Pages

domingo, 20 de dezembro de 2009

Panetone do DEM colou no governador José Serra PSDB

Rejeição aos 4 pré-candidatos é semelhante

Segundo o Datafolha, Dilma é rejeitada por 21% dos eleitores. José Serra (PSDB)por 19%. Ciro Gomes (PSB) fica com 18%. E Marina Silva (PV), 17% _percentual idêntico ao do tucano Aécio Neves, que anunciou nesta semana estar fora da disputa.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, Dilma, Serra, Ciro e Marina estão empatados tecnicamente. No limite máximo, Dilma pode ser rejeitada por 23% dos eleitores. Na ponta de baixo, a taxa é de 19%.

O problema de Dilma é a assimetria na rejeição dos eleitores em certas regiões. No Sudeste, 28% não votariam na petista de jeito nenhum. Apenas em São Paulo, a taxa é de 29%. Entre os simpatizantes(eleitores) do PSDB, ela é rejeitada por 50%.

Serra enfrenta suas maiores rejeições no Rio e no Ceará _23% _ e no Distrito Federal, com 27%. Foi em Brasília que surgiu o último escândalo político de repercussão nacional, o chamado mensalão do Democratas, um aliado histórico do PSDB. Serra tem mais trânsito entre os eleitores preferenciais de Dilma do que o oposto: ele é rejeitado por apenas 33% dos simpatizantes do PT.

É útil analisar a taxa de rejeição junto ao grau de conhecimento que os eleitores têm a respeito de cada um dos candidatos. Quando um político é muito desconhecido, há uma tendência a ser mais rejeitado.

Serra é o mais conhecido: 93% dizem saber quem ele é. Desses, 30% afirmam conhecê-lo muito bem.

Já Dilma é conhecida por 80% dos brasileiros, mas só 13% desses dizem conhecê-la muito bem. Outros 41% só sabem quem ela é de ouvir falar.Ciro é conhecido por 89% dos brasileiros, mas apenas 12% afirmam saber muito bem quem é o deputado federal pelo Ceará.A mais desconhecida é Marina Silva (PV). Apenas 51% afirmam conhecê-la Da Folha, para assinantes e,para análise de vocês...

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração