Pages

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

América Latina pretende criar liga de nações sem EUA

Na abertura da reunião da Cúpula da América Latina e Caribe (CALC), o presidente mexicano, Felipe Calderón, propôs a criação de uma nova organização de integração dos países da América Latina e Caribe, sem os EUA e Canadá.

O documento final do encontro vai trazer um tópico aprovando a integração da CALC com o Grupo do Rio, que ainda não tem um nome definido, mas já está sendo informalmente chamado de OEA do B.

A nova organização, funcionará paralelamente à OEA, criticada no seu papel de guardiã da democracia regional depois dos seus infrutíferos esforços para reverter o golpe de Estado de junho em Honduras.

Calderon evocou o líder revolucionário Simon Bolívar para defender a unidade dos países da América Latina: "No México estamos convencidos de que o ideal de Bolívar, de uma América unida, continua vivo e está mais vivo do que nunca; esse foi o sonho de Bolívar, de uma só nação americana, unida em seus valores de democracia, justiça e igualdade."

Na chegada para o encontro na manhã de ontem, foi possível ver o uniforme da "OEA do B": a guayabera branca. Todos os chefes de Estado apareceram vestindo guayaberas brancas, oferecidas pelo anfitrião, que mandou confeccioná-las especialmente para a ocasião. Uma forma de reafirmar a identidade das nações da região. Apenas o presidente venezuelano Hugo Chávez não seguiu o figurino e optou por uma camisa verde-militar com uma camiseta vermelha por baixo.

A cúpula se inspirou nas reuniões da Apec, a entidade de cooperação da Ásia pacífico, onde todos os anos os chefes de Estado usam a mesma roupa.

O presidente Lula, apesar de ter ganho uma nova guayabera, também preferiu usar a sua antiga, que trouxe na mala do Brasil. Leia mais aqui e aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração