Pages

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Uma banana para o deputado tucano

A partir desse mes de setembro, quem vender banana por penca, dúzia ou baciada no Estado de São Paulo pode pagar multa de até R$ 6.340,00. Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa paulista tornou obrigatória a venda de banana por peso.

A Lei 13.174/08, é de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB). Segundo o deputado autor da "Lei da Banana", a mudança é para proteger os produtores- o rico-, que sempre saíram perdendo pela falta de medidas padronizadas na comercialização do produto. Como cada penca ou bacia tem um tamanho, são os intermediários que acabam ficando com a maior parte do lucro.

De quebra, ele ainda diz que as frutas vão chegar menos amassadas na mesa dos consumidores. Atualmente, diz o autor da lei, os comerciantes costumam empilhar a maior quantidade de bananas possível, já que pagam o produto por caixa.

É duro ver que, mesmo com tantos problemas, os deputados prefiram discutir como se deve comprar banana.

Será que alguém imagina José Serra e Gilberto Kassab fiscalizando as balanças na feira ou na venda da esquina para ver se estão cumprindo a lei?

Pois é isso que irá acontecer. Pior, quem garante que os intermediários não irão repassar perdas para os consumidores, aumentando os preços? Tá certo que tanto Kassab como José Serra, não tem mais o que fazer e podem dar pitaco em como a fruta é vendida. Uma banana para esta lei inutil dos tucanos.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração