta de memoria, o que se tem aqui é amor pelo Brasil, coisa que demotucanos não tem.

Anônimo disse...

FHC, se tivesse ombridade reconheceria o trabalho do Presidente Lula, ao invés de querer ganhar uma eleição para o Serra no grito.

Anônimo disse...

Neste mesmo período o Brasil ficou bem abaixo da média de crescimento do PIB da América Latina e Caribe, portanto esse desempenho não é satisfatório.Além do mais a política econômica do governo Lula é praticamente idêntica a do período FHC, com BC autônomo, superávit primário, a tentativa de reforma da previdência e da CLT, bolsa família...etc

V - Patrulha da lama disse...

E há ainda dúvidas?
Só se for entre 30 e 500 anos!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração